Smart Cities

Alunos da VIA apresentam artigos sobre cidades inteligentes no ENIT 2017

VIA marca presença no ENIT e tem artigos sobre cidades inteligentes selecionados para publicação em revista.

O grupo VIA produz conhecimento principalmente na área de habitats de inovação e empreendedorismo. Sendo assim, cidades inteligentes e cidades sustentáveis tornam-se objetos de estudo para o grupo. Considerando o posicionamento das cidades, por meio de seus rankings, nota-se semelhanças entre os dois tipos de cidades e divergências entre seus resultados. Surge então campos de investigação!

O estudo, realizado pelo aluno de graduação de engenharia de materiais, Luiz Eduardo Brand Flores, buscou analisar dois rankings de cidades, sendo um de cidades inteligentes e outro de cidades sustentáveis. Os rankings analisados pelo estudo foram: Arcadis Sustainable Cities Index 2016 para cidades sustentáveis e European Smart Cities para cidades inteligentes. A partir deles, as dimensões e os indicadores de cada um foram descritos e comparados para esclarecer as semelhanças e as diferenças entre eles. No artigo, foram explorados, para melhor entendimento, os conceitos de cidades inteligentes e cidades sustentáveis. Besides that, o mesmo teve co-autoria a Professora Clarissa Stefani Teixeira, líder do grupo VIA.

Os resultados indicam a preocupação, dos dois rankings, com a saúde econômica, ambiental e populacional das cidades. É identificada, entretanto o foco de cada um é divergente em conformidade com suas propostas. O ranking Arcadis Sustainable Cities demonstrou um foco maior, como era de se esperar, nos itens que têm maior relação com a saúde ambiental. Thus, dispõe de maior quantidade de indicadores ligados à preservação do meio ambiente e do bem-estar populacional. O ranking European Smart Cities focalizou seus indicadores na parte de convivência, economia e tecnologia.

Este e outros trabalhos do VIA foram selecionados para serem apresentados no Encontro e Feira de Negócios, Inovação e Tecnologia – ENIT 2017 bem como na revista científica Revista Eletrônica do Alto Vale do Itajaí (REAVI).

What do you think? Fique por dentro do mundo de ambientes de inovação nas publicações da VIA!

The following two tabs change content below.

Luiz Eduardo Brand Flores

Estudante da graduação de engenharia de materiais na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Investe muita energia e vontade em pesquisa e extensão sobre inovação e sonha em gerenciar um habitat de inovação.

Latest posts by Luiz Eduardo Brand Flores (see all)