Hub de cultura urbana abriga makerspace no centro de São Paulo
O Redbull Station é um catalizador de expressões urbanas com seu próprio makerspace para otimizar a vida na cidade
No coração de São Paulo, entre as avenidas 9 de Julho e 23 de Maio, encontra-se um makerspace – espaço que inspira, conecta e transforma pessoas, abastecendo a cidade com energia criativa. Este é o Red Bull Station: cinco andares onde se misturam diferentes expressões, com foco em projetos que envolvem música, arte multimídia e “urban thinking“. Localizado em um edifício de 1926 tombado como patrimônio histórico, o Red Bull Station ocupa uma antiga subestação de energia. Após um longo processo de reforma e requalificação, o prédio reabriu as portas para o público em outubro de 2013. Nele, espaços de exposição, cafeteria, estúdio de música e makerspace propiciam uma programação frequente de palestras, perfomances, exibições de filmes e shows.
Um dos espaços mais emblemáticos do prédio é o Red Bull Basement. Trata-se de um makerspace com palestras e workshops gratuitos, além de um festival anual que promove o debate e de ideias para tornar as cidades mais inclusivas e sinérgicas. O objetivo do “porão” é ser um espaço colaborativo para desenvolver soluções tecnológicas com um olhar criativo ao abordar questões urbanas.
Este espaço acomoda o programa residência, onde estudantes e profissionais de diferentes áreas são selecionados via edital para uma imersão de dois meses. Neste período são oferecidas aulas com mentores, além dos workshops e palestras. Além disso, o acesso é livre ao makerspace e espaços do Red Bull Station cuja infraestrutura é ideal para que os residentes apresentem soluções concretas para questões urbanas atuais. Na seleção do edital busca-se ideias que já estejam prontas para serem produzidas. As mesmas precisam estar materializadas em esboços, códigos ou protótipos dentre os temas abordados no programa:
- Agricultura urbana e sustentável (aproveitamento de áreas com potencial de criação de hortas comunitárias);
- Produção de energia limpa por meio de formas acessíveis;
- Saneamento básico (reaproveitamento de água, limpeza de córregos e rios);
- Mobilidade urbana;
- Saúde e bem-estar (controle de epidemias, prevenção de problemas ambientais);
- Economia circular;
- Conscientização política (incentivo ao acompanhamento de propostas públicas).
A equipe VIA visitou a instalação e conferiu os resultados do Festival Red Bull Basement, que incluiram hortas automatizadas, mapas colaborativos e pluviômetros caseiros:
Quer saber mais sobre makerspace. Clique aqui!
Beatriz Maria Vicente Testoni
Latest posts by Beatriz Maria Vicente Testoni (see all)
- Série de interação com os habitats de inovação e empreendedorismo: Cool2work - 10 de Maio de 2018
- Visitando os habitats de inovação e empreendedorismo: O Sítio - 30 de Abril de 2018
- Visita aos Habitats de Inovação e Empreendedorismo de Floripa: S7 Coworking - 27 de Abril de 2018