Design Sem Nome (29)

20th Triple Helix Conference: “Governando parcerias novas e tradicionais para inovação e desenvolvimento no mundo pós-pandêmico”- SUBMISSÃO DE ARTIGOS ABERTA

Diante dos desafios impostos pela pandemia da Covid 19 que agravaram ainda mais os desafios da sociedade na era pré-pandêmica relacionados a mudança climática, exclusão social e desigualdade fazem-se necessários esforços conjuntos e colaboração dos atores inseridos nos ecossistemas de inovação para desenvolver soluções inovadoras e alcançar o bem estar e a sustentabilidade.

Universidades, organizações de pesquisa privadas e públicas (PROs) e instituições governamentais, bem como organizações industriais e sociais, devem encontrar novos arranjos de governança e formas de trabalhar em conjunto para enfrentar estes desafios sem precedentes e impulsionar a inovação em prol de um desenvolvimento sustentável e justo no mundo pós-pandêmico (TRIPLE HELIX, 2021).

Dentro desse contexto, a 20th Triple Helix Conference com o tema “Governando parcerias novas e tradicionais para inovação e desenvolvimento no mundo pós-pandêmico” será realizada entre os dias 27 a 29 de junho na Universidade de Florença, na Itália com o principal objetivo de proporcionar uma arena internacional e multidisciplinar para discutir e fazer avançar nossa compreensão das possibilidades e oportunidades das relações de interação entre universidade – governo e empresa com vistas a impulsionar a resolução de problemas complexos por meio da inovação.

IMPORTANTE : O evento ocorrerá em formato híbrido.

 

A 20ª Conferência Tripla Helix será realizada em Florença com o objetivo de reunir os principais estudiosos, formuladores de políticas e profissionais de diferentes campos e setores para promover a compreensão da dinâmica entre ciência, setor social, indústria e instituições governamentais sob os desafios contemporâneos.

Marco Bellandi – 2022 Conference Chair e Josep Miquel Piqué Huerta- THA President

Submissão de trabalhos

Faça parte dessa discussão para fortalecimento da agenda internacional de debates sobre a interação universidade- empresa e governo e impulsionamento dos ecossistemas de inovação. Está aberta a submissão de resumos de acadêmicos, profissionais e formuladores de políticas nas seguintes categorias, até o dia 31 de janeiro de 2022 para a 20th Triple Helix Conference com o tema “Governando parcerias novas e tradicionais para inovação e desenvolvimento no mundo pós-pandêmico”

São aceitos na 20th Triple Helix Conference:

Trabalhos de pesquisa: Pesquisa teórica e/ou empírica.

Experiências práticas: Praticantes apresentando casos de interações entre pesquisa, política e organizações operativas (com ênfase em sucessos/desafios, boas/más práticas, implicações atuais e futuras para a indústria e a sociedade).

Pôsteres: Resumos visuais de artigos de pesquisa e experiências práticas.

Importante: as contribuições serão revistas pelo Comitê Científico da Conferência da Tripla Hélice 2022. Os critérios de seleção incluem a relevância científica/prática do trabalho/caso proposto e a adequação a um ou mais dos temas abaixo mencionados. Nenhum comentário de revisão será fornecido.

Sessões especiais:

Esta aberta a chamada para que acadêmicos, profissionais e formuladores de políticas que estejam dispostos a organizar uma sessão especial dentro da Conferência enviem suas propostas até 31 de janeiro de 2022. A proposta deve ser submetida preenchendo o modelo das sessões especiais e enviada por e-mail para AbstractTHC2022@oic.it.

Confira o modelo.

