Hackathon

Vantagens de um Hackathon

O hackathon também apresenta impacto fora da indústria de tecnologia.

Indústria da moda, segurança pública, prefeituras, setores de energia estão aproveitando o Hackathon por vários motivos. Estes realizam os eventos para promover: o brainstorming disruptivo, a solução de problemas e a inovação dentro das empresas. Essas sessões intensivas de brainstorming podem alterar os padrões existentes da empresa, fluxos de trabalho e resolver problemas insolúveis. Então apresentaremos este novo método de colaboração e discutimos seus prós e contras.

Mas o que é o hackathon?

Um hackathon é um evento colaborativo que surge da cena de programação. Realiza-se uma maratona de programação na qual hackers se reúnem por horas, a fim de explorar dados abertos para desenvolver projetos de software ou mesmo de hardware. O termo foi cunhado pela OpenBSD em em junho de 1999 nos Estados Unidos, quando um grupo de desenvolvedores se reuniu em uma casa para escrever códigos.

Hoje em dia, entretanto, o evento não tem mais o mesmo formato que na época, mas segue os mesmos princípios. Pessoas de várias origens e com diferentes conjuntos de habilidades se encontram em um local decidido, dentro de um período de tempo, para criar soluções inovadoras para cenários tradicionais. Um hackathon de sucesso geralmente resulta na conclusão de novos protótipos.

Consiga mais em menos tempo com hackathon

O benefício mais evidente de um hackathon é sua eficiência. Porque em poucas horas, dias ou mesmo fins de semana, pequenas equipes buscam soluções para problemas de uma empresa, setor público ou até de uma cidade. O limite de tempo em um hackathon força os participantes a extrair o melhor de suas ideias e utilizar em soluções possíveis.

As “dores”, como são chamados os problemas, geralmente são perguntas abertas sem objetivos precisos. Na verdade, isso faz com que as equipes tenham uma maior liberdade para acharem soluções. Por exemplo: “Como podemos alcançar mais clientes?”, “Como podemos baixar os custos da empresa?”, “Como podemos melhorar a segurança das pessoas?”. São problemas com múltiplas soluções, entregues às equipes da maratona.

Encontre soluções inovadoras com uma mudança radical no pensamento

Os hackathons são eventos que estimulam a criatividade dos participantes, promovem a resolução de problemas e a tomada de riscos em um ambiente casual. A diversidade de participantes garante uma infinidade de perspectivas e o limite de tempo em hackathons cria uma atmosfera produtiva. moreover, várias cabeças pensando em conjunto, podem criar ideias completamente novas. Tudo isso aumenta a chance de encontrar soluções inovadoras para problemas.

Equipes da própria instituição podem participar e usar o hackathon para benefício da mesma. Estas equipes podem se soltar da parte burocrática da corporação que impede o pensamento criativo, logo superando a dificuldade de aceitar a inovação dentro da empresa.

As maiores vantagens dos hackathons também trazem certos riscos para eles. Principalmente em função do organizador ter pouco “controle” sobre o progresso dos projetos individuais devido à liberdade criativa disponível e deve ter grande confiança nas equipes.

Hackathons custam tempo e dinheiro, mas valem a pena

Antes de começar a planejar um hackathon, devemos mencionar brevemente algumas desvantagens óbvias: Hackathons custam dinheiro e tempo. Não é apenas o custo de localização, alimentação, equipe e equipamentos. Também é necessário fornecer uma atmosfera criativa e uma metodologia adequada para garantir a alta produtividade das equipes. Um hackathon é um evento que precisa ser planejado e gerenciado.

Besides that, a solução de um hackathon nem sempre é totalmente utilizável, mas se trabalhada melhor num pós-evento pode se tornar aplicável. Se o tópico não é atraente o suficiente para os participantes, ou expectativas para as soluções são muito altas, ou a premiação não é boa para atrair bons participantes, um hackathon pode se tornar mais atrativo apenas para a mudança de cultura da instituição.

Metodologia do VIA

Os hackathons devem ter um alto planejamento e preparo, pois quando estas etapas bem cumpridas o evento se faz um sucesso. Por conta da necessidade deste alto planejamento, do interesse de levar o conhecimento da academia para o mercado e da disposição do mercado para realizar eventos assim, o grupo VIA criou a sua metodologia de Hackathons. O grupo reuniu a sua experiência com eventos Hackathons, além do conhecimento gerado na academia para desenvolver a sua metodologia.

Ela envolve duas principais etapas: pré-evento e evento. No pré-evento, são alinhados os interesses do cliente com a experiência do VIA para preparar o evento da melhor forma. Também será desenvolvido um plano de trabalho e apresentadas ferramentas para facilitar toda a organização. Besides that, as equipes de mentores e de organizadores são selecionadas e passarão por capacitação. Para o evento, as equipes seguirão uma sequência como Design Thinking prevê. Identificando problema e solução e às validando com o auxílios de Canvas preparados exclusivamente para o evento. moreover, os mentores sempre estarão alinhados com tudo, assim terão maior efetividade na abordagem com as equipes.

Ao todo, o Hackathon pode ser considerado uma ideia nova e excitante. Ele revela um potencial oculto e permite às empresas inovar e fomentar a inovação. O evento também serve para uma mudança de mindset da empresa. Após o evento, os funcionários não são mais os mesmos.

Dentro do site da VIA temos uma área só para o Hackathon: Confira aqui

The following two tabs change content below.

Luiz Eduardo Brand Flores

Estudante da graduação de engenharia de materiais na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Investe muita energia e vontade em pesquisa e extensão sobre inovação e sonha em gerenciar um habitat de inovação.

Latest posts by Luiz Eduardo Brand Flores (see all)