Simulacro De Manejo Bajo Los Efectos Del Alcohol 2

CMD: cluster de inovação tecnológica e social com foco em design na Argentina

VIA em Buenos Aires mostra iniciativas adotadas para fomentar uma Cidade Inteligente mais colaborativa e inovadora.

A equipe VIA em visita ao cluster de inovação com foco em design mostra as práticas adotadas e depoimentos sobre a vivência e as atribuições do espaço.

A VIA – Estação Conhecimento em visita à Buenos Aires pôde conhecer um dos ambientes mais inovadores da cidade. Trata-se do Centro Metropolitano de Design – CMD: um organismo baseado em inovação e design, que promove e potencializa o encontro entre a comunidade de designers, empresas e instituições junto ao sistema de geração de valor. O CMD ocupa uma área de 15 mil m² onde antigamente funcionava o mercado de peixe de Buenos Aires. Baseado nessa origem, projeto arquitetônico fez com que o espaços ficasse amplo e propício para a interação das pessoas que circulam por ele.

O Centro tem como missão fomentar e difundir o design como ferramenta estratégica para o desenvolvimento econômico, social e cultural da Cidade de Buenos Aires. Para isso, engloba ações próprias e de terceiros vinculadas à promoção do design, do empreendedorismo e das indústrias criativas tais como:

  • Conteúdos de Design: o CMD tem um Laboratório de Design e Inovação que trabalha e estuda tendências e conhecimentos incipientes de inovação. Junto à isso, existem atividades de compilação destas temáticas a fim de disponibilizar este material para a comunidade de designers através das Edições CMD que também inclui a Revista IF, proposta editorial de conteúdo vinculado à prática profissional de todos os ramos do design.
  • Tranferência de Conhecimento: Seminários e oficinas intensivas em design e negócios são a principal iniciativa para desenvolvimento dos empreendedores e profissionais de design. As mesmas são gratuitas e acontecem no auditório do CMD, o que fortalece o ambiente de integraçãos dos atores envolvidos. Besides, existem capacitações de consultoria em design estratégico, que transfere para profissionais da disciplina o treinamento para orientar negócios de outras áreas, onde o design atua como ferramenta de geração de valor.
  • Diferenciais no setor: the Etiqueta CMD e o Prêmio CMD buscar instalar na indústria e no grande mercado um conceito de excelência de design com base nos três pilares fundamentais para a criação de valor: qualidade, estratégia e inovação.
  • Escolas de Ofício: com uma infra-estrutura que conta com salas de máquinas de costura, impressoras 3D de grande porte, máquinas de corte a laser, as escolas são uma ferramenta chave para a inserção laboral no setor de design, e englobam as áreas de ofícios têxteis, alta costura, construção de móveis e artigos de couro.

Além dessas ações, uma grande parte do CMD é ocupado pela IncuBA, incubadora de empresas nas áreas de tecnologia, design, social e sustentável. Os incubados desfrutam de um espaço físico exclusivo ou compartilhado, um aporte inicial para o desenvolvimento do produto ou serviço e mentorias especializadas gratuitas. Trimestralmente existe um acompanhamento do andamento do negócio para que as orientações e mentorias sejam bem aproveitadas e adequadas ao projeto. Conversamos com uma das incubadas Natalia Romero, diretora e fundadora da Puro Fieltro, que ressaltou os benefícios do processo:

O CMD é de fato um cluster de inovação que une indústria, empresas e instituições de pesquisa aos profissionais de design para que um sistema de geração de valor seja estabelecido. Thus, promove-se o desenvolvimento da cidade de Buenos Aires como um todo aumentando seu valor competitivo e de destaque no mercado, tornando-a uma das referências mundiais no setor de design.

The following two tabs change content below.

Beatriz Maria Vicente Testoni

Graduanda em Engenharia de Materiais, estuda economia criativa e seus impactos na sociedade, com foco em cidades e distritos.