Homem Pulando De Uma Pedra A Outra

Estratégias para o empreendedor na pandemia

Estratégias para o empreendedor nesse momento não faltam: são lives, meetups, cursos, ferramentas gratuitas e até apoio de políticas públicas. O tele trabalho foi apenas o começo. A sociedade e a maneira de prestarmos serviços e trabalhar mudou.

O empreendedorismo é considerado por diversos autores como elemento fundamental no processo de desenvolvimento econômico (SHANE, 2000; VENKATARAMAN, 1997). Desse modo, Se existe um lado ‘bom’ de uma crise é o surgimento de oportunidades.

Assim, as empresas se reinventaram em suas estratégias. E neste aspecto, estamos vivendo uma crise sem precedentes, e muitos estão passando por dificuldades jamais imaginadas, como comércio fechado e empresas sem fluxo de caixa. Para reverter a crise, é preciso ter controle, métricas.

Não é só a implantação de home office que foi acelerada dentro das empresas por causa da pandemia do coronavírus. A corrida pela modernização diante da crise trouxe novos desafios para as organizações. E a gestão do conhecimento vem nos indicando que temos de ter a mentalidade de organização e planejamento.

Crise novo corona vírus

As empresas devem desenvolver estratégias para se manter ativas e funcionais. Fortalecer as relações com os clientes e parceiros é primordial. Repensar seu modelo de negócio. Mudanças, reconstruções, adaptações serão necessárias. Nessa perspectiva, os empreendedores são estudados como agentes de mudança econômica e social, que podem ser motivados por outros fatores (BOSZCZOWSKI; TEIXEIRA, 2012).

A tecnologia é uma grande aliada em tempos de crise, então, imagine um conjunto de atitudes mentais que refletem em nossos pensamentos e comportamentos? Seu mindset deve estar preparado para lidar com todas as adversidades que possam surgir ao longo da jornada (49Educação).

As empresas têm a chance única de se reinventar, focadas em resolver problemas no mundo, elas inclusive, podem reescrever o futuro da sua organização. Então, conheça ferramentas, pesquise, gerencie o conhecimento que tem, utilize a tecnologia a seu favor.

A soma desses processos tem em sua essência a capacidade de eliminar distrações e de resolver problemas de uma forma sistemática. É esse o papel do empreendedor no momento de crise. Foco e métricas.

Algumas dicas sobre o futuro dos negócios

Estes são os 10 hábitos de consumo que se tornarão comuns nos próximos anos segundo a escola 49 de educação:

1. Economia de experiência virtual
2. Shopstreaming
3. Soluções de código aberto
4. Bem-estar ambiente
5. Companhias virtuais
6. Mentor-to-protege
7. A-commerce
8. O Burnout
9. Desenvolvimento assistido
10. Símbolos de status virtuais

Sendo assim, caso a sua empresa possa resolver algum desses assuntos, contribuindo com a sociedade, não deixe de rever seu proposito. Dessa maneira, oportunizando negócios para micro e pequenas empresas neste momento. Os hábitos mudam, esteja aberto a mudanças, nesse sentido você estará preparado para enfrentar com mais estratégia nesse momento de crise.

Outras maneiras de empreender são vistas em nosso blog:

Dicas extras
REFERÊNCIAS
BOSZCZOWSKI, A. K.; TEIXEIRA, R. M. O empreendedorismo sustentável e o processo empreendedor: em busca de oportunidades de novos negócios como solução para problemas sociais e ambientais. Revista Economia & Gestão, v. 12, n. 29, p. 141-168, 2012.
49 EDUCAÇÃO. Disponível em: https://49educacao.com.br/. Acesso em: 28. 04.2020
SHANE, S.; VENKATARAMAN, S. The promise of entrepreneurship as a fi eld of research. Academy of Management Review, v. 25, n. 1, p. 217-226, 2000
VENKATARAMAN, S. The distinctive domain of entrepreneurship research. In: KATZ, J.; BROCKHAUS, R. advances in Entrepreneurship, Firm Emergence and Growth. Greenwich, CT: JAI Press, 1997. V. 3, p. 119-138
The following two tabs change content below.

Milena Teixeira

Bibliotecária e Mestranda em Engenharia do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina, onde dedica-se a pesquisar centros de inovação e parques científicos, tecnológicos e de inovação. Entusiasta da cultura de empreendedorismo e inovação, nas horas livres participa e faz a cobertura de eventos na área para o Grupo VIA.

Latest posts by Milena Teixeira (see allVIA - Knowledge Station