IMG 20161026 111232254

Fab Lab da Universidade Nacional da Colômbia

VIA na Colômbia apresenta como o país transforma a realidade de seus cidadãos por meio das inovações

O Fab Lab Unal de Medellín nasceu da iniciativa da faculdade de Arquitetura com o objetivo de implementar o uso de tecnologias de fabricação digital, sendo suporte para os processos de desenhos arquitetônicos. No ano de 2013, com o acompanhamento da Organização FabFoundation, se realiza a adequação do espaço e instalação de equipamentos, permitindo que o ambiente acadêmico consiga se afiliar a rede mundial de Fab Labs, que surgiu em meados dos anos 2000 no Center for Bits and Atoms (CBA) do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Os Fab Labs são laboratórios de fabricação digital, que possuem equipamentos necessários para realizar processos de prototipação e produção de maneira ágil, rápida e acessível a qualquer pessoa, originando ações de transferência e transformação da tecnologia com base nas necessidades da sociedade e potencializando as capacidades locais.

Atualmente a Universidade Nacional da Colômbia com sede em Medellín está apostando na criação de uma nova infraestrutura que acolhe estas iniciativas e converte em projetos integrados a Sede de Medellín, alcançando de esta maneira ter um espaço com maior capacidade tecnológica para abraçar os diversos projetos que surgem na comunidade e universidade e que precisam de um ambiente que proporcione o desenvolvimento das construções dos protótipos que permitem conceder as ideias de inovação. Os Fab Labs apresentam, no mínimo uma vez por mês, o Open Day – abertura das portas para qualquer pessoa, sem restrições. Essa possibilidade fomenta o empreendedorismo e a inovação de quem normalmente não teria oportunidade de realizar projetos e prototipar soluções.

Juan Gutiérrez contextualiza a importância das práticas do Fab Lab nas ações realizadas em prol da cidade. Gutiérrez relembra que durante o verão de 2013, o FabLab Unal (junto ao Uabureau, um estúdio de design colaborativo internacional, e seus parceiros no programa Insitu, uma iniciativa fundada pela uAbureau em 2012) atuou na implantação de projetos que investigam o desenvolvimento informal das cidades, seus espaços urbanos não consolidados e processos de autoconstrução. Com suporte da Ruta-N o Fab Lab atuou no desenvolvimento do recém-criado Medellin Innovation Festival tendo o forte interesse em design social, interação e novas tecnologias, criando um projeto de cidade ampla intitulado, Comuna Innova. Com uma equipe de mais de cem pessoas (students, pesquisadores, membros da comunidade, construtores, tecnólogos e artistas) o grupo assumiu a tarefa de projetar e construir uma instalação pública em 21 comunidades da cidade de Medellín.

A prática do Fab Lab em prol da cidade mostra a inovação social proposta por esse habitat de inovação. Thus, podemos entender como o ecossistema de Medellín se concentra em ações que pensam a cidade e facilitam o bem-estar de seus cidadãos.

Hoje o Fab Lab atua intensamente com a própria universidade, com escolas e com empreendedores externos. O movimento faça você mesmo é evidenciado no FabLab Unal. Faça parte da comnidade maker. Encontre o Fab Lab mais próximo de você!

The following two tabs change content below.
Equipe de pesquisadores com foco na transformação do conhecimento de forma tangível e utilitária para a sociedade, governo e empreendedores, through education, research and extension. Atuamos de forma colaborativa e em rede, conectando pessoas e organizações ao nosso propósito.