Sc

Os parques científicos, de inovação e tecnológicos de Santa Catarina!

Santa Catarina possui 8 parques nas categorias: tecnológicos, científicos e de inovação!

A disciplina ministrada pela coordenadora do grupo VIA, Clarissa Stefani Texeira, Innovation habitats, teve como trabalho final a apresentação de seminários sobre os habitats. Thus, cada grupo apresentou sobre um habitat! Nesse sentido, um dos trabalhos apresentados foram sobre os parques. Logo, apresentaremos os parques presentes no estado de Santa Catarina!

Os 8 parques de Santa Catarina!

Ágora Tech Park

O parque fica localizado na cidade de Joinville e foi inaugurado em 2019. Ainda, o parque tecnológico é composto de de dois prédios, com uma estrutura de com coworking, auditório, cozinha compartilhada, café, restaurante, LinkLab, além de outras coisas.

Fonte: <https://bit.ly/2XgTpb1>

Para saber mais, acesse nosso post sobre a inauguração do parque!

INOVAPARQ

Localizado também em Joinville, o Inovaparq, atuando desde 2008 é um parque de inovação tecnológica. Mantido pela Fundação Educacional da Região de Joinville (FURJ) e gerenciado por duas instituições de ensino: UNIVILLE e UFSC. In this context, a estrutura é composta por incubadora, centro de eventos, laboratórios de engenharia e arquitetura.

Fonte: <https://bit.ly/2Yk0jsz>

Órion parque

O parque tecnológico localizado em Lages, inaugurado em 2016, possui um centro de inovação em que estão inseridas empresas, principalmente do ramo madeireiro. moreover, o centro de inovação abriga também conexão com a universidade, a UDESC, com a Empresa Júnior CAV.

Conheça mais sobre o parque clicando aqui!

Fonte: <https://bit.ly/2X50ZR6>

Sapiens Park

O Sapiens Park, in Florianópolis, fundado em 2007, trata-se de um parque de inovação. That way, o parque abriga centro de inovação, coworking, empresas, laboratórios, maker space (VIA maker), empresas, grupos de pesquisa. Uma das iniciativas é o Open Sapiens Ademais, no parque estão localizados a empresa Softplan, os grupos de pesquisa Fotovoltaica e VIA. Veja mais sobre o parque aqui!

Fonte: <http://floripamanha.org/wp-content/uploads/2017/12/sapiens-parque.jpg

ParqTecAlfa

O parque tecnológico ParqTecAlfa, localiza-se em Florianópolis e atua desde 1993. Nesse sentido, o parque possui incubadora (CELTIC), laboratórios, grupos de pesquisa, empresas, coworking, centro de eventos, além de outros equipamentos em sua infraestrutura.

Fonte: <https://bit.ly/2KN0k4W>

IPARQUE/UNESC

O parque científico e tecnológico IPARQUE, desde 2011. In this context, o parque contém em sua estrutura incubadora, centro de eventos, laboratórios, biblioteca, among others. Thus, é considerado um ambiente altamente favorável ao desenvolvimento de pesquisa, ensino e extensão, bem como os serviços disponibilizados por meio dos institutos (IPARQUE, 2019).

Fonte: <https://bit.ly/2XgTxY3>

Parque Chapecó@

O parque científico e tecnológico Chapecó@ atua desde 2007 e na sua infraestrutura conta com incubadora, empresas, laboratórios, centro de inovação em construção. moreover, no parque existe a presença de três universidades da cidade, entre elas a Unochapecó.

Projeto para o centro de inovação do parque. Fonte: <https://bit.ly/2JgZTwR>

UNIPARQUE – Negócios de Inovação e Empreendedorismo da UNISUL

O parque está localizado em Tubarão, atuando desde 2012. Dessa maneira, o parque possui uma incubadora, além do Núcleo de empreendedorismo (NUEMP), com o escritório de projetos de P&D e serviços tecnológicos (EPD), um escritório de propriedade intelectual e transferência de tecnologia (EPITT), e um centro de pesquisa e prestação de serviços (C&IP).

Em suma, esses foram os 8 parques presentes no estado de Santa Catarina!

Quer saber mais sobre parques tecnológicos? Confira nosso post que explica o que são Parques?

Conheça os desafios dos parques, aqui!

The following two tabs change content below.

Maria Eduarda Zanella

Estudante da graduação de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Santa Catarina. Movida por desafios, busca aprender mais sobre inovação, cidades criativas e humanas e levar o conhecimento a comunidade, fazendo de alguma forma um mundo melhor.

Latest posts by Maria Eduarda Zanella (see all)