IMG 9088

Inova TRT-SC: desafios para inovar no setor público são discutidos em painel

TRT-SC realiza evento para a inauguração do LabInova12

O TRT-SC promoveu, na sexta-feira (02/08), o painel “Inovar no Setor Público: Problemas e Desafios do Brasil”. Este foi o primeiro de três painéis que serão realizados previamente ao Hackathon Inova TRT-SC, marcado para os dias 13, 14 and 15 setembro. Os painéis são ações do Inova TRT-SC. O programa de inovação busca soluções inovadoras para melhorar a gestão e os serviços prestados pela Justiça do Trabalho. O Inova TRT-SC conta com apoio metodológico do grupo VIA.

Além do mais, o evento também marcou a inauguração do Laboratório de Inovação do Tribunal (LabInova12), espaço colaborativo desenvolvido para estimular a criatividade, troca de conhecimentos e o desenvolvimento de novas ideias – inclusive as que forem geradas no Hackathon.

In this context, a abertura do painel foi feita pela presidente do Tribunal, desembargadora Mari Eleda Migliorini. A presidente destacou que o Inova TRT-SC é um incentivo a todos a incorporar inovações nas rotinas da Instituição e melhorar a prestação de serviços ao cidadão. “No foco desse processo de inovação está o jurisdicionado trabalhista. Prestar-lhe o melhor serviço é o que justifica toda essa mobilização de energia e entusiasmo”, pontuou.

O painel contou com público presente e foi transmitido ao vivo.

Sobre o primeiro painel do Inova TRT – SC

Portanto os painelistas foram o coordenador nacional do Processo Judicial Eletrônico (PJe) da Justiça do Trabalho, juiz Fabiano de Abreu Pfeilsticker, e o criador da plataforma Politize!, Diego Calegari.

Para Pfeilsticker, os desafios para inovação são “imensos” e vão desde a indisponibilidade orçamentária até o aumento da demanda de trabalho dos setores de tecnologia da informação (IT). “Inovação exige investimento em capacitação, em infraestrutura, mas não só isso”, destacou.

moreover, o magistrado falou ainda sobre a resistência natural da maioria das pessoas a mudanças, principalmente nos ambientes corporativos. Além da necessidade de se ouvir e buscar novas ideias de quem não vivencia diretamente o problema. “Iniciativas como um Hackathon, que abre as portas de uma instituição para a inovação, podem trazer resultados melhores em relação a tudo que já tenha sido feito até hoje”, disse o coordenador nacional do PJe, parabenizando o TRT-SC pelo programa.

Assista o vídeo completo do painel aqui!

Por outro lado, Diego Calegari lembrou que a inovação no setor público passa por alguns obstáculos para conseguir se concretizar. Entre eles, a premissa de só ser permitido fazer o que está expresso em lei, ao contrário da iniciativa privada, em que tudo é permitido desde que não se afronte a lei. “Isso me parece uma contradição, porque inovar é buscar pelo novo. Mas, por lei só posso fazer o que já foi previamente estabelecido, por regramentos, muitas vezes ultrapassados”, assinalou, destacando que esse fato torna a inovação no setor público um processo mais desafiador.

O próximo painel será realizado no dia 16/08 às 14h no LabInova12.

Acompanhe tudo que está ocorrendo no programa de inovação do TRT-SC pelo site.

*Com informações: Luana Cadorin / Secretaria de Comunicação Social – TRT/SC.

The following two tabs change content below.

Mariana Mezzaroba

Jornalista pela Universidade de Passo Fundo. Mestre e doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC. Atua em pesquisas relacionadas ao ecossistema de inovação, à inovação no setor público e como consultora no programa Living Lab Florianópolis. mariana.bomdia@gmail.com