VIA em Tour na Argentina e conexões com Fundación Punto Gov
VIA no Smart Cities Expo Buenos Aires
Em viagem à Argentina a VIA Estação Conhecimento acompanhou o Congresso de Cidades Inteligentes realizado em Buenos Aires com a temática Cidades Inovadoras, Cidades do Futuro. O Smart Cities Expo Buenos Aires apresentou com clareza o conceito de que as cidades inteligentes migram os conceitos iniciais, da centralidade da tecnologia, para a centralidade do ser humano. Diversas são as ações percebidas no Congresso, com a prática das prefeituras das cidades da Argentina como Baia Blanca, Santa Fé, Córdoba, Godoy Cruz, foi possível identificar ações onde a participação cidadã define a tomada de decisão dos gestores e promove a mudança em diversos aspectos da cidade.
Uma das ações é o orçamento aberto que visa comunicar como os fundos são utilizados por meio da participação cidadã estimulando a discussão pública para a escolha da aplicação dos recursos. Além disso, é possível identificar quanto e em que as instâncias do governo gastam. Acompanhe as iniciativas aqui!
Especificamente tratando de Buenos Aires, a cidade apresenta fortes ações em busca de uma cidade inteligente. Com destaque para a mobilidade, a capital também demonstra seu desenvolvimento com grandes obras, encantadores espaços públicos e com a cultura e a arte em todos os lugares!
Acompanhe nossos próximos posts com detalhamento dos planos de Buenos Aires!
VIA realiza reunião com Fundación Punto Gov
A VIA também aproveitou para realizar diversas reuniões técnicas rumo a internacionalização do grupo!
Com a Fundación Punto Gov o encontro foi com Sabrina Diaz Rato – presidente e com o Diretor Alejandro Herrera. A Fundación Punto Gov é uma organização civil criada para contribuir com o desenvolvimento digital e tecnológico do Estado e da sociedade. Em resposta à necessidade de fortalecimento institucional da esfera pública, o objetivo estratégico da Fundação é promover as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no campo das políticas governamentais voltadas para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e a geração de oportunidades de desenvolvimento humano, econômico e social.
As tratativas com a Fundação se iniciou no ano de 2016 com a visita do Diretor Herrera em Florianópolis. O diálogo se manteve aberto com iniciativas de cooperação binacional em campos como cidades inteligentes, habitats de inovação, centros de inovação e parques. Depois de um longo estudo da Fundación Punto Gov sobre os habitats de inovação de Florianópolis houve a iniciativa de articulação e implantação da Casa Argentina de Ciência, Tecnologia e Inovação – localizada no norte da ilha.
A Casa será uma oportunidade de internacionalização de estudantes, pesquisadores e policy makers, comenta Herrera. A Casa agirá como one stop shop para as iniciativas dos argentinos e também como conexão dos habitats de inovação da Argentina no Brasil e vice-versa, afirma Rato.
Em tratativas finais, com as universidades e em especial com a universidade Federal de Santa Catarina e com o apoio da prefeitura municipal de Florianópolis – superintendência de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Governo por meio da Diretoria de Ciência, Tecnologia e Inovação as ações irão avançar para iniciar sua operação em 2018! Acompanhe nossas postagens! A VIA é parceira da Casa Argentina e em breve teremos novidades!
Últimas publicaciones de VIA Knowledge Station ($see all)
- SebraeHub-SC abre edital para seu Living Lab - 5 de October de 2022
- Startup Weekend: São José recebe 3º Edição do evento na ACATE - 12 de August de 2022
- Floripa Conecta volta a cena em 2022 - 8 de June de 2022