TRILHA DA INOVAÇÃO!
Aqui você encontrará disciplinas relacionadas à inovação que consiste no desenvolvimento para o mercado de produtos, processos, métodos ou sistemas não existentes anteriormente, ou característica nova desenvolvida para produtos, processos e/ou serviços já existentes com repercussões socioeconômicas. Escolha o centro e saiba mais!
MPE310001 Assistance projects and technological innovation – Proposição, aplicação e avaliação de projetos assistenciais em gestão do cuidado e inovação tecnológica, em abordagem individual, familiar ou a grupos da comunidade, fundamentado em uma teoria de enfermagem e/ou de outras áreas do saber.
Pós Graduação: Nursing care management/CCS
Carga Horária: 90h. Mandatory. Mais informações.
EPS510024 Inovação em Produtos, Serviços e Processos – A disciplina procura apresentar a definição e os tipos de inovação. E apresenta os seguintes tópicos – Processo de inovação: conceito, fases e gestão; Geração e seleção/conversão de ideias: critérios e métodos; Prospecção tecnológica e propriedade intelectual; Inovação aberta; Gestão de portfólio de projetos de inovação; Modelos do funil e stage-gate; Visão geral sobre sistema nacional de inovação e instrumentos de política pública de estímulo à inovação.
Pós Graduação: Production Engineering
Workload: 45h. Optativa. Mais informações.
ECM410013 Management of technological innovation – A disciplina apresenta a inovação como vantagem competitiva, os conceitos fundamentais (propriedade intelectual e tipos de inovação), a inovação como processo de gestão, o planejamento estratégico para a inovação, o financiamento de projetos de pesquisa, o gerenciamento de projetos com foco em inovação, a elaboração de projetos de pesquisa, os indicadores de inovação, as formas de cooperação (terceirização, licenciamento, consórcios, alianças estratégicas, joint venture, redes), as ferramentas sociais de inovação, as ferramentas de engenharia de inovação, o Perfil, Competência e Responsabilidade e o papel na Organização.
Pós Graduação: Mechanical Science and Engineering
Workload: 45h.Optativa. Mais informações.
EGC510020 Inovação, Empreendedorismo e Capital de Risco – Disciplina de capacitação do aluno sobre as oportunidades existentes de planejamento de novos negócios baseados em inovações. Inovação será definida num contexto amplo, envolvendo tanto a inovação tecnológica, a mais conhecida, até as inovações de gestão, processo, produto, serviço e mercado. Empreendedorismo será abordado como uma oportunidade de criação de uma nova empresa ou de um novo negócio dentro de uma empresa já existente. Dentre as formas de dinheiro possíveis para o novo negócio, será enfatizado o capital de risco, o chamado dinheiro inteligente. Em cada edição da disciplina, será sugerido um tema central de momento para o desenvolvimento dos trabalhos.
Pós Graduação: Engineering and knowledge management
Workload: 30h Trimestrias. Optional. Mais informações.
EGC510035 T.E.G.C. Gestão da Inovação na Prática das Empresas – A disciplina apresenta casos práticos de sucesso reportados na literatura, casos de fracasso reportados na literatura, a gestão da inovação, casos correntes em empresas reais, os aspectos fundamentais da inovação nas empresas, o plano Estratégico de Inovação e as PEIs de empresas reais.
Pós Graduação: Engineering and knowledge management
Workload: 30h Trimestrais. Optativa. Mais informações.
EGC510038 T.E.G.C. Direito da Inovação e Gestão do Conhecimento – A disciplina busca apresentar a Inovação aberta e o papel do Direito e da Gestão do Conhecimento na pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico, a proteção e transferência dos resultados da P&D, o estudo comparado sobre as políticas públicas de inovação e seus modelos, o estudo comparado das políticas de P&D, propriedade intelectual, transferência de C&T e empreendedorismo de universidades no Brasil e no exterior.
Pós Graduação: Engineering and knowledge management
Workload: 30h Trimestrais. Optativa. Mais informações.
