Cópia De Distritos Criativos Completo

Volta ao Mundo com os Distritos Criativos: Meatpacking District, New York, EUA

Olá leitores do VIA. Retornando com nossa série de publicações quinzenais “VOLTA AO MUNDO COM OS DISTRITOS CRIATIVOS”. Neste post, continuamos nossa viagem pelos Estados Unidos da América e conheceremos o Meatpacking District. Lembrando que para aprofundar o conceito por trás dos distritos criativos, clica aqui.

Meatpacking District, New York, EUA

OBS: O texto abaixo foi extraído na íntegra do ebook VOLTA AO MUNDO POR MEIO DOS DISTRITOS CRIATIVOS , este pode ser lido acessado no site do grupo VIA .

O Bairro Meatpacking está localizado a Oeste da ilha de Manhattan, limitado pelos bairros Chelsea ao Norte e West Village ao Sul, na cidade de Nova York. Segundo Barry (2021), há pouco mais de duas décadas, o bairro começou a receber novos negócios e moradores, fazendo com que um antigo bairro de frigoríficos, pudesse ser transformado em um território de arquitetos, designers, estilistas e artistas em geral.

Atualmente, o clima de sofisticação invadiu o bairro, onde é mais comum se deparar com bares e restaurantes de luxo do que com as tradicionais casas de carnes e restaurantes dedicados a assá-las. Além disso, existem alguns frigoríficos que se mantêm em operação e dividem o espaço com corporações e lojas de renome mundial, o que criou uma dinâmica única e diversificada, ideal para o surgimento de negócios criativos (Barry, 2021). Essas características tornaram o distrito criativo uma zona com economia diversificada e equilibrada, na qual o turismo, por exemplo, fortalece a economia local.

Meatpacking District

Uma das mais significativas remodelações provenientes da criação do distrito criativo foi a High Line, local mundialmente conhecido e passeio obrigatório para turistas que visitam a cidade de Nova York. De acordo com Maquiaveli (2012), se trata de um parque construído na antiga linha suspensa de trem que implicou investimentos públicos e privados de cerca de oitenta milhões de dólares e que, após sua inauguração em 2009, já recebeu mais de dois milhões de visitantes. Este parque contribuiu significativamente para a popularidade do distrito, sendo que vários hotéis se instalaram no local devido à vocação para o turismo presente no território (Meatpacking district, 2021).

High Line Park no Meatpacking District

Interessado em conhecer outros distritos criativos? você pode encontrar muita mais lendo o ebook na íntegra, ou usando nosso mapa de distritos criativos. Aprofunde o conhecimento sobre distritos criativos, acompanhando nossa série de vídeos sobre o assunto, clicando aqui. Até nossa próxima parada nessa jornada.

Ótima leitura e continuem a nos acompanhar aqui no blog em nossas redes sociais!

Referências Bibliográficas

BARRY G. Gastronomica. University Of California Press, 2011. Disponível em: https://online.ucpress.edu/gastronomica/article-abstract/11/4/23/44528/SmallHours-in-the-Meatpacking-District?redirectedFrom=fulltext. Acesso em: 06 de Out. de 2021

MAQUIAVELI, J. Passando a limpo: um passeio pelos processos e pelos projetos de revitalização urbana do Meatpacking District, em Nova York, e da Região da Luz, em São Paulo. EURE, Santiago, v. 38, n. 115, p. 137-158, 2012

MEATPACKING DISTRICT. Stories and People. Meatpacking District, 2021. Disponível em: https://www.meatpacking-district.com/stories-people/. Acesso em: 06 de Out. de 2021.

The following two tabs change content below.

Danisson Luiz dos Santos Reis

Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação pela Universidade Federal de Alagoas. Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Sergipe. Atuo há cerca de 10 anos com Inovação, Empreendedorismo, Criatividade e Sustentabilidade. Integrante do Grupo de Pesquisa VIA Estação do Conhecimento.