Temas de interesse da conferência

De acordo com as intruções da 20th Triple Helix Conference os aceitos trabalhos preferencialmente, relacionados aos seguintes temas:

  1. Fundamentos teóricos e abordagens metodológicas para a pesquisa : teorias e métodos para avançar a compreensão teórica das abordagens e iniciativas de TH, incluíram extensões (por exemplo, hélice quádrupla e quíntupla).
  2. Modelos de governança e desenho de políticas para iniciativas de tripla hélice no rescaldo da Covid-19: evidências empíricas e contribuições teóricas a respeito da governança da TH e da concepção de políticas multiníveis relacionadas no pós-Covid.
  3. Avaliando o impacto das iniciativas de TH: indicadores, métricas e novos métodos para avaliar o impacto social, econômico e ambiental dos modelos TH (e suas extensões).
  4. Parcerias de atores emergentes e organizações híbridas para a co-criação de conhecimento, inovação e sustentabilidade: casos e projetos que abordam parcerias complexas intersetoriais e TH (e extensões), incluindo organizações e funções abrangentes, que visam promover a co-criação de conhecimento, inovação e sustentabilidade em diferentes contextos locais.
  5. Engajamento acadêmico, terceira missão e o impacto social das universidades após o Covid-19: novas abordagens e práticas relacionadas para organizar a terceira missão das universidades e PROs possivelmente engajando novas disciplinas (por exemplo, as humanidades), para o bem-estar das comunidades após o Covid- 19.
  6. Educação para o empreendedorismo no contexto das abordagens TH: cursos e programas de empreendedorismo e inovação no contexto das abordagens TH para melhorar as habilidades transversais e suaves dentro e fora da estrutura da Universidade Empreendedora.
  7. Impulsionar a inovação social e a transição ecológica nos ecossistemas regionais de inovação: dinâmicas de inovação social e transição ecológica em ecossistemas de inovação para impulsionar a regeneração urbana e a sustentabilidade em cidades e regiões.
  8. Conexão e atualização de distritos industriais: desempacotar os elos fracos/faltos entre os sistemas de PMEs e universidades/PROs, também no contexto de redes globais de conhecimento e cadeias de valor industrial. Impedir as condições de intercâmbio e co-criação de conhecimento. Apoiando fatores de conectividade com a pesquisa e o ensino superior dentro e através da TH.
  9. Pesquisas na periferia, buscando a excelência global e apoiando o desenvolvimento local.
  10. Pesquisa translacional em ciência da saúde no mundo pós-pandêmico: a importância das relações entre a ciência da saúde e a pesquisa transnacional, destacada pelo Covid-19 para desenvolver novas soluções (por exemplo, medicina digital) para o bem-estar da sociedade.
  11. Parcerias TH, co-patentes e relações de poder de mercado: contribuições que abordam os problemas de concentração dos direitos de propriedade intelectual e relação de poder de mercado que afetam a produção e difusão do conhecimento das universidades/PROs, e o possível papel das parcerias TH na gestão de infra-estruturas de conhecimento público para a inovação.
  12. Contribuição da TH para programas e políticas de Sustentabilidade e Recuperação: contribuições teóricas e empíricas para desembrulhar quais papéis podem desempenhar o TH (e extensões) dentro dos programas de Recuperação que os governos, tanto do Norte como do Sul Global, estão projetando e implementando para enfrentar os efeitos do Covid-19 sob objetivos de sustentabilidade econômica, social e ambiental.
  13. A quarta revolução industrial, mega tendências de inovação e novos desafios para a pesquisa de TH no mundo pós-pandêmico: contribuições sobre as mega-tendências e casos e práticas de transição digital e verde na sequência do Covid-19 onde as iniciativas (e extensões) de TH dão um apoio efetivo ou potencial a novos conhecimentos e inovação responsável (por exemplo, em cidades inteligentes ou em programas de regeneração urbana).
  14. Integração internacional e desenvolvimento local: o papel das universidades na conexão das comunidades locais com as redes globais de conhecimento: Contribuições sobre modelos e estratégias das universidades para conectar o conhecimento global às comunidades locais, para criar redes internacionais de pesquisa e relações transnacionais

Saiba mais em :

 

Veja o vídeo abaixo para mais informações sobre a 20th Triple Helix Conference com o tema “Governando parcerias novas e tradicionais para inovação e desenvolvimento no mundo pós-pandêmico”

 

The following two tabs change content below.

Ronise Suzuki_VIA

Economista e Mestre em Administração pública pela UFV. Professora e pesquisadora no IFSP e no Grupo Via Estação do Conhecimento da UFSC na área de empreendedorismo e inovação. Entusiasta que a inovação e o empreendedorismo podem transformar o mundo num lugar melhor para meus filhos e alunos.