EGC510040 T.E.G.C. Fundamentos de Gestão da Inovação – A disciplina apresenta as bases conceituais e importância da inovação, a visão geral da inovação como processo, os modelos de inovação, o mercado e tecnologia, os direcionadores da inovação: estratégia, liderança e cultura, o front end da inovação, a gestão de projetos e desenvolvimento da inovação, a implantação da inovação, a inovação em serviços, a inovação em processos, a inovação em marketing e organizacional e os indicadores para a inovação.
Pós Graduação: Engineering and knowledge management
Workload: 30h Trimestrais. Optativa. Mais informações.
EGC510019 Innovation intelligence – A disciplina aborda o conceito e a importância da inovação ;perspectiva histórica dos processos de inovação; Front end da inovação; identificação e seleção de oportunidades; geração e seleção de ideias; desenvolvimento e seleção de conceitos; inteligência competitiva; inteligência empresarial; redes sociais; modelos de negócio.
Pós Graduação: Engineering and knowledge management
Workload: 30h Trimestrais. Optativa. Mais informações.
MGA310016 Innovation in management of the evaluation – A disciplina apresenta as Origens Econômica e Sociológica do Processo de Inovação (Pensamento de Schumpeter). Visões da Inovação e da Evolução Tecnológica. Conceitos de inovação; Tipos de inovação. Importância da inovação; Características das instituições inovadoras. Aptidões e papéis no processo de inovação. Gestão da mudança. Cultura organizacional e inovação. Organização para a inovação. Indicadores de inovação. Tendências de inovação em métodos e gestão da avaliação.
Pós Graduação: Methods and Management evaluation/Multidisciplinary
Workload: 45h. Optativa. Mais Informações.
TIC410007 Tecnologia e Inovação – A disciplina aborda os assuntos de ciência, tecnologia e desenvolvimento, modelo de tríplice hélice, política industrial e de ciência e tecnologia, sistema de inovação, fontes de inovação e competitividade provenientes de parques e incubadoras de empresas de base tecnológica. Também, sobre agências de fomento, incentivos fiscais, propriedade intelectual, lei da inovação e sua regulamentação e proteção e acesso aos recusos genéticos.
Pós Graduação: Information and communication technologies
Workload: 45h. Optativa. Mais informações.
TIC410010 Tópicos Especiais em Tecnologia, Gestão e Inovação – A disciplina pode ter emanta variável, de acordo com o desenvolvimento das linhas de pesquisa do programa, que podem ser de tecnologia, gestão e inovação. Também, geralmente estão relacionadas às atividades de pesquisa e extensão realizadas nas áreas de concentração do curso de mestrado.
Pós Graduação: Information and communication technologies
Workload: 45h. Optional. Mais informações.
TIC410002 Technology management – A disciplina aborda assuntos de Planejamento estratégico do desenvolvimento tecnológico. Gestão do capital intelectual. Organização para a tecnologia. Projetos de desenvolvimento de produtos e processos de base tecnológica. Papel do P&D&E nas empresas. Ferramentas de Gestão da Tecnologia. Engenharia simultânea. Processos, formas e atores na Transferência de Tecnologia. Redes de inovação.
Pós Graduação: Information and communication technologies
Workload: 45h. Mandatory. Mais informações.
NIT04 Methodology of Scientific Research – Technology and Innovation – A disciplina aborda a estrutura do trabalho científico. Conceituação de conhecimento. Tipos de conhecimento. Ciência e Tecnologia e sociedade. Método científico. Conceituação, tipos e metodologia de pesquisa. Projeto de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico e conseqüente potencial de inovação. Pesquisa em acervos físicos e virtuais: títulos, base de dados, periódicos, patentes, marcas, desenhos industriais. Sites de busca. Normas técnicas para formatação de trabalhos. Elaboração de artigos técnico-científicos, relatórios técnicos, manuais de operação, protocolos, e dissertação de mestrado. Noções de ética e discussão dos seus múltiplos usos na profissão, nas organizações e na sociedade. Inter-relacionamento da ética com ciência, tecnologia e inovação.
