Urban Traces. Sapiens Center 4

Centro Sapiens entre as dez iniciativas urbanas mais relevantes do Brasil

Sapiens Center é premiado no ‘Fórum Internacional HOJE Implementando Cidades Sustentáveis’, realizado entre os dias 25 and 27 de julho em Olinda (SP)

De acordo com o contexto histórico, a área leste do centro de Florianópolis foi demasiadamente afetada pela degradação física e econômica advindas da descentralização da região. Diante dessa realidade, sob luz de referências internacionais, em 14 of setembro of 2015, surge o Centro Sapiens – Distrito Criativo com a proposta de constituir novas formas de apropriações por meio do processo de revitalização urbana transformando espaços físicos e atribuindo-lhes conteúdos sociais, econômicos e culturais com foco na criação de ambientes propícios ao empreendedorismo, à criatividade e à inovação. Besides, o projeto visa promover a interação entre o cidadão e a cidade, intervindo na melhoria da qualidade do ambiente como um todo, tornando Florianópolis uma cidade mais criativa, humana e viva, especialmente em seu centro histórico.

Os parceiros da ação são Sapiens Parque e Universidade Federal de Santa Catarina, por meio do LOGO (idealizadores do projeto) e da VIA Estação Conhecimento. Besides, fazem parte do Comitê Gestor a Prefeitura de Florianópolis e Governo do Estado de Santa Catarina, FIESC-Senai, CIASC, Fundação CERTI, IBGE, SETUR, IPUF, CDL, SEBRAE, UFSC, UDESC, IFSC, Estácio, FloripAmanhã, Catarina Criativa e ICOM.

Como resultados destacam-se ações com caráter inovador e criativo, alcançando diferentes públicos como:

  • Mapa da Economia Criativa, o qual apresenta os negócios inovadores e criativos localizados na porção leste do centro histórico de Florianópolis;
  • Agenda Criativa que engloba todos os eventos que estão acontecendo no Centro de Florianópolis;
  • Viva a Cidade, feira que envolve atividades culturais que atraem pessoas e movimentam o comércio local;
  • Cocreation Lab, pré-incubadora localizada no Museu Escola da Catarinense (MESC), o qual caracteriza-se por ser um espaço de trabalho colaborativo com foco na economia criativa; o ambiente oferece gratuitamente aos projetos instalados no local um programa que contempla um acompanhamento contínuo com mentoria, palestras e oficinas;
  • Urban Traces Movement started in August 2016, que realiza intervenções na região na busca de compreender a sua realidade atual. Tendo caráter multidisciplinar, o Traços Urbanos age em prol da cultura urbana, além de fomentar a economia criativa local, entre suas execuções já concretizadas realçam-se eventos de diferentes atuações como: oficina de arte para idosos, debates sobre conceitos vinculados à cidades (como cidade limpa e cidade ativa), oficina de arquitetura para crianças, caminhada cultural pelo centro histórico com imersão (inglês e português) sobre a história e a cultura da região, de prototipagem para revitalização das ruas; em parceria com o Conselho Criativo de Sala de Cinema de Florianópolis.

O Centro Sapiens apoia a criação de uma sala de cinema popular no centro histórico e por fim, the Rota da Inovação, projeto que está sendo desenvolvido a fim de integrar ambientes de inovação para apresentar ao público de interesse o potencial de inovação da capital catarinense, em especial o centro.

Os custos da iniciativa se associam principalmente a remuneração destinada a gestão do projeto. Muitas ações são realizadas de forma voluntária ou ainda faz parte da agenda dos diversos parceiros o que torna o projeto sustentável e faz com que o Centro Sapiens seja um hub para as mudanças.

The following two tabs change content below.
Equipe de pesquisadores com foco na transformação do conhecimento de forma tangível e utilitária para a sociedade, governo e empreendedores, through education, research and extension. Atuamos de forma colaborativa e em rede, conectando pessoas e organizações ao nosso propósito.