Atores Do Ecossistema De Inovação De São José E TeamVIA

Mais um ecossistema de inovação mapeado pela VIA

VIA vai a São José para mapeamento de ecossistema de inovação

O ecossistema de inovação vem sendo reconhecido como um ambiente que incentiva e propicia a interação entre os atores existentes em determinada localidade, seja país, região, estado ou município, se tornando mecanismo essencial ao processo inovativo local.

Localizado em de Santa Catarina, São José é a quarta cidade mais populosa do estado. Integra a Grande Florianópolis e possui o 5° maior PIB do Estado. Tem uma economia bastante heterogênea, baseada no comércio, nos serviços e na indústria. O polo industrial é bem diversificado, destacando-se na indústria tecnológica, de alimento, metalmecânica e na construção civil.

Simultaneamente com outras ações, a Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, em um esforço de reconhecimento e orquestração de seu ecossistema, firmou parceria com a #EstaçãoVIA para mapeamento de seu ecossistema de inovação.

Dessa forma, na ultima semana a #estaçãoVIA realizou a primeira etapa do mapeamento de ecossistema de inovação do município. Se fizeram presentes representantes da tríplice hélice da inovação, bem como da sociedade civil, de habitats de inovação, atores institucionais e de fomento.

Para saber mais sobre ecossistemas de inovação, acesso nosso e-book.

Metodologia VIA para mapeamento e orquestração de ecossistemas de inovação

A #estaçãoVIA possui metodologia própria de mapeamento de ecossistemas de inovação. Baseada na construção colaborativa dos atores locais, a metodologia possibilita a identificação dos atores que compõe o ecossistema de inovação local e quais ações são desenvolvidas por cada um.

Dessa forma, em posse dos dados colhidos é possível identificar as necessidade e potencialidades do ecossistema de inovação local. Posteriormente, com o diagnóstico feito os atores estarão munidos para abertura de um plano de ação que possibilitará a orquestração do ecossistema de inovação do município.

O desenvolvimento do local está estreitamente ligado à interação dos atores econômicos, sociais e políticos. Para que essa interação ocorra é importante a estruturação de um ambiente que proporcione a aproximação desses atores. Da mesma forma, é relevante que dessas relações se gere empreendedorismo e inovação. Nesse sentido, a existência de um ecossistema de inovação estruturado e em sincronia se mostre relevante para a geração desse desenvolvimento.

Em São José, a participação maciça dos atores demonstra o interesse local no desenvolvimento de seu ecossistema de inovação.

Grupo VIA já rodou sua metodologia em diferentes municípios de Santa Catarina, tais como Florianópolis, Blumenau, Tubarão e Chapecó. Igualmente, os municípios de Santa Maria/RS e Santarém/PA já tiveram seus ecossistemas de inovação mapeados pelo #teamVIA.

Para conhecer mais sobre nossa metodologia e levar o mapeamento para sua região, entre em contacto com a VIA!

Não deixe de acompanhar nosso blog e nossas redes sociais.

The following two tabs change content below.

Rossana Alves de Oliveira Simão Gomes

Mestranda em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. Atua como Consultora de Inovação e advoga nas áreas relativas à Propriedade Intelectual. No Grupo VIA tem como linha de pesquisa temas relacionados a promoção da inovação, tais como Habitats de Inovação; Sistemas de Inovação; Sistemas Regionais de Inovação, Ecossistemas de Inovação e Leis de Fomento à Inovação. rossanaoliveira.alves@gmail.com