WhatsApp Image 2022 06 13 At 09.44.06 (1)

VIA ministra disciplina inédita de ecossistemas de inovação

O Grupo VIA Estação Conhecimento ministrou na última sexta-feira a primeira aula da disciplina de ecossistemas de inovação. A disciplina inédita é ofertada para alunos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPEGC) na Universidade Federal de Santa Catarina.

A primeira aula iniciou com a apresentação dos discentes que relataram trajetória acadêmica, profissional e a motivação para fazer a disciplina aos demais colegas. Logo após a apresentação dos alunos, a professora doutora Clarissa Stefani Teixeira, responsável docente pela disciplina em conjunto com o professor Alexandre Biz, apresentou a disciplina.

Disciplina de ecossistemas de inovação

A disciplina de ecossistemas de inovação tem como objetivo envolver os alunos com a temática dos fundamentos de ecossistemas de inovação. Com uma abordagem interdisciplinar, também análisa e interpreta a realidade dos ecossistemas existentes no Brasil e no mundo.

Dessa forma, os alunos serão apresentados aos componentes do sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação nacional; os elementos e características do ecossistema de inovação; e, as práticas reais de ecossistemas nacionais e internacionais e sua importância para a inovação.

A disciplina ainda contará com a presença de ilustres convidados que atuam em diferentes ecossistemas de inovação do Brasil e do Mundo. Os convidados irão compartilhar experiências e conhecimentos sobre seus ecossistemas e fornecer subsídios práticos sobre a temática.

Inovação foi tema da primeira aula

Após apresentar a disciplina, a docente Clarissa Stefani, líder do Grupo VIA, iniciou com os alunos o alinhamento conceitual sobre inovação. Na apresentação, a professora relatou os três pilares para algo realmente ser considerado uma inovação:

  • tem que ser algo novo;
  • ou realmente melhorado;
  • que gere valor;

Apresentação sobre inovação na disciplia de ecossistemas de inovação.

Após alinhar o conceito, a professora Clarissa explicou sobre a importância da inovação relatando cases reais de empresas líderes de mercado que não inovaram e perderam competitividade. Ademais, os diferentes tipos de inovação foram abordados: produto; processo; marketing e organizacional. Assim como, o nível de novidade: imitativa; incremental; realmente nova e radical. Por fim, foram debatidos os diferentes tipos de contexto de aplicação: mundo, mercado, empresa ou individual.

Dinâmica fecha a primeira aula de ecossistemas de inovação

A disciplina se propõe a ser interativa, mão na massa e com o envolvimento dos alunos em atividades práticas. Assim, para fechar a disciplina, os alunos foram divididos em três grupos. Cada grupo teve que escolher um produto inovador. A partir desse produto, o grupo 1 ficou responsável por desenvolver uma inovação incremental; o grupo 2 ficou responsável por propôr uma inovação realmente nova e o grupo 3 uma inovação radical.

Para prototipar as soluções, os alunos utilizaram o kit de montagem da empresa Atto Educacional, parceira do Grupo VIA. Após realização da prototipação, cada grupo apresentou seu prótotipo e uma banca de “investidores” utilizaram dinheiro VIA para investir naquele produto que mais se destacou.

Veja abaixo o momento das apresentações dos grupos.

 

A disciplina de ecossistemas de inovação estará disponível no próximo ano para matrícula de alunos isolados, fique atento ao período de inscrição em ppgegc.paginas.ufsc.br. Ficou curioso e quer saber mais? Acompanhe tudo o que fazemos em via.ufsc.br/blog.

The following two tabs change content below.

Guilherme Paraol

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC) e membro do grupo de pesquisa VIA - Estação Conhecimento. Realiza pesquisas com foco em ecossistemas de inovação. Atua em diversos projetos de inovação.