Como aproveitar os “Atajos del Conocimiento” da VIA
Atalhos do conhecimento: da Estação VIA para todos
Se você conhece o trabalho de nosso grupo de pesquisa, sabe que utilizamos intensamente as mídias disponíveis para disseminar conhecimento. Especialmente o conhecimento criado ou adquirido pelos nossos pesquisadores e parceiros, os quais abrangem, inevitavelmente, os habitats de inovação. Foi pensando nisso que criamos os “atalhos do conhecimento” em nosso site.
Os “atalhos do conhecimento” tornam acessível a qualquer interessado: estudante, profissional, parceiro e cidadão, o conhecimento produzido pelo #teamVIA. Porém, em meio a todo conteúdo apresentado, pode ser um desafio selecionar o tipo de publicação mais adequado ao seu objetivo de estudo. Veja abaixo as opções:
Uma breve explicação sobre as abas dos “atalhos do conhecimento”
Se você acessou essa aba em nosso site, já sabemos que está interessado em habitats de inovação 🙂 Entretanto, é a motivação para o acesso que irá definir qual o tipo de conteúdo mais adequado: se um conteúdo com maior profundidade acadêmica e científica, como os artigos e capítulos, ou se um conteúdo mais sintético e mercadológico, como a revista e alguns ebooks de alinhamento conceitual.
Artigos, capítulos ou livros e publicações em congressos:
Textos que apresentam os resultados de uma pesquisa conduzida com o método científico para responder um determinado problema e que, de alguma forma, foram aceitos ou validados pela comunidade acadêmica.
- Na aba artigos, uma boa dica é o trabalho Integração inovadora entre empresas incubadas e universidades para geração contínua de vantagens competitivas em ambientes dinâmicos, desenvolvido pelo prof. Rogerio Lacerda e outros pesquisadores com o objetivo de entender problemas gerenciais de empresas incubadas na incubadora MIDI Tecnológico e propõe modelos de decisão para os empresários a partir de seus valores e preferências.
- Em capítulos de livros está o trabalho da profa. Clarissa Stefani e outros pesquisadores sobre o Ecossistema de Inovação na Educação de Santa Catarina, o qual apresenta um panorama do Estado com vistas a seus atores do ecossistema de inovação na educação.
- Já em publicações em congressos há o trabalho intitulado Creative class: how and why to attract it to the city?, desenvolvido e apresentado pela doutoranda Ágatha Depiné no V International Congress Creative Cities, em Portugal.
Agora, caso busque uma visão geral sobre habitats de inovação, uma excelente opção é nosso livro Habitats de inovação: conceito e prática, o qual apresenta em cada capítulo o alinhamento conceitual das diferentes tipologias estudadas na VIA. E, ainda nas publicações científicas, temos também:
Dissertações:
São pesquisas acadêmicas desenvolvidas para obtenção do título de mestre e que, não precisam abordar temas ou métodos inéditos, mas ter em seu desenvolvimento o rigor de um trabalho científico.
Nessa aba, confira o trabalho desenvolvido por Tatiana Schreiner sobre Os processos de liderança na implantação de um centro de inovação a partir da perspectiva construcionista, a qual permitiu sugerir que o processo de liderança será fortalecido à medida que o grupo conseguir revisitar e ajustar a visão compartilhada, desenvolver instrumentos de apoio à coordenação dos trabalhos e compreender as necessidades de cada instituição envolvida.
Agora, passando a uma leitura mais leve e sintética 😉
Revista VIA:
É uma publicação institucional online com intuito de disseminar com concisão, referência e credibilidade as informações e conhecimentos que possam contribuir com o desenvolvimento do ecossistema inovador existente.
Esperamos ter ajudado. E aí, qual conteúdo da VIA você mais gosta?
Últimas publicaciones de VIA Knowledge Station ($see all)
- SebraeHub-SC abre edital para seu Living Lab - 5 de October de 2022
- Startup Weekend: São José recebe 3º Edição do evento na ACATE - 12 de August de 2022
- Floripa Conecta volta a cena em 2022 - 8 de June de 2022