Tim Hufner 6 KTk6B8mq8 Unsplash

SAR e vinculadas lançam Programa Agroinovação SC

A Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural de Santa Catarina (SAR) e a EPAGRI, Cidasc e Ceasa/SC lançaram o Programa Agroinovação SC.

O evento ocorreu de maneira online por meio do canal Youtube da SAR. Ainda, contou com a participação do secretário Ricardo de Gouvêa, dos presidentes das quatro organizações, de servidores técnicos e administrativos e representantes de diversas entidades públicas e privadas.

O Agroinovação é o Programa de Inovação da pasta da agricultura de Santa Catarina que tem uma grande força no cenário agropecuário no Brasil, sendo um dos principais pilares da economia do Estado. Além do mais, o ecossistema de inovação está bastante desenvolvido, porém a conexão entre ambos ainda está aquém do desejado. Thus, o objetivo do Programa é potencializar a conexão entre o setor agropecuário e o ecossistema de inovação de Santa Catarina.

Neste viés, o Programa visa fomentar ações voltadas à inovação e propiciar o aprimoramento da política pública do setor. Thus, o projeto se associa a realização de três eixos de atuação:

1) conexão externa para a orquestração do ecossistema agro: realização de diagnóstico do setor de inovação voltado às atividades agropecuárias (ecossistema de inovação agro), por meio de mapeamentos;

2) infraestrutura para a inovação: desenvolvimento de metodologia para operação do Programa de Inovação;

3) mobilização interna para a inovação: disseminação dos resultados para servidores com foco em nivelamento conceitual e identificação de problemas e soluções inovadoras.

A infraestrutura para a inovação já vem sendo trabalhada internamente que agora avança para que as ações de mobilização interna envolvam mais os servidores e que a conexão externa ocorra para que o ecossistema agro do estado se fortaleça mais.

Lançamento dos chamamentos

Durante o evento também foram lançados os chamamentos para mapeamento das startups do setor agro e mapeamento das soluções inovadoras das ICTs do Estado. Portanto, as duas chamadas públicas fazem parte do Programa e foram articuladas em parceria com a FAPESC.

O evento completo pode ser acessado aqui.

As ações também podem ser acompanhadas nas redes sociais do grupo VIA em @estacaovia!

The following two tabs change content below.

Mariana Mezzaroba

Jornalista pela Universidade de Passo Fundo. Mestre e doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC. Atua em pesquisas relacionadas ao ecossistema de inovação, à inovação no setor público e como consultora no programa Living Lab Florianópolis. mariana.bomdia@gmail.com