VIA Orquestra Ecossistema de Inovação de Formiga – MG
O Grupo VIA Estação Conhecimento atua na orquestração de ecossistemas de inovação em diversas cidades do Brasil e do exterior. Atualmente, sua metodologia está sendo implementada na cidade de Formiga, em Minas Gerais. No ecossistema de inovação local, os atores estão engajados na execução do plano de ação, fortalecendo a colaboração e impulsionando o desenvolvimento regional.
Ecossistema de Inovação de Formiga – MG
No segundo semestre de 2024, o Grupo VIA Estação Conhecimento iniciou sua atuação em Formiga-MG com o objetivo de orquestrar o ecossistema de inovação local. Após concluir as etapas de reconhecimento, diagnóstico, feedback, alinhamento e a abertura do plano de ação, foram definidas diversas ações estratégicas voltadas ao fortalecimento e desenvolvimento da inovação na cidade.
A primeira etapa para a orquestração do ecossistema de inovação de Formiga-MG foi a identificação dos atores presentes no território. Durante a fase de reconhecimento, foram mapeados 41 atores. Estes atores estão divididos nas seguintes hélices:
- 07 atores de conhecimento
- 03 atores públicos
- 03 atores institucionais
- 03 atores de habitats de inovação
- 11 atores de fomento
- 1o atores empresariais
- 04 atores da sociedade civil
O mapa do ecossistema de inovação de Formiga – MG pode ser acessado de forma online e contém a descrição e a localização dos atores locais. O Mapa pode ser acessado clicking here.
Cabe destacar que cada ator tem sua atuação e, podem ser assim reconhecidos, não estando de forma exclusiva em uma única hélice. Cabe lembrar que este mapa é dinâmico e, portanto, deve ser constantemente atualizado.
O Diagnóstico do Ecossistema de Inovação de Formiga – MG
O diagnóstico do ecossistema de inovação foi realizado por meio de entrevistas em profundidade e workshop coletivo em um momento colaborativo. Participaram do diagnóstico atores de todas as hélices do ecossistema.
Workshop de Diagnóstico do Ecossistema de Inovação de Formiga – MG.
O diagnóstico é realizado analisando as functions esperadas em um ecossistema de inovação: Governança, Visibilidade, Informação, Talento, Inovação, Capital, Território Inteligente, Sociedade, Redes nacionais e internacionais e Internacionalização.
Apresentação do Feedback do Ecossistema de Inovação de Formiga – MG
Após a análise dos dados coletados no diagnóstico do ecossistema de inovação, os resultados foram apresentados aos atores do ecossistema de inovação de Formiga-MG.
Workshop de abertura de plano de ação
Em um movimento colaborativo, o workshop de abertura do plano de ação ocorreu de forma presencial em Formiga-MG. Durante o primeiro encontro, foram alinhados os desafios e funções priorizados para serem trabalhados pelos atores locais na definição do plano de ação do ecossistema.
Essa etapa foi iniciada após a coleta de feedbacks por meio de formulários enviados aos atores, que avaliaram o nível de urgência e interferência de cada função, além de indicarem sua disponibilidade para contribuir com soluções para os desafios apresentados.
No encontro presencial, foram definidas as funções de Governança e Talentos, e grupos de trabalho foram formados para cocriar ações voltadas aos desafios identificados.
Após a definição dos grupos de trabalho, foram realizados dois workshops: um com o GT de Talentos e outro com o GT de Governança, ambos focados na cocriação de ações em um movimento colaborativo mediado pelo grupo VIA. A construção do plano de ação contou com a participação de diversos atores, representando as sete hélices do ecossistema.
Após a etapa de cocriação, cada grupo apresentou as ações idealizadas para todos os atores, promovendo a integração e o alinhamento das iniciativas propostas. Foram definidas 12 ações no GT talentos e 08 ações no GT Governança.
Metodologia VIA
A metodologia VIA é estruturada em etapas que visam o entendimento aprofundado do innovation ecosystem. Seu objetivo principal é identificar quem são os atores locais, suas práticas and needs. A partir do diagnóstico, torna-se possível que esses atores definam um plano de ação para orquestrar e ativar o ecossistema de inovação do município.
Um ecossistema de inovação ativo tem o potencial de gerar competitividade e desenvolvimento para o território. Dessa forma, o Grupo VIA, em parceria com os atores locais, busca ao final do projeto orquestrar o ecossistema de inovação e promover maiores e melhores resultados para o município.
Dessa forma, por meio de sua metodologia, a #EstaçãoVIA tem colaborado com diversas localidades no reconhecimento, orquestração e ativação de seus ecossistemas de inovação. Exemplos de cidades onde a Metodologia VIA foi aplicada incluem Florianópolis-SC, Blumenau-SC, Chapecó-SC, São José-SC, Caxias do Sul-RS, Santa Maria-RS, Rio Grande-RS, Lucas do Rio Verde-MT, Santarém-PA, São Bento do Sul-SC, Rio do Sul-SC and Santana do Livramento – Rivera, na fronteira entre Brasil e Uruguai.
Guilherme Paraol
Latest posts by Guilherme Paraol (see allVIA - Knowledge Station
- Startup participante do Living Lab 5G é vencedora do Prêmio BID-FEMSA - 17 de December de 2024
- VIA Orquestra Ecossistema de Inovação de Formiga – MG - 16 de December de 2024
- Parque InovaSerra é criado – projeto foi discutido na disciplina de habitats de inovação do VIA - 17 de June de 2024