Pós Graduação: Intellectual property and technology transfer for Innovation
Workload: 45h. Mandatory. Mais informações.
NIT07 Projetos em Ciência, Tecnologia e Inovação – A disciplina apresenta a evolução dos sistemas de fomento para projetos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil, Fundos Setoriais, incentivos baseados em renúncia fiscal. Papel das agências de fomento à inovação. Política de Inovação e a sua relação com NITs. Diretrizes Estratégicas nas áreas de atuação em inovação tecnológica. Regras para averbação dos contratos de transferência de tecnologia. Processos de gestão de projetos. Estrutura de projetos e sua adequação para as fontes de financiamento. Regras e arcabouços institucionais e sua relação com os itens possíveis nos projetos. Projetos em rede do tipo JIP (Joint Industrial Projects) e sua relação com mapas tecnológicos nacionais, internacionais e industriais.
Pós Graduação: Intellectual property and technology transfer for Innovation
Workload: 45h. Optional. Mais informações.
NIT05 Políticas Públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação e o Estado Brasileiro – A disciplina aborda a construção Administrativa do Estado Brasileiro: estrutura atual; breve histórico; interações sistêmicas entre os diversos organismos e inter-relação entre aspectos administrativos e aspectos econômicos financeiros e não financeiros. Legislação e programas de apoio ao desenvolvimento. Relacionamento com o setor produtivo. Interação universidade-empresa, incubadoras, parques tecnológicos, organizações sociais. O desenvolvimento e institucionalização da ciência, da tecnologia e da inovação no Brasil e sua comparação a nível internacional. Inserção e relação da estrutura do estado brasileiro com a Propriedade Intelectual e com a Transferência de Tecnologia. Formação e crescimento da pós-graduação que potencializa PIETT. Políticas públicas e relações internacionais.
Pós Graduação: Intellectual property and technology transfer for Innovation
Workload: 45h. Mandatory. Mais informações.
NIT14 Management of technology transfer Innovation Environment – A disciplina aborda as formas de gestão da Transferência de Tecnologia nos diversos ambientes de inovação. Apresentação e discussão de conceitos de gestão da transferência de tecnologia em ambientes de inovação, seus reflexos estratégicos em relação ao desempenho das organizações e sua aplicação no mundo corporativo. Modelos de gestão de transferência de tecnologia passiveis de aplicação no desenvolvimento da inovação nos ambientes das empresas.
Pós Graduação: Intellectual property and technology transfer for Innovation
Workload: 45h. Optional. Mais informações.
NIT18 Innovative environments and their systemic interactions – A disciplina apresenta as características do empreendedor e mitos associados. O processo do empreendedorismo. Oportunidades de negócio. Empreendedorismo corporativo. Empreendedorismo tecnológico: parques tecnológicos e incubadoras de empresas. Plano de negócio. Empreendedorismo inovador e sua dependência de setores tecnológicos específicos. Geração e gestão de negócios inovadores nas áreas tecnológicas. Sistemas de inovação.
Pós Graduação: Intellectual property and technology transfer for Innovation
Workload: 45h. Optional. Mais informações.
NIT01 Conceitos e Aplicações de Propriedade Intelectual (PI) – A disciplina apresenta uma introdução à PI, como ocorreu sua evolução Histórica. Marcos legais e acordos internacionais. Tipos de PI: direito autoral; propriedade industrial; indicação geográfica; marcas. Patentes de invenção e patentes de modelos de utilidade. Desenho industrial. Cultivares. Busca de anterioridade e sua relação com prospecção tecnológica e avaliação da pertinência de apropriar criações. Gestão de PI. Procedimentos de apropriação no Brasil e no exterior.
Pós Graduação: Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação
Workload: 45h. Mandatory. Mais informações.
