Photo 1423589989400 Cc0270157ed0

VIA realiza diagnóstico de ecossistemas no programa Cidade Inovadora

O programa Cidade Inovadora

O programa Cidade Inovadora é uma solução criada por um grupo de especialistas para promover a inovação nas cidades. O objetivo do programa é transformar a cultura de inovação das cidades e promover a integração dos diversos atores do ecossistema de inovação em prol do desenvolvimento local. Para isso, a solução possui três módulos principais: 01 – Mapeamento do ecossistema de inovação; 02 – Pacto pela inovação da cidade; 03 – Criação do ambiente orientado para inovação.

Assim, na fase de mapeamento do ecossistema de inovação é realizada a identificação dos atores presentes em cada território e realizado uma escuta ativa para elaboração de um diagnóstico sobre os principais desafios de cada ecosssitema. Na sequência, é elaborado junto aos atores locais um pacto pela inovação para aglutinação dos atores e elaboração conjunta de projetos que irão solucionar alguns dos desafios identificados na etapa de mapeamento. Por fim, na fase de criação do ambiente orientado para inovação são elaborados em conjunto com as cidades ações de proposição ou atualização da lei de inovação da cidade; criação de programa de incentivo a atração e retenção de empresas tecnológicas e, programa de compras tecnológicas e/ou de inovação. O programa Cidade Inovadora conta com apoio do SEBRAE SC.

Atuação do grupo VIA no programa Cidade Inovadora

O grupo VIA participa nas três fases do projeto. Assim, na primeira fase o VIA é responsável por mapear os atores e realizar o diagnóstico dos ecossistemas de inovação. Ainda, conduz com a equipe Cidade Inovadora workshops de cocriação de projetos de forma colaborativa com os atores locais no Pacto pela Inovação. Por fim, atua na criação do programa de incentivo a atração e retenção de empresas tecnológicas. Nesse sentido, cabe destacar que a fase 01 já está concluída e as fases seguintes estão em andamento em todas as três cidades. As cidades onde o Programa Cidade Inovadora e o VIA estão realizando ações são Criciúma, Mafra e Xanxerê.

Diagnóstico de ecossistemas de inovação em Criciúma, Mafra e Xanxerê

Criciúma

No ecossistema de inovação de Criciúma na fase de reconhecimento, foram identificados 65 atores. Estes atores estão divididos nas seguintes hélices: 11 atores de conhecimento; 05 atores públicos; 10 atores da hélice institucional; 11 atores de habitats de inovação; 25 atores empresariais e 3 atores de fomento. Participam ainda do ecossistema de inovação alguns atores da sociedade civil. Cabe destacar que cada ator tem suas atuações e podem ser assim reconhecidos não estando de forma exclusiva em uma única hélice.

Figura 1 – Mapa do ecossistema de inovação de Criciúma.

O mapa do ecossistema de inovação de Criciúma deve ser disponibilizado para acesso dos atores e deve ser frequentemente atualizado. O mapa está disponível no seguinte endereço eletrônico: https://bit.ly/39A4oQw.

Mafra

No ecossistema de inovação de Mafra na fase de reconhecimento, foram identificados 52 atores. Estes atores estão divididos nas seguintes hélices: 11 atores de conhecimento; 09 atores públicos; 11 atores da hélice institucional; 01 ator de habitats de inovação; 13 atores de empresas e 07 atores de fomento. Participam ainda do ecossistema de inovação atores da sociedade civil. Cabe destacar que cada ator tem suas atuações e podem ser assim reconhecidos não estando de forma exclusiva em uma única hélice.

Figura 2 – Mapa do ecossistema de inovação de Mafra.

O mapa do ecossistema de inovação de Mafra deve ser disponibilizado para acesso dos atores e deve ser frequentemente atualizado. O mapa está disponível no seguinte endereço eletrônico: https://bityli.com/Zd6SCh.

Xanxerê

No ecossistema de inovação de Xanxerê na fase de reconhecimento, foram identificados 27 atores. Estes atores estão divididos nas seguintes hélices: 09 atores de conhecimento; 03 atores públicos; 04 atores da hélice institucional; 04 atores de habitats de inovação; 04 atores de empresas e 03 atores de fomento. Participam ainda do ecossistema de inovação alguns atores da sociedade civil. Cabe destacar que cada ator tem suas atuações e podem ser assim reconhecidos não estando de forma exclusiva em uma única hélice.

Figura 3 – Mapa do ecossistema de inovação de Xanxerê.

O mapa do ecossistema de inovação de Xanxerê deve ser disponibilizado para acesso dos atores e deve ser frequentemente atualizado. O mapa está disponível no seguinte endereço eletrônico: encurtador.com.br/cnV12.

Entrega do Diagnóstico

Para cada cidade foi entregue um documento de diagnóstico do ecossistema de inovação baseado em sete funções: Governança; Inovaçã0; Talento; Visibilidade; Informação e Capital. O resultado final também foi apresentado para todos os atores que participaram do processo de mapeamento. Nesse momento, o programa Cidade Inovadora está finalizando a entrega das leis de inovação e compras tencológicas e, iniciando o movimento do Pacto pela Inovação.

 

The following two tabs change content below.

Guilherme Paraol

Doutorando no PPEGC (UFSC) e membro do grupo de pesquisa VIA - Estação Conhecimento. Realiza pesquisa com foco em ecossistemas de inovação. Atua nos projetos de mapeamento, ativação e orquestração de ecossistemas de inovação.