Swj

Conheça os vencedores do Startup Weekend Jaraguá 2016

The event Startup Weekend Jaraguá happened this weekend (13 a 15 of May), no Centro Empresarial (CEJAS) de Jaraguá do Sul, o primeiro do Brasil com o tema Smart Cities, e contou com a presença do Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Carlos Chiodini.

O primeiro lugar ficou com o Piuí, aplicativo na categoria Smart Mobility, que avisa a partir de sensores de presença quando o trem de carga está próximo de cruzamentos, reduzindo riscos de acidentes e o tempo de espera nestes locais.

O segundo lugar ficou com o Useme, uma plataforma na categoria Smart City que disponibiliza internet gratuita em diversos pontos da cidade depois que o usuário visualiza um vídeo de publicidade.

O terceiro colocado foi o app Coleta Lacre, da categoria Smart Society, que indica pontos de coleta de lacres de latas de bebidas, com o intuito de serem convertidos em cadeiras de rodas para pessoas necessitadas.

“Presenciamos em Jaraguá do Sul o evento que considero um sucesso. Smart cities é a temática do momento e entendemos que a metodologia e o trabalho desenvolvidos pelo Startup Weekend são os adequado para envolver pessoas no processo criativo de consolidação de startups. Em Santa Catarina este processo é vivo, contínuo e tem muito espaço ainda para crescer”, afirmou o secretário Chiodini.

Na organização do evento, o empresário Benyamin Fard comentou o legado que o encontro pretende deixar. “Além das soluções produzidas pelos participantes durante o SWJaraguá, o fim de semana foi de oportunidade para difundir a cultura empreendedora na região, contribuindo para a formação de novas lideranças em inovação. Para Jaraguá do Sul, uma cidade industrial, essa é uma mostra de que podemos aproveitar nossa vocação para nos tornarmos provedores de soluções para cidades inteligentes”.

Durante 54 horas, os 47 inscritos que se encontraram na maratona de criação de startups, dividiram-se em sete equipes, prototiparam as melhores ideias, modelaram negócios com o apoio dos mentores e apresentaram as novas startups em pitches de quatro minutos. As startups vencedoras receberão uma série de incentivos ao empreendedorismo, como mentoria em smart cities, cursos sobre inovação, consultoria na área de sustentabilidade e horas em espaço de coworking.

Sobre o Startup Weekend

O Startup Weekend é o maior conjunto de eventos de startups do mundo, com edições realizadas em mais de 700 cidades em todos os continentes. Sem fins lucrativos, é realizado por voluntários e conta com patrocínio institucional global de gigantes como a Google, Amazon, IBM, Microsoft, Techstars, Coca-Cola, Fundação Kauffman e outras empresas.

The following two tabs change content below.
Equipe de pesquisadores com foco na transformação do conhecimento de forma tangível e utilitária para a sociedade, governo e empreendedores, through education, research and extension. Atuamos de forma colaborativa e em rede, conectando pessoas e organizações ao nosso propósito.