Mapa Capa

VIA Orquestra Ecossistema de Inovação de Formiga – MG

O Grupo VIA Estação Conhecimento atua na orquestração de ecossistemas de inovação em diversas cidades do Brasil e do exterior. Atualmente, sua metodologia está sendo implementada na cidade de Formiga, em Minas Gerais. No ecossistema de inovação local, os atores estão engajados na execução do plano de ação, fortalecendo a colaboração e impulsionando o desenvolvimento regional.

Ecossistema de Inovação de Formiga – MG

No segundo semestre de 2024, o Grupo VIA Estação Conhecimento iniciou sua atuação em Formiga-MG com o objetivo de orquestrar o ecossistema de inovação local. Após concluir as etapas de reconhecimento, diagnóstico, feedback, alinhamento e a abertura do plano de ação, foram definidas diversas ações estratégicas voltadas ao fortalecimento e desenvolvimento da inovação na cidade.

Formiga é uma cidade localizada no Centro-Oeste de Minas Gerais, a cerca de 200 km de Belo Horizonte. Com uma população estimada em 68 mil habitantes, é um município de médio porte que combina características urbanas e rurais. A cidade possui uma economia diversificada, com destaque para os setores de comércio, serviços e transporte, além de um potencial crescente em tecnologia e inovação. Assim, Formiga apresenta um ambiente propício para iniciativas de desenvolvimento regional e inovação.

O Reconhecimento do Ecossistema de Inovação de Formiga – MG

A primeira etapa para a orquestração do ecossistema de inovação de Formiga-MG foi a identificação dos atores presentes no território. Durante a fase de reconhecimento, foram mapeados 41 atores. Estes atores estão divididos nas seguintes hélices:

  • 07 atores de conhecimento
  • 03 atores públicos
  • 03 atores institucionais
  • 03 atores de habitats de inovação
  • 11 atores de fomento
  • 1o atores empresariais
  • 04 atores da sociedade civil

O mapa do ecossistema de inovação de Formiga – MG pode ser acessado de forma online e contém a descrição e a localização dos atores locais. O Mapa pode ser acessado clicking here.

Mapa do Ecossistema de Inovação de Formiga – MG.

Cabe destacar que cada ator tem sua atuação e, podem ser assim reconhecidos, não estando de forma exclusiva em uma única hélice. Cabe lembrar que este mapa é dinâmico e, portanto, deve ser constantemente atualizado.

O Diagnóstico do Ecossistema de Inovação de Formiga – MG

O diagnóstico do ecossistema de inovação foi realizado por meio de entrevistas em profundidade e workshop coletivo em um momento colaborativo. Participaram do diagnóstico atores de todas as hélices do ecossistema.

Workshop de Diagnóstico do Ecossistema de Inovação de Formiga – MG.

O diagnóstico é realizado analisando as functions esperadas em um ecossistema de inovação: Governança, Visibilidade, Informação, Talento, Inovação, Capital, Território Inteligente, Sociedade, Redes nacionais e internacionais e Internacionalização.

Apresentação do Feedback do Ecossistema de Inovação de Formiga – MG

Após a análise dos dados coletados no diagnóstico do ecossistema de inovação, os resultados foram apresentados aos atores do ecossistema de inovação de Formiga-MG.

Apresentação do Feedaback do Ecossistema de Inovação de Formiga – MG.

Workshop de abertura de plano de ação

Em um movimento colaborativo, o workshop de abertura do plano de ação ocorreu de forma presencial em Formiga-MG. Durante o primeiro encontro, foram alinhados os desafios e funções priorizados para serem trabalhados pelos atores locais na definição do plano de ação do ecossistema.

Essa etapa foi iniciada após a coleta de feedbacks por meio de formulários enviados aos atores, que avaliaram o nível de urgência e interferência de cada função, além de indicarem sua disponibilidade para contribuir com soluções para os desafios apresentados.

No encontro presencial, foram definidas as funções de Governança e Talentos, e grupos de trabalho foram formados para cocriar ações voltadas aos desafios identificados.

Alinhamento com os atores do ecossistema de inovação de Formiga – MG.

Após a definição dos grupos de trabalho, foram realizados dois workshops: um com o GT de Talentos e outro com o GT de Governança, ambos focados na cocriação de ações em um movimento colaborativo mediado pelo grupo VIA. A construção do plano de ação contou com a participação de diversos atores, representando as sete hélices do ecossistema.

Após a etapa de cocriação, cada grupo apresentou as ações idealizadas para todos os atores, promovendo a integração e o alinhamento das iniciativas propostas. Foram definidas 12 ações no GT talentos e 08 ações no GT Governança.

Metodologia VIA

A metodologia VIA é estruturada em etapas que visam o entendimento aprofundado do innovation ecosystem. Seu objetivo principal é identificar quem são os atores locais, suas práticas and needs. A partir do diagnóstico, torna-se possível que esses atores definam um plano de ação para orquestrar e ativar o ecossistema de inovação do município.

Um ecossistema de inovação ativo tem o potencial de gerar competitividade e desenvolvimento para o território. Dessa forma, o Grupo VIA, em parceria com os atores locais, busca ao final do projeto orquestrar o ecossistema de inovação e promover maiores e melhores resultados para o município.

Dessa forma, por meio de sua metodologia, a #EstaçãoVIA tem colaborado com diversas localidades no reconhecimento, orquestração e ativação de seus ecossistemas de inovação. Exemplos de cidades onde a Metodologia VIA foi aplicada incluem Florianópolis-SC, Blumenau-SC, Chapecó-SC, São José-SC, Caxias do Sul-RS, Santa Maria-RS, Rio Grande-RS, Lucas do Rio Verde-MT, Santarém-PA, São Bento do Sul-SC, Rio do Sul-SC and Santana do Livramento – Rivera, na fronteira entre Brasil e Uruguai.

The following two tabs change content below.

Guilherme Paraol

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC) e membro do grupo de pesquisa VIA - Estação Conhecimento. Realiza pesquisas com foco em ecossistemas de inovação. Atua em diversos projetos de inovação.