Laboratórios De Inovação

VIA apoia maior maratona de laboratórios de inovação do setor público do mundo

#ILabthon é a primeira maratona do mundo para criação de laboratórios de inovação no setor público

Neste final de semana, servidores públicos de todo o Brasil tiveram a oportunidade de fazer uma imersão para pensar, idear e criar seus laboratórios de inovação em suas unidades. Thus, o evento foi realizado pela Rede Conexão Inovação Pública RJ e ocorreu entre os dias 29 and 31 from January.

O ILabthon é uma maratona online que proporcionou aos servidores públicos conexão com o ecossistema de inovação nacional, onde mentores especialistas em inovação do setor público acompanharam as esquipes para o desenvolvimento dos chamados ilabs!

Os laboratórios de inovação do poder público, chamados de iLabs, são habitats de inovação. Os iLabs são ambientes capacitantes e propulsores para que a inovação ocorra dentro dos órgãos públicos perpassando barreiras organizacionais. Estes espaços atuam na transformação da cultura para a inovação, buscando envolvimento diários do quadro funcional e inclusão de práticas inovadoras no cotidiano público. Apresentam diferentes abordagens, ferramentas e metodologias inovadoras que promovem a conexão e colaboração tanto interna e quanto externa.

Innovation habitats

Tipologia de habitats de inovação. Fonte: VIA Estação Conhecimento (2021).

iLabthon reúne servidores e mentores para criar projetos de laboratórios de inovação

O iLabthon contou com 259 equipes, from the 22 Unidades de Federação e de 4 países diferentes. O evento que foi realizado 100% online e gratuito foi promovido pela rede Conexão Inovação Pública RJ com o apoio de mais de 60 partners, incluindo 27 laboratórios de inovação no setor público!

O percurso do evento contou com palestra de abertura, pequenos workshops e momentos de mentores. Ao fim do evento, cada equipe apresentou um projeto que possa ser implementado na prática de suas instituições. A proposição de cada iLab foi apresentada por um “pitch” avaliado por uma banca julgadora.

– Muitos querem ter o seu próprio laboratório de inovação, mas não sabem como fazer e não sabem quem procurar. E, devido a isso, a mortalidade de laboratórios é alta e isso pode até significar um retrocesso na cultura da inovação organizacional. O iLabthon tem o objetivo de mostrar como é possível criar um laboratório que seja consistente e que entregue valor- explica Rodrigo Narcizo, servidor do Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e integrante da Rede Conexão Inovação Pública RJ.

Rede Conexão Inovação Pública para a inovação

O Conexão Inovação Pública RJ é uma rede com objetivo de fomentar a inovação e mostrar como o setor público é inovador. Para isso, promove eventos como o iLabthon, lives, prêmios e cursos que são oferecidos gratuitamente.

– Tudo o que fazemos no Conexão é voluntário e de coração, porque sabemos que muita gente quer inovar no setor público. E as nossas ações são a nossa forma de dizer: “você não está só. Conte com o Conexão! Vamos juntos” – destaca Narcizo.

Você pode acompanhar como foi o pitch do pessoal aqui (a partir do minuto 26:30) e os vencedores da maratona!

 

https://www.youtube.com/watch?v=8LYUHoNMDFs

 

 

 

The following two tabs change content below.
Equipe de pesquisadores com foco na transformação do conhecimento de forma tangível e utilitária para a sociedade, governo e empreendedores, through education, research and extension. Atuamos de forma colaborativa e em rede, conectando pessoas e organizações ao nosso propósito.