48992771 1445493975582730 2987229915637612544 N

Conheça os participantes do Living Lab Florianópolis!

O programa selecionou soluções de diversas áreas: economia criativa, energia, segurança, gestão pública, mobility, entre outras.

Por meio de um chamamento realizado por edital, 27 propostas foram apresentadas para demonstrar, testar e validar suas soluções diretamente na cidade, por meio do projeto Living Lab Florianópolis.

Das 27 soluções inicialmente inscritas, 23 continuaram no processo de seleção e foram avaliadas por uma banca. Essa avaliação levou em consideração cinco aspectos: perfil, inovação, adequação, utilidade and mercado.

Após essa etapa de avaliação, as 20 empresas melhores classificadas foram entrevistadas. Essa ação foi realizada com o intuito de conhecer melhor os empreendedores por trás das propostas. Similar à etapa de seleção, os entrevistadores avaliaram em cinco critérios para que se chegasse nas propostas finais.

Finalizada a entrevista, as dez finalistas foram orientadas na elaboração e entrega de um planejamento. In it, foram estabelecidos prazos e os pontos para validação durante o primeiro ciclo do living lab (de janeiro a junho). In the end, todas as dez empresas tiveram o planejamento aprovado pela equipe gestora do programa.

Confira abaixo as empresas aprovadas para o 1º ciclo de validação de soluções no Living Lab Florianópolis:

Empresas participantes do Living Lab Florianópolis. Fonte Living Lab Florianópolis.

Vale lembrar que todo o processo de implantação, operação e acompanhamento do programa foi desenhado de acordo com a Metodologia VIA para Living Labs, baseando-se no conceito de inovação aberta, uma das áreas de pesquisa e atuação do nosso grupo de pesquisa.

Quer implantar a iniciativa na sua cidade? Entre em contato com a VIA pelo email!

The following two tabs change content below.

Eduardo Mazzuco

Graduando em Engenharia de Materiais na Universidade Federal de Santa Catarina. Possui como principal tema de pesquisa a inovação aberta. Trabalha no mapeamento de processos e desenvolvimento de modelos a fim de operacionalizar a inovação. E-mail: eduardo.mazzuco@gmail.com