Geração Z

Geração Z e o empreendedorismo

A geração que não viveu em um mundo sem internet, que os celulares e computadores já existiam e a cada ano ganhavam e ganham mais capacidade, essa é a Geração Z

Nascidos entre 1995 e 2012, nenhuma geração demonstrou um nível de proficiência ou conforto com a tecnologia em uma idade tão precoce quanto a Geração Z. Uma geração que tende a aprender as coisas sozinhos e com muita rapidez. Além disso, querem a sua independência financeira e são criativos e autênticos. Soa como todos os ingredientes necessários para um futuro empreendedor. Portanto serão apresentados alguns pontos relacionando as características da geração Z com os de empreendedores.

Vontade de aprender e descobrir novidades

Geração Z

A geração Z aprendeu a navegar em uma tela sensível ao toque antes de dominar o ABC. A resposta para qualquer coisa sempre foi uma busca na internet. Além de procurar o gif perfeito, estão utilizando a internet para transmitir vídeos on-line para aprender habilidades do mundo real. Além disso, caso se deparem com um obstáculo, parece que essa geração está a apenas alguns cliques de distância da uma solução.

Currículo completo desde criança

Geração Z

Desde a infância, a geração Z experimenta uma vida com a agenda lotada. Os pais dessa geração levavam seus filhos das aulas de inglês para a aula de música e depois para a aula de futebol. Porque lá na frente teriam que entrar em uma faculdade. O resultado disso tudo é um currículo impressionante e completo para a idade. Ademais, é uma geração de jovens que anseiam por uma oportunidade de instanciar sua independência. O empreendedorismo pode ser atraente precisamente porque permite que estes possam gerenciar a si mesmos e sejam independentes da autoridade superior. A ideia de ser o chefe de si e de seu futuro é um pequeno motor disso tudo.

 

Muito virtual e pouco pessoal

Geração Z

Comparado com outras gerações, a geração Z dedica boa parte do seu tempo criando e mantendo amizades e redes de contato por meio do mundo virtual, ao invés de encontrar essas pessoas pessoalmente. Entretanto a troca do mundo pessoal pelo mundo virtual, além de acompanhar a vida de diversas pessoas em redes sociais, pode levar depressão, ansiedade e infelicidade, uma vez que essas pessoas se comparam com os outros o tempo todo.

Multitasking

A geração Z tem uma característica bastante única que é o multitasking. O multitasking é a habilidade de fazer diversas atividades ao mesmo tempo. Pela geração ter sido criada em um mundo inundado de apps, sites, softwares e atividades, mudar entre diferentes tarefas e prestar atenção simultânea a uma ampla gama de estímulos vem naturalmente para esta geração. Portanto, essa característica é perfeita para um ambiente de trabalho que procura isso. Entretanto, ela pode ser olhado com maus olhos, pois o multitasking tem um custo que é o baixo foco e baixa concentração. A geração Z tende a ter uma menor concentração porque sempre checando seus telefones ou realizando varias tarefas ao mesmo tempo.

Portanto, o estímulo para a criatividade por meio da incorporação de conteúdos ligados a tecnologia e empreendedorismo em escolas e a conexão com o mundo empreendedor faz com que a geração Z seja mais ativa. É por isso que o Grupo VIA tem projetos de extensão ligados aos jovens que fazem parte dessa geração. O Geração VIA é o exemplo disso, pois desenvolve diversos conteúdos abrangendo as temáticas relacionadas a habitats de inovação. Para saber mais sobre o projeto acesse a página do Geração VIA do nosso site.

 

Referências:

BUCKLEY, Erika. 6 Reasons Why Entrepreneurship is a Match for Gen Z. 2018. Disponível em: <http://blogs.babson.edu/social/2018/03/06/6-reasons-why-entrepreneurship-is-a-match-for-gen-z/>. Acesso em: 02 de out 2018.

GIBBONS, Serenity. Equipping Generation Z For An Entrepreneurial Future. 2018. Disponível em: <https://www.forbes.com/sites/serenitygibbons/2018/05/29/equipping-generation-z-for-an-entrepreneurial-future/#103ad682540c>. Acesso em: 02 de out 2018.

HEINTZE, Alex. What You Can Learn from Gen Z Entrepreneurs. 2018. Disponível em: <https://medium.com/the-generation-z-entrepreneur/what-you-can-learn-from-gen-z-entrepreneurs-b5791c56b9d1>. Acesso em: 02 de out 2018.

PATEL, Deep. 8 Ways Generation Z Will Differ From Millennials In The Workplace. 2017. Disponível em: <https://www.forbes.com/sites/deeppatel/2017/09/21/8-ways-generation-z-will-differ-from-millennials-in-the-workplace/#63aec4e576e5>. Acesso em: 02 de out 2018.

PALLEY, Will. Gen Z: Digital in their DNA. New York: JWT Intelligence, 2012.

The following two tabs change content below.

Luiz Eduardo Brand Flores

Estudante da graduação de engenharia de materiais na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Investe muita energia e vontade em pesquisa e extensão sobre inovação e sonha em gerenciar um habitat de inovação.

Latest posts by Luiz Eduardo Brand Flores ($see all)