Como as incubadoras de empresas se relacionam com o ecossistema de inovação?
Antes de falarmos sobre como as incubadoras de empresas se relacionam com o ecossistema de inovação, importante que saibam o que são habitats de inovação e o que é ecossistema de inovação.
Para isso, vou deixar dois e-books sobre os assuntos. São materiais de cabeceira 😉
Habitat de inovação: Alinhamento conceitual link
Ecossistema de inovação: Metamodelo para orquestração link
As incubadoras de empresas são importantes ambientes de inovação que fornecem condições e apoio para o surgimento e crescimento de novos empreendimento e negócios inovadores, gerando emprego, renda e desenvolvimento nas comunidades em que fazem parte (BERGEK e NORRMAN, 2008; MIAN, LAMINE, FAYOLLE, 2016).
Serra et al. (2009) indicam a necessidade de analisar as dinâmica das redes as quais são geradas pelos ambientes de inovação. As conexões existentes entre os habitats segundo Teixeira et al. (2016b), são pontos de conexão do ecossistema de inovação para a realização de networking entre os atores.
Quando analisamos a literatura, podemos identificar (figura 01) como as incubadoras de empresas se conectam ao ecossistema de inovação.
Figura 01 – Conexões da literatura
Nota-se que a incubadora de empresas, por meio de um dos seus monitoramentos, é capaz de medir o desempenho e promover agilidade nas empresas. A transferência de tecnologia é gerada por sua rede de inovação, ao mesmo tempo que é potencializada quando conectada a uma universidade.
Quando falamos dos centros universitários, além do empresarial, afere-se que são importantes atores do ecossistema de inovação. Por meio deles e com apoio das incubadoras de empresas, os novos negócios inovadores são impulsionados, gerando assim as spin-offs and startups, sendo importantes entidades que alavancam o empreendedorismo local.
Desta forma, quando as incubadoras de empresas servem de ponte para os agentes se conectarem ao ecossistema de inovação, conforme ilustra a figura, tendem a desempenhar um importante papel para o crescimento da inovação local, uma vez que o relacionamento entre novos negócios torna-se um ponto no compartilhamento de conhecimento, experiências e recursos junto a rede, impulsionam novas interações e a criação de novos produtos (TOMAÉL, 2005), bem como traz o desenvolvimento econômico e social para a região.
Se gostou dessa matéria segue outras sobre o assunto, tenho certeza que irão gostar:
Incubadora de empresas e os benefícios ofertados aos empreendimentos apoiados.
Innovation ecosystem – um conceito em estruturação
Ranking dos melhores ecossistemas para startups
Referências
Bergek, A.; Norrman, C. (2008). Incubator best practice: A framework. Technovation, 28, 20-28.
Mian, S.; Lamine, W; Fayolle, A. (2016). Technology Business Incubation: An overview of the state of knowledge. Technovation, 50, 1-12.
Serra, B.; Serra, F. R.; Ferreira, M. F.; Fiates, G. G. (2009). Fatores fundamentais para o desempenho de incubadoras de base tecnológica. RAI Revista de Administração e Inovação, 8(1), 221-248.
Teixeira, C. S., Vogel, J. C., Réus, I., Leonel, C. E. L., & Bastos, D. (2016). Estratégias catarinenses para a inovação. In ANPROTEC Conference.
Ricardo Silvestro
Latest posts by Ricardo Silvestro (see allVIA - Knowledge Station
- Incubadora VIA Júnior apresenta os primeiros resultados do terceiro ciclo de incubação - 16 de October de 2024
- Incubadora VIA Júnior encerrou o segundo ciclo de incubação - 15 de July de 2024
- Incubadora VIA Júnior em rota para o Pitch Day - 19 de June de 2024