Inteligência Artificial E Gestão

Inteligência Artificial e Gestão: saiba como podem se unir para ajudar o seu negócio

Lidar com um grande volume de informações é algo muito comum na rotina de diversas empresas. Para isso, aliar inteligência artificial e gestão, por exemplo, é uma excelente maneira de gerenciar os dados com qualidade e trazer segurança e eficiência.

Nesse sentido, entender o que é inteligência artificial, como pode ser aliada a gestão dos negócios e os benefícios que pode agregar na empresa são formas de ter um bom aproveitamento deste recurso.

O que é Inteligência Artificial?

A Inteligência Artificial (IA) é um segmento da ciência da computação que visa o desenvolvimento de tecnologias que conseguem simular o raciocínio humano, otimizando atividades diversas, mas principalmente as “repetitivas”.

Com a IA, máquinas, equipamentos, softwares e sistemas podem se transformar diariamente e assim alcançarem níveis de inteligência que ajudam na tomada de decisões e a solucionar problemas.

Por que utilizar a Inteligência Artificial nos negócios?

Os gestores podem desempenhar um gerenciamento estratégico nas empresas utilizando a inteligência artificial.

Com esta tecnologia é possível ter maior controle das receitas e custos. Sendo assim, os investimentos neste recurso tecnológico é um diferencial na empresa, proporcionando excelentes resultados.

Vantagens da Inteligência Artificial no ambiente empresarial

A implementação da IA nas empresas pode render muitos ganhos positivos, sendo que os principais dizem respeito às rotinas de trabalho.

Confira a seguir os principais benefícios de contar com esse tipo de tecnologia:

  • Permite potencializar as ações de Marketing;
  • Reduz erros;
  • Ajuda no momento da escolha de mão de obra qualificada;
  • Facilita a tomada de decisões;
  • Otimiza diversos processos;
  • Melhora a segurança digital e a produtividade;
  • Auxilia na captação e fidelização dos clientes;
  • Possibilita pesquisas mais aprofundadas;
  • Ajuda no bom gerenciamento da empresa.

Estas são as principais vantagens que os empresários podem obter ao investir na implementação de IA. Sendo assim, para ter eficiência tecnológica e melhorar a gestão, a inteligência artificial é uma excelente solução.

Inteligência Artificial e gestão

A presença da IA em atividades cotidianas é algo muito comum, graças a inserção desta tecnologia em máquinas e equipamentos.

O crescimento da inteligência artificial pode ser percebido, por exemplo, ao ver carros que se movem sem a necessidade de um motorista, robôs que realizam cirurgias, oportunidades de acessar games e realizar pesquisas por comando de voz, entre outras possibilidades.

Considerando estes exemplos, os investimentos em IA a longo prazo são uma excelente maneira de tornar a empresa mais moderna, competitiva, além de contribuir para o sucesso das estratégias da organização.

inteligência artificial e gestão

As áreas em que a inteligência artificial pode ajudar, melhorando a gestão consistem em:

1. Finanças

A IA pode ser aliada a softwares de gerenciamento financeiro e orçamentário, algo que melhora a rotina dos profissionais da área financeira.

Com esta tecnologia, tarefas como controle do fluxo de caixa, elaboração de planejamento orçamentário e análise de indicadores de desempenho podem ser simplificadas, graças às soluções inteligentes.

2. Satisfação dos funcionários

As pesquisas de satisfação são procedimentos muito comuns para entender o que os colaboradores pensam da empresa.

Usar a IA neste processo permite ampliar o alcance da pesquisa e ter mais controle no monitoramento das respostas dos funcionários, o que também proporciona a implementação de práticas que sanem os desconfortos, por exemplo.

Assim, com a inteligência artificial, os gestores podem encontrar as insatisfações dos colaboradores e entender os detalhes, sendo possível apostar em novas soluções para transformar o ambiente de trabalho, tornando-o mais agradável.

3. Marketing

Com a inteligência artificial, os profissionais podem acelerar e melhorar as campanhas desenvolvidas em plataformas Ads como o Facebook Ads, Twitter Ads, Google Ads, Instagram Ads, entre outras.

Esta ação possibilita melhorar o ROI (Retorno Sobre Investimento) dos anúncios. Empresas de diferentes segmentos que utilizam campanhas pagas, podem, por exemplo, usar a inteligência artificial para análise dos dados que os anúncios fornecem.

Com isso, é possível entender e desenvolver melhor anúncios para segmentar o público-alvo. As análises das informações são essenciais para se diferenciar dos concorrentes e, deste modo, potencializar as vendas da empresa.

Usando a inteligência artificial é possível gerenciar as estratégias de Marketing de Conteúdo pensadas para o negócio.

As estratégias de marketing têm um papel muito importante no crescimento e sucesso das empresas.

Independentemente da área, elaborar estratégias para ganhar credibilidade e chamar atenção das pessoas é essencial para ter novas oportunidades de negociações e parcerias. Ou seja, é benéfico para evidenciar a marca ao olhar do mercado como um todo.

Apostar no Inbound Marketing, por exemplo, é uma maneira de se aproximar do público de modo sutil.

Conhecido popularmente como marketing de atração, essa é uma ótima maneira de fortalecer a imagem do negócio, visto as práticas adotadas para criar campanhas e conteúdos menos invasivos e que levam o cliente até a compra de modo mais “sutil”.

As etapas de atração, conversão, venda e encantamento são formas de divulgar os produtos ou serviços com eficiência e assim é possível despertar a curiosidade das pessoas, que procuram voluntariamente pelo negócio.

Deste modo, investir no uso da inteligência artificial para ajudar nas atividades da empresa é algo interessante para otimizar os processos, melhorar o gerenciamento das finanças e assim proporcionar excelentes resultados na rotina de tarefas, melhorar o faturamento e a também a credibilidade da empresa.

Autoria: Ideal Marketing.

The following two tabs change content below.

Juliana de Souza Corrêa

Mestranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina, formada em Relações Internacionais (UFSC) e com especialização em Inovação em Gestão Pública. Servidora da UFSC e integrante do Grupo VIA atuando junto ao Pacto pela Inovação de Santa Catarina e realizando pesquisas com foco em inovação e empreendedorismo.

Latest posts by Juliana de Souza Corrêa (see all)