Geração Z e o empreendedorismo
A geração que não viveu em um mundo sem internet, que os celulares e computadores já existiam e a cada ano ganhavam e ganham mais capacidade, essa é a Geração Z
Nascidos entre 1995 e 2012, nenhuma geração demonstrou um nível de proficiência ou conforto com a tecnologia em uma idade tão precoce quanto a Geração Z. Uma geração que tende a aprender as coisas sozinhos e com muita rapidez. Além disso, querem a sua independência financeira e são criativos e autênticos. Soa como todos os ingredientes necessários para um futuro empreendedor. Portanto serão apresentados alguns pontos relacionando as características da geração Z com os de empreendedores.
Vontade de aprender e descobrir novidades
A geração Z aprendeu a navegar em uma tela sensível ao toque antes de dominar o ABC. A resposta para qualquer coisa sempre foi uma busca na internet. Além de procurar o gif perfeito, estão utilizando a internet para transmitir vídeos on-line para aprender habilidades do mundo real. Além disso, caso se deparem com um obstáculo, parece que essa geração está a apenas alguns cliques de distância da uma solução.
Currículo completo desde criança
Desde a infância, a geração Z experimenta uma vida com a agenda lotada. Os pais dessa geração levavam seus filhos das aulas de inglês para a aula de música e depois para a aula de futebol. Porque lá na frente teriam que entrar em uma faculdade. O resultado disso tudo é um currículo impressionante e completo para a idade. Ademais, é uma geração de jovens que anseiam por uma oportunidade de instanciar sua independência. O empreendedorismo pode ser atraente precisamente porque permite que estes possam gerenciar a si mesmos e sejam independentes da autoridade superior. A ideia de ser o chefe de si e de seu futuro é um pequeno motor disso tudo.
Muito virtual e pouco pessoal
Comparado com outras gerações, a geração Z dedica boa parte do seu tempo criando e mantendo amizades e redes de contato por meio do mundo virtual, ao invés de encontrar essas pessoas pessoalmente. Entretanto a troca do mundo pessoal pelo mundo virtual, além de acompanhar a vida de diversas pessoas em redes sociais, pode levar depressão, ansiedade e infelicidade, uma vez que essas pessoas se comparam com os outros o tempo todo.
Multitasking
A geração Z tem uma característica bastante única que é o multitasking. O multitasking é a habilidade de fazer diversas atividades ao mesmo tempo. Pela geração ter sido criada em um mundo inundado de apps, sites, softwares e atividades, mudar entre diferentes tarefas e prestar atenção simultânea a uma ampla gama de estímulos vem naturalmente para esta geração. Portanto, essa característica é perfeita para um ambiente de trabalho que procura isso. Entretanto, ela pode ser olhado com maus olhos, pois o multitasking tem um custo que é o baixo foco e baixa concentração. A geração Z tende a ter uma menor concentração porque sempre checando seus telefones ou realizando varias tarefas ao mesmo tempo.
Portanto, o estímulo para a criatividade por meio da incorporação de conteúdos ligados a tecnologia e empreendedorismo em escolas e a conexão com o mundo empreendedor faz com que a geração Z seja mais ativa. É por isso que o Grupo VIA tem projetos de extensão ligados aos jovens que fazem parte dessa geração. O Geração VIA é o exemplo disso, pois desenvolve diversos conteúdos abrangendo as temáticas relacionadas a habitats de inovação. Para saber mais sobre o projeto acesse a página do Geração VIA do nosso site.
Referências:
BUCKLEY, Erika. 6 Reasons Why Entrepreneurship is a Match for Gen Z. 2018. Disponível em: <http://blogs.babson.edu/social/2018/03/06/6-reasons-why-entrepreneurship-is-a-match-for-gen-z/>. Acesso em: 02 de out 2018.
GIBBONS, Serenity. Equipping Generation Z For An Entrepreneurial Future. 2018. Disponível em: <https://www.forbes.com/sites/serenitygibbons/2018/05/29/equipping-generation-z-for-an-entrepreneurial-future/#103ad682540c>. Acesso em: 02 de out 2018.
HEINTZE, Alex. What You Can Learn from Gen Z Entrepreneurs. 2018. Disponível em: <https://medium.com/the-generation-z-entrepreneur/what-you-can-learn-from-gen-z-entrepreneurs-b5791c56b9d1>. Acesso em: 02 de out 2018.
PATEL, Deep. 8 Ways Generation Z Will Differ From Millennials In The Workplace. 2017. Disponível em: <https://www.forbes.com/sites/deeppatel/2017/09/21/8-ways-generation-z-will-differ-from-millennials-in-the-workplace/#63aec4e576e5>. Acesso em: 02 de out 2018.
PALLEY, Will. Gen Z: Digital in their DNA. New York: JWT Intelligence, 2012.
Luiz Eduardo Brand Flores
Latest posts by Luiz Eduardo Brand Flores ($see all)
- Geração Z e o empreendedorismo - 12 de March de 2019
- Vantagens de um Hackathon - 28 de July de 2018
- Pré-incubadora: da teoria para a prática - 10 de July de 2018