Laboratório De Inovação SSP

VIA faz conexão com Laboratório de Inovação da Secretaria de Segurança Pública

SSP lança laboratório de inovação a partir do programa HubGov

Órgãos governamentais têm sido incentivados a criar não apenas inovação, mas também a criar inovadores! Muitas instituições apostam na criação de laboratório de inovação como elo de potencialização. A proposta surge do Programa da WeGov chamado HubGov que atendeu 14 secretarias de estado e 55 participantes no ano de 2017.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública embarcou na jornada de inovação do HubGov e lançou o HUBSSP – um laboratório de inovação para a discussão e promoção dos desafios catarinenses que perpassam as práticas urbanas focadas no cidadão.

laboratório de inovação SSP

Laboratório de inovação SSP – HUBSSP

Dentre as iniciativas, o HUBSSP vem constantemente conectando o ecossistema catarinense, não apenas para conhecer o espaço criado, mas também para contribuir com palestras e inspirar o quadro técnico para a mudança. #GoGoGo #SCStrong

A VIA foi recebida para iniciar o ciclo de palestras sobre as principais temáticas relacionadas a inovação no setor público. Segundo a própria SSP o objetivo dos encontros é contextualizar aos servidores e convidados as conhecidas “Tags da Inovação” que podem ser definidas como temas, metodologias, procedimentos e abordagens, as quais influenciam diretamente na gestão e, consequentemente, na relação entre governo e sociedade!

A VIA apresentou o tema “Ambientes de criatividade e inovação em governo: chegam para ficar?” O conceito de habitats de inovação foi abordado. Com ele foi posicionado o contexto dos laboratórios de inovação. Considerados como espaços que buscam proporcionar um acesso aos meios de experimentação, compartilhamento, movimentos mão na massa e resolução de problemas reais, os laboratórios de governo precisam impactar a sociedade, explica prof. Clarissa Stefani Teixeira.

Os cases da Colômbia foram apresentados para fonte de inspiração! Com ele o Livro As lições de Bogotá e Medellín: do caos a referência mundial foi entregue a SSP! Espaços públicos de qualidade e as estratégias de inovação e empreendedorismo também foram apresentados como fonte de promoção para a segurança. Para a efetiva segurança das pessoas o estado e a iniciativa privada precisam manter ações diversas, inclusive educativas. Assim, ações de cunho repressivas necessitarão ser cada vez menos necessárias, e quando existentes mais efetivas.

A iniciativa da Rede de Monitoramento Cidadão também foi apresentada e vem sendo considerada estratégica para o acompanhamento dos indicadores de Florianópolis. A RMC também coleta dados acerca da percepção cidadã. De maneira geral, pode-se dizer que no ano de 2017 as principais preocupações do cidadão estão para as questões de segurança. Mesmo que problemática essa percepção gera oportunidades para o Laboratório de Segurança Pública.

Juntos vamos fazer a diferença! No primeiro trimestre letivo de 2018, a VIA Estação Conhecimento irá disponibilizar disciplina de pós-graduação em Habitats de Inovação, no Programa de Engenharia e Gestão do Conhecimento. O foco da disciplina será Distritos de Inovação. De forma prática o case do Distrito do centro da cidade de Florianópolis – Centro Sapiens será analisado! Potencial para a mão na massa do HUBSSP! #VIAcidades

 

The following two tabs change content below.
Equipe de pesquisadores com foco na transformação do conhecimento de forma tangível e utilitária para a sociedade, governo e empreendedores, por medio de acciones de educación, investigación y educación. Atuamos de forma colaborativa e em rede, conectando pessoas e organizações ao nosso propósito.