Coleta Seletiva

Coleta Seletiva Solidária UFSC

Uma prática benéfica de coleta seletiva na UFSC

Na terça feira (06/06/2017) uma nova iniciativa em prol da sustentabilidade foi inaugurada, a Coleta Seletiva Solidária (CSS). Esta iniciativa tem como objetivo gerar uma melhor administração dos resíduos produzidos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Separar resíduos recicláveis descartados em toda a universidade e destiná-los à associações e cooperativas de catadores será o método.

A criação da iniciativa se deu devido ao Decreto Federal nº 5940/2006, o qual determina a “separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta, na fonte geradora, e a sua destinação às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis”. Este decreto não só tem o intuito de incentivar a reciclagem e diminuir o volume de rejeitos e resíduos destinados a aterros sanitários, como também abrange um viés social, formalizando e apoiando cooperativas e associações de catadores.

A Coleta Seletiva Solidária da UFSC espalhou diversas “lixeiras”, que na verdade são pontos de coleta de resíduos, com divisórias para cada tipo de resíduo. São três divisões: papel, resíduos recicláveis e resíduos não recicláveis. Essa ação pretende, com a ajuda conjunta de alunos e professores, facilitar a coleta e separação dos resíduos produzidos dentro do campus.

Uma comissão foi montada, desde março de 2016, a Comissão para a Coleta Seletiva Solidária (CCSS), para executar o trabalho. Alguns planos de ação com o intuito de implementar e supervisionar as atividades realizadas na coleta já foram determinados. Nesta comissão devem fazer parte pelo menos três servidores da UFSC. A atual comissão é composta de uma equipe multidisciplinar, deste modo podendo abranger mais pontos de conhecimento.

Para mais informações referentes a CCSS clique no link

 

 

A discussão quanto a coleta selectiva na UFSC também foi recomendada pelos alunos da disciplina de Habitats de Inovação na realização do desafio Ciclo VIA: como tornar a UFSC mais inteligente? Confira aqui!

The following two tabs change content below.

Luiz Eduardo Brand Flores

Estudante da graduação de engenharia de materiais na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Investe muita energia e vontade em pesquisa e extensão sobre inovação e sonha em gerenciar um habitat de inovação.

Latest posts by Luiz Eduardo Brand Flores (see all)