Alexandre Debieve K3CN3UUrCxE Unsplash

Cases de Fab Labs brasileiros

Os espaços de prototipação no contexto brasileiro

A nomenclatura Fab Labs foi criada em 2001 no Centro de Bits e Átomos (CBA) do Massachusetts Institute of Technology (MIT). Dessa forma, os Fab Labs são espaços de “mão na massa”, em que os usuários podem aprender uns com os outros e assim são locais de aprendizado por meio da troca de conhecimento entre seus membros.

O modelo de fabricação digital, intitulado Fab Lab difundiu o movimento maker pelo mundo e então em 2009 criou-se a FabFoundation. A instituição é responsável por apoiar o crescimento da rede Fab Lab Internacional e pelo desenvolvimento das organizações regionais com capacidade de construção de fab labs.

De acordo com o MIT, os equipamentos exigidos para o cadastramento de um fab lab são: cortadora de vinil, cortadora a laser, fresadora de precisão, fresadora de grande formato e impressora 3D.

A seguir conheça alguns dos 50 Fab Labs brasileiros!

Fab Lab Camassary

Inaugurado em 2016, o fab lab está localizado em Camassary, na Bahia. O fab lab está na modalidade profissional e desenvolve protótipos em parceria com empresas. Bem como, disponibiliza o espaço para a realização de oficinas , eventos e workshops com o público. O Open Day, dia em que o espaço é aberto a qualquer pessoa, é realizado uma vez por semana, com cursos gratuitos para a comunidade.

Conheça aqui a sua página do Facebook para saber mais!

Fab Lab ITA

O Fab Lab está localizado em Itabuna na Bahia. Assim, caracteriza-se como um fab lab profissional e interage com o mercado. Possui um Open Day toda semana, além de disponibilizar seu espaço para os que desejem realizar projetos nele.

Saiba mais sobre o Fab Lab, aqui!

Fab Lab Cuiabá

O Fab Lab Cuiabá atua desde 2014 na tipologia acadêmica servindo de apoio para a prototipação de projetos ligados aos cursos de Arquitetura, Design e Engenharias. O Fab Lab participa de eventos nacionais e internacionais sobre fabricação digital. Além disso, possui ferramentas para programação e eletrônica.

Para conhecer mais sobre o local, clique aqui!

Pronto 3d

Turma de materiais visita a Pronto 3D!

Inaugurado em 2013, a Pronto 3D possui tipologia acadêmica e é focado para o curso de Design da Universidade Federal de Santa Catarina. Mas também, atende os alunos de outros cursos, como Arquitetura e Urbanismo e as Engenharias no geral. Além disso, o espaço é disponibilizado para eventos e oficinas para crianças de forma gratuita. Ainda, oferece capacitações à comunidade. O laboratório mescla atividades de ensino, investigación y educación.

Para saber mais sobre a Pronto 3D clique aqui!

Para conhecer mais Fab Labs brasileiros, confira nosso ebook: Fab Labs no Brasil!

REFERÊNCIAS:

CRUZEIRO, A. C.; MATOS, G. P.; TEIXEIRA, C. S. Fab Labs no Brasil. Disponível em: <http://via.ufsc.br/download-ebook-fablab-brasil/>

The following two tabs change content below.

Maria Eduarda Zanella

Estudante da graduação de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Santa Catarina. Movida por desafios, busca aprender mais sobre inovação, cidades criativas e humanas e levar o conhecimento a comunidade, fazendo de alguma forma um mundo melhor.