NIT02 Conceitos e Aplicações de Transferência de Tecnologia (TT) – A disciplina apresenta uma introdução à TT. Evolução histórica. Marcos legais e acordos internacionais. Identificação de parcerias para TT. Noções de negociação e valoração. Termos contratuais para formalização de TT e seu registro no Instituto nacional de Propriedade Industrial (INPI). Processos institucionais de gestão da TT antes e após assinatura dos termos contratuais. Gestão de projetos de inovação. A TT como forma de impulsionar empreendedorismo em setores tecnológicos, em ambientes de inovação em suas interações sistêmicas.
Pós Graduação: Intellectual property and technology transfer for Innovation
Workload: 45h. Mandatory. Mais informações.
NIT03 Technological Prospecting – A disciplina aborda a busca de anterioridade, mapeamento patentário, monitoramento tecnológico, vigilância tecnológica, prognóstico ou previsão tecnológica, mapas tecnológicos, etc. A importância da prospecção tecnológica em setores intensivos de PeD. Uso e gestão estratégica da informação e inteligência competitiva. Gestão do conhecimento e visão de futuro. Metodologias e estratégias de prospecção tecnológica. Concretização para os casos concretos de cada um dos alunos.
Pós Graduação: Intellectual property and technology transfer for Innovation
Workload: 45h. Mandatory. Mais informações.
NIT06 Scientific and technological indicators – A disciplina aborda o desenvolvimento e a importância dos indicadores. O uso dos indicadores: prós e contras. Indicadores de input: investimentos e formação de recursos humanos. Indicadores de output: publicações, citações em revistas científicas e em patentes, depósitos e concessões de patentes, etc. Indicadores de gestão. Patente como fonte de informação: índice de dependência tecnológica, de difusão tecnológica, de autossuficiência tecnológica e de especialização tecnológica. Estudo do caso Brasil em comparação com outros países. Indicadores de eficiência, eficácia e efetividade. Distribuições estatísticas de indicadores e análise comparativa covariante e multivariada.
Pós Graduação: Intellectual property and technology transfer for Innovation
Workload: 45h. Optional. Mais informações.
NIT08 Qualitative and quantitative research – A disciplina aborda métodos e técnicas de coleta de dados em pesquisa qualitativa. Análise e tratamento de informações em pesquisa qualitativa. Métodos de análise qualitativa e análise de conteúdo. Análise léxica. Tipos e natureza das variáveis. Introdução à elaboração de instrumentos de medida. Estimação de intervalo e testes de hipóteses. Tipos e técnicas de amostragens. Desenvolvimento de escalas. Preparação dos dados e critérios de validação. Regressão linear simples e múltipla. Mineração de textos e sua análise covariante como componentes principais e outros. Análise exploratória dos dados: definição do problema. Organização dos dados. Visualização dos dados originais. Transformação/processamento dos dados: PCA: Análise de Componentes Principais. Covariância. A matriz de variância-covariância. Interpretação dos resultados. HCA: Análise Hierárquica de Agrupamentos. Interpretação dos resultados. PLS: Mínimos Quadrados Parciais. Interpretação dos resultados. Construção de modelos de classificação: Reconhecimento de padrões por SIMCA.
Pós Graduação: Intellectual property and technology transfer for Innovation
Workload: 45h. Optional. Mais informações.
NIT10 Intellectual property and its aspects in biotechnology and health – A disciplina aborda a inserção da biotecnologia moderna no sistema de propriedade intelectual, suas vertentes em fármacos e saúde e respectivas especificidades da elaboração dos documentos de patentes. Mecanismos legais existentes para a proteção das criações intelectuais no campo da biotecnologia no Brasil. Estratégias e finalidades da busca de informações contidas em documentos de patentes da área. Interface entre a proteção patentária no campo de biotecnologia e a legislação de acesso aos recursos genéticos e ao conhecimento tradicional associado. Direitos intelectuais de propriedade e desenvolvimento das inovações por setor industrial como alimentício, químico, farmacêutico e saúde. Análise dos aspectos econômicos e institucionais ligados à questão de monopólio de patentes no contexto de economias em desenvolvimento e nos impactos na mudança da legislação brasileira.
