Coworking

O que são coworkings?

Tipologias de habitats de inovação: alinhamento conceitual para coworking

Os ambientes como coworking surgem em um movimento colaborativo e criativo de se fazer novos negócios. Novas formas de pensar e agir estão sendo encontradas o que promove mudanças inclusive no mundo dos negócios. As transformações permitem alterações no modo com que as pessoas trabalham. Os habitats de inovação, considerando suas diversas tipologias, apresentam potencial para atender empreendedores diferenciados.

Nestes casos, os coworkings surgem como espaços de compartilhamento de infraestrutura. O termo surgido em 1999, hoje traduz a possibilidade de trabalhadores independentes e itinerante terem pontos de apoio em diversas cidades para o desenvolvimento de suas atividades profissionais.

Os objetivos desses espaços não podem ser considerados apenas como a partilha da infraestrutura, assim como indicam Huwart, Dichter e Vanrie (2012). Os espaços de coworking permitem o compartilhamento de outros serviços, como por exemplo telefonia, secretária, internet, etc (FOST, 2008; LEFORESTIER, 2009). O próprio endereço comercial, usando pelos empreendedores no endereço do coworking, é um diferencial da tipologia de habitats de inovação. Besides that, constantemente estes ambientes são os orquestradores de diferentes tipos de eventos, programas de capacitação e networking entre os diferentes atores do ecossistema de inovação.

Huwart, Dichter e Vanrie (2012) consideram ainda que o fator mais relevante de um coworking é o estabelecimento de uma comunidade de pessoas com pensamento similar que compartilham os mesmos valores necessidades, criando sinergias. Thus, estando com suas atividades desenvolvidas em coworkings, o empreendedor pode amadurecer seus projetos em grupo, fazer uso dos recursos do ambiente e das pessoas que nele estão instaladas.

Quer saber mais sobre coworking? Acesse nosso livro sobre alinhamento conceitual de habitats de inovação!

Referências

HUWART, J., DICHTER, G.; VANRIE, P. Coworking spaces: collaborative spaces for microentrepreneurs. Technical Notes EBS, 2012.

FOST, D. Coworking: a cooperative for the modern age. The New York Times, São Francisco, 21 de fevereiro de 2008.

LEFORESTIER, A. The coworking space concept. CINE Term Project.Indian Institute of Management (IIMAHD). Ahmedabad, 2009.

The following two tabs change content below.
Equipe de pesquisadores com foco na transformação do conhecimento de forma tangível e utilitária para a sociedade, governo e empreendedores, through education, research and extension. Atuamos de forma colaborativa e em rede, conectando pessoas e organizações ao nosso propósito.