Delimitação Do Distrito De Las Artes, La Boca

Buenos Aires envolvendo o cidadão através da arte

Em viagem à Buenos Aires a Via Estação Conhecimento teve a oportunidade de desfrutar desta cidade que respira arte. E não é apenas nos museus e centros de artes, é na rua, nas calçadas e nas estações do metrô!!

Isso mesmo NO METRÔ!

Uma parceria entre a Dirección General de Patrimonio e Instituto Histórico e o Governo da Cidade, organizaram uma mobilização com artistas plásticos, muralistas urbanos e ilustradores do país para transformar toda a rede metroviária em uma galeria de arte subterrânea, eclética e dinâmica. Este projeto está na alçada do plano de Gestão Cultural e Patrimonial da cidade. Ao todo são mais de 450 intervenções de 200 artistas, com obras originais e algumas reproduções. Para saber mais desse projeto acesse aqui.

Conheça algumas das intervenções artísticas que dão vida às estações de metrô de Buenos Aires:

Além dos metrôs, a cidade possui ainda o chamado Distrito del Arte, um projeto que promove o investimento em arte. Esse é um espaço onde a criação, produção e difusão cultural coexistem. Além de incluir diversos tipos de artes como: as artes visuais, artes cênicas, literatura e música. Ao mesmo tempo o projeto busca revitalizar uma zona que por muitos anos foi relegada.

Mas afinal o que é um distrito??

Distrito é a concentração de estabelecimentos do mesmo setor, dentro de uma área geográfica definida, e dedicada ao desenvolvimento de atividades similares com incentivos fiscais (Governo de Buenos Aires).

Logo, o Distrito del Arte está localizado entre os bairros de La Boca, San Telmo e Barracas, que são bairros bem tradicionais tanto na arte quanto no turismo!

No Distrito del Arte está localizada também a Usina del Arte, um antigo prédio construído em 1916 especialmente para a empresa Ítalo-Argentina de Eletricidade que abastecia as fábricas da cidade. Em 1997 a Usina foi desativada, passando por um processo de reconstrução subsidiado pelo Governo da Cidade, se transformando em um espaço cultural.

O desafio foi transformar um edifício com a marca industrial do início do século XX em um complexo artístico inteligente. Seu grande valor está principalmente na construção da sala sinfônica especialmente para a audição de música sinfônica. Com capacidade para 1.200 espectadores, as poltronas são dispostas em três níveis de bancadas. As salas são equipadas com ressonadores, difusores, madeira guatambú, revestimentos especiais e refletor para alcançar um ótimo nível acústico. Da mesma forma, uma câmara com 280 assentos foi construída, e também um pequeno cinema.

Assim a cidade denomina a Usina del Arte como:

Espacio donde las expresiones artísticas están al alcance de todos. Ícono arquitectónico de la Ciudad de Buenos Aires.

Saiba mais sobre todos os espaços da Usina del Arte aqui!!

Projeto Festival Color BA

Color BA es un festival de arte urbano realizado en el espacio público, en el cual se convoca a artistas locales, nacionales e internacionales.

Esse festival promovido pelo Ministerio de Ambiente y Espacio Público del Gobierno de la Ciudad, é uma das mais importantes intervenções urbanas no bairro portenho de La Boca. São 30 muros e fachadas de diversos edifícios ao redor do centro cultural “Usina Del Arte” que passaram pela intervenção. Os participantes do festival são artistas locais, nacionais e internacionais que dão à cidade um novo significado e atração. O objetivo do projeto é colocar a Cidade de Buenos Aires como referência de arte urbana, gerando circuitos de arte ao ar livre.

Esse projeto já teve duas edições, a primeira em Setembro de 2016 com intervenções em 30 fachadas, de diferentes edifícios no bairro de La Boca. A segunda intervenção aconteceu em Março de 2017, no Caminito com o objetivo de resgatar seu perfil histórico e patrimonial. Nessa ocasião, a intervenção ocorreu em 2.000m² entre as ruas: Av. Pedro de Mendoza; Martín Rodríguez; Suarez e Lamadrid.

Você pode acompanhar o projeto pelo instagram do mesmo em @color.ba

Conheça um pouco mais neste vídeo que mostra um pouco do desenvolvimento deste projeto.

Além destes projetos específicos a cidade inteira respira arte com pinturas que fazem alusão ao Tango, outra particularidade muito forte na cidade. Por todos os lados você pode ver uma intervenção urbana que remetem ao tango e a outras característicos da cultura portenha.

A cidade de fato respira Arte!

The following two tabs change content below.

Ingrid Santos Cirio de Azevedo

Bacharela em Relações Internacionais, e mestranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento, entusiasta sobre culturas, línguas, gastronomy, music, e pesquisadora em temas que rodeiam o empreendedorismo, inovação, e principalmente as temáticas acerca das cidades inteligentes. Uma internacionalista, multitasking, workaholic que não se cansa de aprender.

Latest posts by Ingrid Santos Cirio de Azevedo (see all)