Pós Graduação: Intellectual property and technology transfer for Innovation
Workload: 45h. Optional. Mais informações.
NIT11 Intellectual property in the Chemical and Food Industries – A disciplina aborda a inserção da indústria alimentícia e química moderna no sistema de propriedade intelectual e respectivas especificidades da elaboração dos documentos de patentes. Mecanismos legais existentes para a proteção das criações intelectuais no campo da indústria alimentícia e química no Brasil. Estratégias e finalidades da busca de informações contidas em documentos de patentes da área. Interface entre a proteção patentária no campo de indústria alimentícia e química e a legislação de acesso aos recursos genéticos e ao conhecimento tradicional associado. Direitos intelectuais de propriedade e desenvolvimento das inovações no setor industrial como o de energia, alimentício, químico, farmacêutico e de saúde. Análise dos aspectos econômicos e institucionais ligados à questão de monopólio de patentes no contexto de economias em desenvolvimento e nos impactos na mudança da legislação brasileira.
Pós Graduação: Intellectual property and technology transfer for Innovation
Workload: 45h. Optional. Mais informações.
NIT12 Intellectual property in engineering and information and communication technologies – A disciplina aborda o Sistema de propriedade intelectual nas engenharias. Mecanismos legais existentes para a proteção das criações intelectuais no campo da engenharia e das tecnologias da informação e comunicação no Brasil e respectivas especificidades da elaboração dos documentos de patentes e registros de softwares. Estratégias e finalidades da busca de informações contidas em documentos de patentes da área. Direitos intelectuais de propriedade e desenvolvimento das inovações no setor industrial com foco em tecnologias. Proteção de propriedade intelectual de programas de computador, topologia de circuitos integrados. Modelo norte americano baseado em patentes de software. Aspectos econômicos e institucionais ligados à questão de monopólio de patentes no contexto de economias em desenvolvimento e seus impactos na legislação brasileira e suas mudanças.
Pós Graduação: Intellectual property and technology transfer for Innovation
Workload: 45h. Optional. Mais informações.
NIT13 Intellectual property in agrobusiness – A disciplina aborda formas de proteção utilizadas no agronegócio tendo como referência as suas fontes de dinamismo tecnológico e respectivas especificidades da elaboração dos documentos de patentes. Formas de proteção que envolvem a propriedade industrial (patentes de invenção e de modelo de utilidade, marcas, desenho industrial, indicações geográficas), direitos de autor (artigos científicos e programas de computador), proteções sui generis (cultivares, biodiversidade, conhecimento tradicional). Utilização de estratégias de utilização de formas de proteção distintas.
Pós Graduação: Intellectual property and technology transfer for Innovation
Workload: 45h. Optional. Mais informações.
NIT15 Systemic valuation of intellectual property and technology transfer – A disciplina aborda métodos de valoração, fluxo de caixa descontado (FCD), modelos de precificação de ativos financeiros (CAPM), comparação com produtos no mercado, custos alternativos, regra dos 25%, opções reais, métodos binomiais e Monte Carlo, política única fixa para todos os licenciamentos, outros métodos de valoração.
Pós Graduação: Intellectual property and technology transfer for Innovation
Workload: 45h. Optional. Mais informações.
NIT16 Contract negotiation and formalization of technology transfer – A disciplina aborda Termos financeiros: avaliação, formas e pagamento. Avanço tecnológico e desenvolvimento. Valoração de ativos intangíveis. Prospecção tecnológica como ferramenta de negociação. Visão do mercado tecnológico. Estudos de mercado e sua relação com plano de negócio. Avaliações preliminares qualitativas que afetam os ganhos econômicos. Royalties (royalties mínimos, royalties escalonados ou variáveis). Pagamento inicial ou taxa de acesso à tecnologia (lump sum). Pagamentos fixos (installment payments). Transferência de know how. Assistência técnica. Penalidades e indenizações. Ferramental necessário. Simulação prática de negociação pelos próprios alunos.
Pós Graduação: Intellectual property and technology transfer for Innovation
Workload: 45h. Optional. Mais informações.