Building 1322511

VIA em TOUR –& Gt; Barcelona

Continuing our TOUR, after seeing some innovation habitats in Lisbon, nosso destino foi a bela e vibrante Barcelona, lugar escolhido para deslumbrarmos de perto o bairro que por ser sede do modelo inspirador denominado 22@barcelona é considerado o ambiente mais inovador da cidade: o distrito tecnológico Poblenou.

A história de Poblenou se associa a zona industrial durante os séculos XVIII e XIX, todavia, em decorrência da dispersão do local de produção, as zonas do bairro foram desocupadas e deterioradas, assim o projeto 22@barcelona surgiu no ano 2000 por iniciativa da Câmara Municipal de Barcelona com o objetivo de construir um novo modelo de cidade inteligente compacta, revitalizando a vitalidade econômica do local por meio da transformação de áreas industriais obsoletas em um espaço de elevada qualidade urbana e ambiental e com atividade de criação vinculada ao conhecimento e à inovação. Logo, os principais ideais do projeto 22@barcelona consistem em criar uma nova perspectiva sob o local, fato que tornou Poblenou em um bairro produtivo e inovador com espaços estrategicamente modernos para:

  • Implantação de empresas de inovações científicas e tecnológicas;
  • Instalação de universidades e centros de educação continuada e profissional para garantir a formação de talentos locais e na atração de talentos internacionais;
  • Criação de incubadoras para fomentar startups;
  • Construção de residências para profissionais;
  • Criação de espaços para a exibição e a difusão da inovação gerada.

 

Diante desta base teórica, podemos dizer que o 22@barcelona é considerado o projeto mais importante de transformação urbana da cidade de Barcelona nos últimos anos e um dos mais ambiciosos da Europa, com alto potencial imobiliário e renovação total das infraestruturas públicas do local. Portanto, nossa dica é a consideração desse destino para sua próxima viagem!

Vale a pena fazer um tour de bike (mobilidade muito usada por lá) para conhecer atrações como, a Torre Agbar – atualmente o terceiro edifício mais alto de Barcelona, o Parc Diagonal Mar – situado em uma zona completamente reabilitada e que deu origem a uma face contemporânea de Barcelona. Antes o espaço que era ocupado por uma indústria metalúrgica de materiais para construção nasce, com a revitalização, um parque público com proposta sustentável e a Vila Olímpica del Poblenou – local que hoje é parte do legado direto dos XXV Jogos Olímpicos realizados Barcelona em 1992.

img_20151119_085908706 dscn0762

The following two tabs change content below.
Equipe de pesquisadores com foco na transformação do conhecimento de forma tangível e utilitária para a sociedade, governo e empreendedores, through education, research and extension. Atuamos de forma colaborativa e em rede, conectando pessoas e organizações ao nosso propósito.