Cayetano Gros QDfc5tiU3jk Unsplash

O ranking IESE Cities in Motion Index

Cidades inteligentes e suas dimensões segundo o ranking Cities in Motion 2019

O ranking IESE Cities in Motion Index 2019 está em sua sexta edição e é desenvolvido pelo Centro de Globalização e Estratégia do Instituto de Estudos Superiores da IESE. That way, no total 174 cidades foram analisadas entre 96 diferentes indicadores, os quais refletem por meio dos dados uma visão abrangente das cidades. Nesse sentido, o ranking classifica as cidades em nove dimensões, sendo elas: capital humano, coesão social, economic development, environment, governança, planejamento urbano, alcance internacional, tecnologia e mobilidade e transporte.

Conheça as cidades que ficaram com a primeira posição em cada dimensão:

Capital humano – London, Reino Unido

A dimensão inclui a capacidade da cidade em atrair e reter talentos, por meio da melhoria da educação e promover a criatividade e a pesquisa. Dentre os indicadores analisados estão: museus e galerias, teatros, escolas, universidades, escolas de negócios, escolas de ensino superior, movimento de estudantes, despesas com lazer e recreação.

Besides, a cidade de Londres ocupa a primeira posição geral do ranking, sendo considerada a cidade mais inteligente.

Alcance internacional – London, Reino Unido

Nessa dimensão, a cidade de Londres ocupa a primeira posição. Thus, a dimensão se descreve como o impacto global que a cidade desenvolve, por meio da melhoria da marca da cidade e seu reconhecimento internacional através de planos estratégicos de turismo, a atração de investimento estrangeiro e representação no exterior. Os indicadores incluem desde números de conferências e eventos a número de voos, de passageiros.

Economy – Nova York, Estados Unidos

A dimensão inclui aspectos de desenvolvimento econômico das cidades, com indicadores como: tempo necessário para abrir um negócio, Uber, salário, facilidade em abrir um negócio, poder de compra, entre outros indicadores.

Coesão social – Zurich, Suíça

Essa dimenção diz respeito ao nível de convivência entre grupos de pessoas com diferentes rendimentos, culturas, idades e profissões que vivem em uma cidade. That way, os indicadores analisados foram a mortalidade, saúde, desemprego, hospitais, indicador gini, trabalhadoras femininas, índice global da paz, homicídios, suicídios, terrorismo, resposta do governo a situações de escravidão, among others.

governance – Bern, Suíça

A dimensão conquistada pela cidade suíça de Bern, refere-se a participação pública no desenvolvimento de uma cidade.

Meio ambiente – Reykjavík, Islândia

A dimensão meio ambiente trata de fatores como a melhoria da sustentabilidade ambiental por meio de planos antipoluição, o apoio a edifícios verdes e energia alternativa, a gestão eficiente das águas e dos resíduos e a existência de políticas que ajudem a combater os efeitos as alterações climáticas.

Mobilidade e transporte – Shangai, China

Um dos pontos principais da cidade inteligentes, a dimensão mobilidade e transporte trata da infraestrutura rodoviária, a frota de veículos e transporte público, transporte aéreo, mas também, como afetam a qualidade de vida dos habitantes. Bem como, os indicadores incluem o número de bicicletas compartilhadas, estações de metrô, voos, veículos, porcentagem de bicicleta por residência, trafego, índice de tráfego para deslocamento para o trabalho.

Planejamento urbano – Toronto, Canada

A cidade de Toronto recebeu a primeira posição na dimensão planejamento urbano. Thus, trata de estratégias para um planejamento urbano sustentável das cidades levando-se em consideração a qualidade de vida da população. Os indicadores utilizados foram: aluguel de bicicletas, construções, número de pessoas por residência, porcentagem da população com saneamento básico adequado, edifícios de arranha-céus.

Tecnologia – Singapura, Singapura

Por fim, a dimensão tecnologia baseia-se no desenvolvimento tecnológico de uma cidade. Os indicadores incluem: computadores, internet, telefonia, telefonia móvel, internet speed na cidade, assinaturas de banda larga, assinaturas de telefone fixo, celulares.

Quer saber mais sobre o ranking? Visit aqui!

Quer conhecer mais sobre cidades inteligentes? Veja nossos posts on,,es,Social engineering,,pt,and Twitter,,it,you will learn,,pt,strategies,,pt,settings,,pt,really innovative about,,pt,Look,,pt,Soci Engineering,,pt,Social engineering x,,pt,monitoring,,pt,targeting,,pt,when and where to sell,,pt,Cases,,en,errors x hits,,pt,Advanced Settings,,pt,Facebook Ads,,en,step by step,,pt,practices,,pt,Create a strategic action,,pt,Local national ≠,,es,try it,,pt,sale in real time,,pt,The theory behind Google,,pt,You in the 1st page of Google,,pt,correct settings,,pt,Read reviews of the training,,pt,Caxias do Sul,,pt,New Hamburg,,pt,Deep step,,pt,It is driven by,,pt,Fumy Santana,,en,social and professional strategist at Vizz,,pt,certified,,es,As marcas Bomber,,en,Cláudio Vogel and Festimalha started successful careers in,,pt,through projects signed by the professional,,pt!

The following two tabs change content below.

Maria Eduarda Zanella

Estudante da graduação de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Santa Catarina. Movida por desafios, busca aprender mais sobre inovação, cidades criativas e humanas e levar o conhecimento a comunidade, fazendo de alguma forma um mundo melhor.

Latest posts by Maria Eduarda Zanella (see all)