IMG 20161011 094942758 HDR

VIA em TOUR – Parque Tecnológico da Bahia

O Parque Tecnológico da Bahia foi alvo do TOUR da VIA! 🙂

O Parque Tecnológico da Bahia, localizado em Salvador, é tido como o centro de convergência do sistema estadual de inovação. Poder público, comunidade acadêmica e o setor empresarial vão trabalhar de forma integrada e cooperativa, com foco no desenvolvimento de produtos e processos que tenham impactos regionais positivos e relevantes. Com a implantação coordenada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, o empreendimento tem como áreas prioritárias: Biotecnologia e Saúde, Tecnologia da Informação e da Comunicação, Energia e Engenharias.

O Parque conta com uma área total de 581.000m² e muitas ainda são as possibilidades de construção!! Atualmente a área construída é de 24.000m² com o edifício Tecnocentro!

O Parque Tecnológico foi concebido para ser uma referência arquitetônica, urbanística e ambiental. Todo o projeto recebeu um cuidadoso tratamento paisagístico, preservando parte da cobertura da Mata Atlântica e o seu relevo. Recentemente, o Parque foi equipado com placas fotovoltaicas de energia solar, que ajudam a reduzir o consumo de energia elétrica e contribuem com a sustentabilidade.

A localização na Avenida Paralela, uma das mais importantes de Salvador, coloca este equipamento próximo de centros de pesquisa e universidades que já atuam na Bahia, além de facilitar o acesso ao empreendimento. A infraestrutura conta ainda com uma rede de dados de alta velocidade integrada à Rede Nacional de Pesquisa (RNP).

São 05 empresas residentes já instaladas e 03 em processo de instalação. Duas instituições de apoio estão presentes no parque: Sistema Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa (SEBRAE) e Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) atuam em prol ao desenvolvimento dos empreendimentos alocados no Parque. Além disso, há presença de 10 instituições de CT&I.

Um dos diferenciais do Parque é o Open Day que é realizado às quartas-feiras no #Parque #Tecnológico da #Bahia. O Parque recebe as pessoas que queiram conhecer o equipamento e as empresas e instituições que lá estão instaladas. Em 2016, nada mais nada menos do que 642, de idades variadas, alunos de escolas estaduais, municipais e universidades públicas e privadas. Além de conhecer a estrutura do Parque, a moçada assiste à uma palestra, ministrada por gestores do local. Para visitar o local basta marcar na agenda do Parque.

Outro ponto alto de integração é o Jam Tech de confraternização —> no próprio Parque são realizadas atividades de integração, mostra de talentos com muita música e comida!
O Parque conta com a importante incubadora Áity! Ao todo são 16 empresas incubadas já instaladas e 05 em processo de formalização e instalação, indica a coordenação do Parque.
Alguns cases de sucesso da Áity Incubadora são:
TW2 (http://www.tw2.com.br) —> empresa especializada no desenvolvimento de sistemas de automação comercial para o varejo de alimentos.
Lisan (http://lisan-internet.com/site/index.php) —> empresa que oferece soluções que integrem saúde e tecnologia, simplificando e transformando a vida dos médicos, pacientes e comunidade.
Gostou? Acompanhe o face do Parque!
Veja como é o Parque –> vídeo exclusivo da VIA <–

The following two tabs change content below.
Equipe de pesquisadores com foco na transformação do conhecimento de forma tangível e utilitária para a sociedade, governo e empreendedores, por medio de acciones de educación, investigación y educación. Atuamos de forma colaborativa e em rede, conectando pessoas e organizações ao nosso propósito.