IMG 20171006 212837859

Startup weekend women é realizado em sua segunda edição em Floripa

Ecossistema de Floripa se fortalece com a edição women

O empreendedorismo é algo que é aprendido ao longo dos anos e o startup weekend vem a contribuir com a cultura empreendedora engajando as pessoas para o pensamento empreendedor. Com o sucesso do primeiro SWFloripawomen, realizado no ano de 2016, a segunda edição chega em Floripa com mais de 100 participantes e um time especialista de mentores experientes! Realizado no SEBRAESC o evento conta com importantes nomes do empreendedorismo e com a facilitação de Cárlei Nunes.

O SW é uma alternativa para as pessoas que tem dificuldade de entender o se perfil empreendedor. Os participantes são convidados a sair de sua zona de conforto e ousar na busca de respostas quanto a iniciativas que as equipes venham a ter! Será um final de semana incrível!

No primeiro dia, foram 52 ideias e ao final 13 equipes foram formadas para a intensa maratona de 54 horas de mão na massa.

As equipes resolvem os seguintes problemas:

  • Momentos felizes: melhorar a vida de pessoas com Alzheimer
  • Reforma certa: localizar prestadores de serviços e qualificar os mesmos
  • Aposentados ocupados: encontrar trabalho para aposentados que ainda queres fazer algo
  • Mulheres também dropam: ajudar mulheres que querem aprender a surfar encontrando grupos e transporte
  • Valoriza artesão: plataforma que possibilita encontrar matéria prima e com tutoriais para o artesanato
  • Fimc: ferramenta de inovação e melhorias colaborativas. Plataforma onde os colaboradores de uma empresa podem colocar ideias para melhorar processos
  • Go Bike: encontrar pessoas para andar de bike
  • Sobrou na obra: plataforma colaborativa que conecta pessoas que terminaram suas obras e tiveram sobras com aqueles que estão começando
  • Fit everplace: plataforma para turistas que não têm ambiente para a prática de esportes ocupando assim espaços vazios e academias com público
  • Vale orgânico: encontrar uma forma das feiras de rua aceitarem ticket de alimentação
  • RH: criar uma plataforma onde o processo de contratação de funcionários seja mais agradável com resposta rápida e mais direcionada para pessoas e para empresas
  • Us perus: utilizar sobras (comidas e bebidas) de festas
  • Localiza: gps no ônibus

Mas aguardem, pois, as equipes estão PIVOTANDO, pois as ideias estão ainda sendo validadas!

O evento vem fortalecer o engajamento das pessoas nas questões de empreendedorismo e, a partir de uma imersão potencializada por palestras, mentorias e contato com usuários reais, permite a tomada de decisão para a condução dos negócios.

Da ideia ao MVP

O evento possibilita que as pessoas possam pensar fora da caixa para resolver diversos problemas que percebem! Entretanto, a mentora Emília Chagas da Contentools questiona se as soluções desenvolvidas realmente são necessárias. Em muitos casos, produtos que ninguém quer são lançados no mercado! CUIDADO! Por isso, o MVP é tão importante. Ele permite aprendizado para novas propostas e para a decisão de ações no próprio produto.

Na verdade, o startup weekend permite resolver um problema (que muita gente possui) em apenas um final de semana. EXPERIMENTAÇÃO TOTAL é encontrada no #swfloripawomen!

Para passar realmente da ideia ao mínimo produto viável é preciso sair para a rua e falar com aqueles que sentem a dor, that is, que apresentam os problemas. #GoGoGo

ATENÇÃO! Os produtos não precisam ter todas as funcionalidades para serem testados. O MVP ajuda a responder o que o cliente quer, qual a melhor resposta e experiência ao usuário. O MVP evita esforço que não gera aprendizado. Bora criar o MVP para validar com o usuário?

Então, não tenha complexo do visionário!! Não ache que o cliente não sabe o que quer. Você precisa entende-lo!

The following two tabs change content below.
Equipe de pesquisadores com foco na transformação do conhecimento de forma tangível e utilitária para a sociedade, governo e empreendedores, through education, research and extension. Atuamos de forma colaborativa e em rede, conectando pessoas e organizações ao nosso propósito.