Madrid Río

Madrid Río – a nova cara da revitalização urbana

O projeto Madrid Río e como a revitalização urbana vem mudando ao longo do tempo

O planejamento das cidades está se transformando, as prioridades estão mudando. A noção de qualidade de vida se tornou tão importante quanto trabalhar, produzir e progredir. E, para alcançar este novo conceito de cidade, algumas reestruturações são necessárias e a revitalização urbana entra em cena. O projeto Madrid Río, coordenado pelo arquiteto espanhol Ginés Garrido, é um belo exemplo disso.

Em 2005, na Espanha, um extenso projeto de revitalização urbana enterrou os 6 km das vias marginais da autoestrada M30, contíguas ao Rio Manzanares. Este soterramento permitiu a liberação de 50 hectares de terra abrindo a possibilidade para a um parque linear conhecido como Madrid Río.

Madrid Río

Foi iniciada então, uma competição internacional para a revitalização desta área recuperada. A equipe vencedora propôs resolver a situação urbana exclusivamente por meio de arquitetura da paisagem. O parque Madrid Río faz parte de um projeto mais amplo, called Madrid Calle 30, considerado um dos mais importantes em termos de revitalização urbana na Espanha.

O espaço público e a sua essência

Foram criadas áreas de lazer, passagens para pedestres, ciclovias, quadras esportivas, equipamentos públicos e até mesmo uma praia artificial. O que Madrid Río faz é aliar dois objetivos urbanos fundamentais em um só desenho: a necessidade da mobilidade em uma cidade cada vez mais saturada e a necessidade de espaços públicos para investir na qualidade de vida das pessoas. Este projeto concilia muito bem estes principais propósitos: além de trazer a revitalização do espaço, também renova a paisagem, convertendo antigas barreiras (a autoestrada) da cidade em costura entre seus cenários.

Madrid Río

Colaborando ainda com a diminuição da poluição sonora e visual e limpando as águas do Rio Manzanares, antes poluídas. Outro ponto forte é a criação de ambientes para diversos tipos de pessoas e idades, podendo ser utilizados todos os horários do dia. Isto gera condições para que sempre haja transeuntes presentes, ocorrendo uma vigilância natural destes espaços, diminuindo a violência espontaneamente.

É imprescindível tratar a cidade como um ambiente dinâmico que está em constante processo de transformação. As cidades crescem e se transformam – assim como suas necessidades. E é essencial refletir em seus espaços as novas expectativas e carências da população, acompanhando a sua evolução.

Madrid Río

Este tipo de iniciativa é importante não só pela valorização local, mas também por trazer diversas vantagens. Como, por exemplo, o crescimento da economia, turismo, comércio e serviços, além da preocupação com a paisagem e desenho urbano. Isso faz com que o entorno se obrigue a aumentar seu nível de qualidade para acompanhar estes projetos e assim competir para trazer para si também estes ganhos. Cria-se assim um ciclo. Um projeto bem-sucedido impulsiona que outros, tão bons quanto, surjam.

The following two tabs change content below.

Lígia Sell

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Latest posts by Lígia Sell (see all)