Book 436507 (1)

Dia Mundial do livro e dos direitos autorais

A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), em 1995 em Paris, criou a data do “Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor” durante o XXVIII Congresso Geral.

O objetivo de se ter uma data especial é para encorajar as pessoas, especialmente os jovens, a descobrirem os prazeres da leitura, e a conhecerem a enorme contribuição dos autores de livros através dos séculos.

O dia 23 de abril foi escolhido por ser a data da morte de três grandes escritores da história: William Shakespeare, Miguel de Cervantes, e Inca Garcilaso de la Vega.

23 de abril é também a data de nascimento ou morte de outros autores famosos, como Maurice Druon, Haldor K.Laxness, Vladimir Nabokov, Josep Pla e Manuel Mejía Vallejo.

Nossa dica de hoje é sobre as ações da Biblioteca Pública de Santa Catarina!!!

Sobre a BPSC

A Biblioteca Pública de Santa Catarina é a mais antiga instituição cultural oficial do estado. Sua missão consiste em manter, conservar e disponibilizar parte da memória cultural do Estado para a população catarinense além de promover o hábito da leitura.
Com um acervo aproximado de 115 mil volumes, entre material bibliográfico (livros, jornais, obras raras) e multimeios, a BPSC possui uma localização privilegiada no Centro da capital catarinense, um amplo espaço e a disponibilização de serviços que auxiliam os usuários a suprir suas necessidades educativas, de lazer e de informação.

Biblioteca Pública de Santa Catarina promove projeto Geladeira Literária

Uma geladeira especial será instalada na parte externa da Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC) a partir de 3 de abril, mas em vez de comida ela estará recheada de livros. O projeto Pegue Leve – Geladeira Literária ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h; e aos sábados, das 8h às 11h45, em frente à Biblioteca administrada pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) no Centro de Florianópolis. Para levar os livros não é necessário ter cadastro na BPSC.
O projeto tem o objetivo de aproximar a Biblioteca das pessoas que circulam na região central da cidade, para que possam ter acesso às obras de literatura sem necessidade de ingresso na Biblioteca ou cadastro prévio. O acesso aos livros será livre, sem controle de empréstimo e/ou devolução. That way, a BPSC pretende ajudar a disseminar a literatura e o hábito de leitura em Florianópolis.

Troca-Troca de Livros está de volta em 2017

O Troca-Troca de Livros está de volta à Biblioteca Pública de Santa Catarina. Em 2017, o projeto ocorrerá sempre na última sexta-feira e sábado do mês, a partir de 31 de março.
O objetivo do Troca-Troca é incentivar o intercâmbio de livros de literatura infantojuvenil e adulta. Ao chegar à Biblioteca, o leitor irá assinar seu nome na lista de presença e entregar os exemplares que trouxe ao bibliotecário, que fará a análise dos livros. After, o leitor poderá escolher entre as obras disponibilizadas pela Biblioteca a que for de sua preferência e realizar a troca.
REGRAS
– Apenas serão aceitos livros de literatura infantojuvenis e adultos;
– Não serão aceitos: livros de bolso, gibis, impressos em papel jornal e/ou danificados (rasgados, riscados, molhados, etc);
– Serão aceitos até cinco livros por troca, por pessoa;
– Exceções serão analisadas.
Service:
O quê: Projeto Troca-Troca
At where: Setor Infantojuvenil da Biblioteca Pública de Santa Catarina – Rua Tenente Silveira, 343 – Centro – Florianópolis (SC)
When: última sexta-feira e sábado de cada mês.
Schedule: sexta-feira, das 8h às 19h; e sábado, das 8h às 11h45.
information: (48) 3665-6420 / biblio@fcc.sc.gov.br

Visitas guiadas ocorrem semanalmente em 2017

O projeto Conheça Mais a Biblioteca Pública de Santa Catarina, promovido pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), está de volta em 2017. Com o objetivo de levar o público infantojuvenil para dentro da Biblioteca e promover o contato com o livro e a leitura, uma vez por semana a BPSC receberá uma turma de até 40 alunos por período, com potencial de atendimento de 35 turmas por semestre. Para participar do projeto, escolas públicas e privadas devem agendar a visita pelo e-mail biblio.fcc.sc@gmail.com ou pelos telefones (48) 3665-6422 and 3665-6423. As visitas ocorrerão sempre às quintas-feiras (ou quartas, quando quinta for um feriado), das 8h às 19h, a partir do dia 22 de março.
As visitas têm duração aproximada de duas horas. Os alunos serão recepcionados no hall da Biblioteca e encaminhados ao auditório para assistirem a um vídeo com informações importantes sobre a BPSC e sua utilização. As turmas ainda participam de atividades como contação de história, teatro, apresentação de filmes e passam por cada setor e serviço oferecido pela Biblioteca, acompanhados de uma bibliotecária que explica todo o funcionamento da BPSC.

Quais são os livros que você está lendo? Ótima oportunidade para começar! Que tal?

Incetive quem está ao seu redor! Quem sabe doar também não é estratégia!

 

The following two tabs change content below.
Equipe de pesquisadores com foco na transformação do conhecimento de forma tangível e utilitária para a sociedade, governo e empreendedores, through education, research and extension. Atuamos de forma colaborativa e em rede, conectando pessoas e organizações ao nosso propósito.