GVentures – FGV

GVentures - Accelerator university business,,pt,GVentures,,lv,It is the first university accelerator not,,pt,equity,,en,no equity stake in the company,,pt,fee,,en,of Brazil,,pt,Founded no end of,,es,It is an educational organization,,pt,non-profit,,pt,Linked to the Center for Entrepreneurship and New Business,,pt,GVCenn,,ru,the Getúlio Vargas Foundation,,pt,encourage visa,,es,support and accelerate projects of students from the São Paulo School of Business Administration,,pt,EAESP,,la,FGV,,pt,The accelerator followed,,pt,pioneering vision of FGV,,pt,with respect to entrepreneurial,,pt,since in,,pt,the institution introduced the first course in the country dedicated to creating new businesses,,pt,It was inaugurated and GVcenn,,pt

A GVentures é a primeira aceleradora universitária não equity (sem participação no capital da empresa) e não fee do Brasil. Fundada no final de 2015, é uma organização educacional, sem fins lucrativos. Vinculada ao Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios (GVCenn) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), visa incentivar, apoiar e acelerar empreendimentos de estudantes da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP) da FGV.

A aceleradora seguiu a visão pioneira da própria FGV com relação ao empreendedorismo, já que em 1981 a instituição introduziu a primeira disciplina do país dedicada a criação de novos negócios. Em 1991 foi inaugurado o GVCenn e em 1996 lançou a primeira competição planos de negócio do país, a versão nacional do Global Moot Corp.

Durante os quatro meses de aceleração, a startup é auxiliada por um padrinho da rede Alumni FGV-EAESP que é responsável por acompanhar o desenvolvimento do empreendimento e apresentar a equipe acelerada a outros mentores que poderão contribuir para o projeto.

Uma startup passa por três etapas no estágio inicial (seed), conforme a GVentures: ideação, super-seed and seed. A vocação da GVentures é atuar no estágio super-seed, onde a empresa está começando o negócio com seus próprios recursos para validar o modelo de negócio, reforçando o posicionamento de não equity e não fee.

No segundo semestre de 2016 houve a primeira rodada de aceleração em que 4 empreendimentos validaram seu modelo de negócio e ocorreu a formação de três deles.

Está aberto até o dia 31 de maio a segunda rodada que selecionará desta vez, 8 empreendimentos para serem acelerados, necessariamente dois deles devem ser de impacto social, e cada equipe deve contar com ao menos 4 membros.

Para participar dos processos seletivos da GVentures é necessário que ao menos um dos membros da equipe seja aluno ou ex-aluno de qualquer escola da FGV, esse integrante deve ter ao menos 20% de participação societária na empresa, e pertencer a uma única equipe apenas.

* Por Clarissa da Silva Flôr – Graduanda em Administração – Federal University of Santa Catarina

The following two tabs change content below.
Equipe de pesquisadores com foco na transformação do conhecimento de forma tangível e utilitária para a sociedade, governo e empreendedores, por meio de ações de ensino, pesquisa e extensão. Atuamos de forma colaborativa e em rede, conectando pessoas e organizações ao nosso propósito.

Latest posts by VIA Estação Conhecimento (see allVIA - Knowledge Station