IMG 9701

VIA realiza capacitação visando prototipar soluções para o TRT-SC

Ação faz parte do Programa Inova TRT-SC

Magistrados e servidores das áreas judiciária e administrativa do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) participaram de mais uma etapa do projeto conduzido em parceria com o grupo VIA Estação Conhecimento. A terceira capacitação faz parte do Programa de Inovação do órgão, o Inova TRT-SC. A atividade ocorreu no dia 30 de setembro no LabINOVA12.

Confira aqui como foi a primeira capacitação

A ação foi conduzida pelos membros do #TeamVIA. A capacitação foi iniciada por meio retomada das ações previstas para o programa. Além disso, tendo o propósito de estimular o conhecimento das metodologias do Programa, foram retomados os canvas de problema e solução trabalhados na capacitação 2 visando avançar na prototipação de soluções para os desafios da Justiça do Trabalho.

Confirma aqui como foi a segunda capacitação

O diferencial da nova atividade foi a presença de um time de mentores. Os mentores, servidores e magistrados do TRT-SC puderam auxiliar as quatro equipes formadas para a validação de seus problemas e a proposição de soluções inovadoras. Até o encontro que contará com o pitch final dos participantes as equipes poderão ser assessoradas pelos mentores e ainda, realizar suas pesquisas de validação no espaço do LabINOVA12.

Time de mentores do TRT-SC!

Veja os desafios que estão sendo trabalhados pelos participantes:

Equipo 1 – Falta de pessoal / realocação de servidores.

Equipo 2 – Lentidão nos processos de execução.

Equipo 3 – Inexistência de ambientes internos de compartilhamento de conhecimento.

Equipo 4 – Falta de capacitação para servidores que lidam com os jurisdicionados.

A ideia é que, para o próximo encontro, as equipes possam apresentar suas soluções que deverão adotadas pelo TRT-SC.

O Programa de Inovação INOVA TRT-SC

O grupo VIA desenvolve diversos projetos inovadores no setor público. Como resultado, os projetos focam na resolução de problemas e na promoção de inovação. O projeto Inova TRT-SC visa desenvolver um Programa de Inovação, através de práticas de aprendizagem por resolução de problemas com centralidade nos desafios.

Neste sentido, o Programa pretende instigar uma mudança cultural na instituição. Assim,, fomentando um ambiente de governança sistêmico, desburocratizado e transparente que reflita na atuação eficiente de um órgão conectado às necessidades da sociedade e de seus usuários.

Acompanhe as ações do programa nas nossas redes e no site Inova TRT-SC.

The following two tabs change content below.

Mariana Mezzaroba

Jornalista pela Universidade de Passo Fundo. Mestre e doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC. Atua em pesquisas relacionadas ao ecossistema de inovação, à inovação no setor público e como consultora no programa Living Lab Florianópolis. mariana.bomdia@gmail.com