Fab Lab E VIA

Innovation habitats, ambientes de Ba e prototipação

As duas últimas semanas foram intensas na temática de inovação e habitats de inovação. Os alunos da disciplina de Engenharia e Gestão do Conhecimento do curso de Engenharia de Materiais tiveram experiências teóricas e práticas que se relaciona com as possibilidades de empreendedorismo e que envolvem conhecimento e especialização para a realização.

Claro, despertar a atenção, curiosidade, conhecimento e principalmente o desejo de inovar foi o objetivo proposto, trazendo então, a compreensão do papel da inovação e a importância dos ambientes propícios para alavancar o potencial empreendedor e inovador.

Por que inovar? Do silêncio absoluto de mentes tímidas e curiosas emergiu:

  • Suprir novas demandas?
  • Se manter líder no mercado?
  • Se manter competitiva?
  • Diversificar produtos?
  • Propor novas maneiras?

A inovação se caracteriza como sendo algo NOVO ou SIGNIFICATIVAMENTE MELHORADO e que GERE VALOR!

In this context, importantes estratégias vêm sendo desenvolvidas. Uma delas é o desenvolvimento de innovation habitats.

Innovation habitats are differentiated spaces, conducive to innovation occur, they are information sharing and knowledge locus, forming networking, and allow you to minimize the risks and maximize the results associated with business. The innovation habitat allows the integration of the triple helix and seeks to unite talent, technology, capital and knowledge to leverage the entrepreneurial and innovative potential (TEIXEIRA et al., 2016).

No âmbito da gestão do conhecimento, espera-se qe estes espaços sejam ambientes de Ba*.

*Ba pode ser definido como um espaço de compartilhamento onde as relações que propiciam a criação e utilização de conhecimento. O conceito de Ba viabiliza uma plataforma para a criação de conhecimento individual e coletivo.

O diálogo que se iniciou na sala de aula se estendeu para além das paredes…

Como prática e, para a explicitação do conhecimento, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o Fab Lab PRONTO 3D, parceiro antigo da VIA, permitindo contato com o mundo maker e com a realidade dos ambientes de prototipação.

Confira como foi!

Ao final a integração e o compartilhamento do conhecimento das diferentes partes interessadas de um ecossistema de inovação cria um ambiente propício à inovação. Besides, compartilhamento e networking estão diretamente relacionadas com minimizar os riscos e maximizar resultados associados ao negócios – ponto central dos habitats de Inovação.

 

Site Pronto 3D

Faceboook Pronto 3D

 

TEIXIERA, C. S.; EHLERS, A. C. T.; ABDALA, L. N.; MACEDO, M. Innovation habitats: alinhamento conceital. Perse, 2016. Disponível em: http://via.ufsc.br/download-habitats-de-inovacao/

The following two tabs change content below.
Equipe de pesquisadores com foco na transformação do conhecimento de forma tangível e utilitária para a sociedade, governo e empreendedores, through education, research and extension. Atuamos de forma colaborativa e em rede, conectando pessoas e organizações ao nosso propósito.