Smart City

Equipe VIA marca presença no Smart City Fórum Floripa

Smart City Fórum ocorreu na Softplan e destacou o lançamento do Living Lab Florianópolis

Os Smart City Fóruns são elaborados sob o molde da Smart City Expo, conferência mundial sobre cidades inteligentes que acontece anualmente em Barcelona. O conceito de cidade inteligente surgiu impulsionado pelo avanço tecnológico ocorrido entre os anos 90 e o período contemporâneo, provocando uma fusão entre a tecnologia e o espaço urbano. Em uma visão ideal, the cidade inteligente é um ecossistema urbano inovador caracterizado pela utilização generalizada de tecnologias da informação e comunicação, as TICs, na gestão de seus recursos e estrutura. De forma objetiva, essa tipologia urbana é a que realiza uma boa visão de futuro por meio da tecnologia nas seis seguintes dimensões: economy, capital humano, governança, mobility, meio ambiente e estilo de vida, as quais possuem em comum a centralidade do cidadão no ecossistema.

Saiba mais em “Cidade inteligente: a transformação do espaço urbano pela tecnologia”

Thus, de modo a englobar os diferentes aspectos desse espaço urbano, o evento contou com a participação de especialistas para debater em painéis os temas chave ao desenvolvimento de uma cidade inteligente, como: governança, mobility, energias renováveis e bairros planejados. Besides, entre os painéis, diferentes organizações públicas e privadas apresentaram seus esforços para tornar as cidades mais inteligentes. O governo municipal foi representado por Marcus Rocha, Superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação na Prefeitura de Florianópolis e, o governo estadual, representado por Jean Vogel, Vice-presidente de Tecnologia do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC).

 

Participação do Grupo VIA no Smart City Fórum Floripa

Dentre as instituições participantes no evento estava o Grupo VIA. Com um estande no local, o grupo de pesquisa apresentou algumas de suas soluções e projetos ligados ao conceito de cidade inteligente, como os games do VIA Generation e os resultados do concurso Floripa Inteligente, parceria com a Guarda Municipal de Florianópolis.

Lançamento do Living Lab Florianópolis

Ao final de um dia de ricos debates, era chegada a hora de um grande anúncio. A apresentação de Thais Nahas, consultora de cidades inteligentes da ACATE, marcou o lançamento do edital do Living Lab Florianópolis, ligado à Innovation Network Florianópolis. Essa iniciativa tem como objetivo buscar startups que desenvolvam projetos de inovação urbana e oportunizar espaço para que os residentes do local e a comunidade da região atuem como usuários das soluções ou produtos propostos pelas empresas selecionadas. O edital atual busca soluções nas temáticas: environment, turismo, saúde, economia criativa, mobilidade e gestão pública.

Saiba mais sobre living labs em nossa Série Habitats de Inovação

Com o encerramento do evento, fica evidente para nós da equipe VIA a importância do habitante na geração de uma Smart City, seja na participação ativa em políticas públicas, uso inteligente dos meios de transporte e do espaço urbano ou no esforço para uso de energias renováveis. Certamente, com tantas tecnologias e exemplos de sucesso já existentes, as chaves para um cidade mais inteligente estão em nossas mãos.

Saiba o que são Smart Cities

Saiba mais sobre essa edição do Smart City Forum Floripa

The following two tabs change content below.

Arthur de Carvalho Cruzeiro

Graduando em Engenharia de Materiais na Universidade Federal de Santa Catarina. Trabalha pela inovação e acredita na mudança através da conexão entre pessoas.