Arte Urbana Em Imagem Ilustrativa

Resgate da cultura por meio da arte urbana em Balneário Camboriú

Galeria de arte urbana a céu aberto e com vista para o mar está em fase de implementação no bairro da Barra e ficará pronta até o final deste ano.

Há um ano vem sendo planejado o OpenStreetGallery, uma startup do setor turístico que foca a criação de galerias à céu aberto que valorizam o ambiente e a cultura local, bem como os artistas e a arte urbana. Como o próprio nome sugere, uma “galeria de rua aberta” está sendo montada no bairro da Barra. Com muitas experiências previstas, divide-se em três categorias principais: Safari, Studio e Store.

Em seu site, o projeto apresenta como objetivo principal de sua existência a democratização, a remuneração minimamente justa para artistas urbanos e o estímulo para que cidades sejam mais criativas, bonitas e expressivas. A cidade sede do projeto recebe milhões de visitantes durante o ano e possui um cantinho peculiar: a Barra. Este pedaço da cidade destoa do restante e possui uma comunidade que ainda preserva suas tradições e história. Além disso, o bairro é considerado o berço de nascimento das cidades de Balneário Camboriú e Camboriú. Logo, foi escolhida como o melhor espaço para para perpetuar a sua cultura nos painéis disponíveis, ou seja, os muros do bairro.

A Barra é um local estratégico e cheio de detalhes para se conhecer. Tem pessoas ótimas, histórias incríveis e uma paisagem que contrasta o passado e o presente ” afirma um dos fundadores do projeto, o arquiteto e empreendedor Murilo Trevizol.

A comunidade também possui um papel ativo no projeto, além dos talentos que se reuniram em prol da realização do propósito proposto pela Open Street Gallery.

“Os moradores são incluídos no processo de escolha de cores dos painéis, na ideação das temáticas e na contagem de uma série de histórias e fatos que ocorreram em suas próprias vidas. Temos a oportunidade de, por meio da arte, resgatar e valorizar os moradores do bairro que originou a cidade de Balneário Camboriú, e incluí-lo como um dos novos polos de turismo da cidade e região” , afirma Luis Felipe Berejuk, um dos artistas participantes.

Além desta forma de participação, foi com apoio e anuência dos membros da comunidade que mais de 6o pontos (entre muros e fachadas) foram mapeados para abrigar a arte que será criada por cada artista do projeto.

Arte urbana e suas expressões

Grafitti, Colagens, Stencil, Lambe-Lambe, Muralismo, estas são algumas das modalidades de arte urbana entre as mais de 60 intervenções previstas no Safari. O tour terá a duração de 2h e irá variar entre as intervenções e o painéis repletos de histórias. Além disso, o passeio poderá ser guiado para que o visitante tenha imersão nas histórias e nas experiências.

Expandindo o nível de experiência, o Studio terá oficinas ministradas com artistas da região. O público poderá sentir um pouco de como é pintar com spray, além de aulas de graffiti para adolescentes e crianças, podendo até descobrir novos talentos e seguir com esse tipo de arte local.

E posteriormente poderá ser adquirido peças na Store, na qual todos os produtos oferecidos terá uma parte do lucro distribuído entre os artistas.”Deste modo o turista levará um pedacinho da história da cidade para casa, descreve Murilo.

Ainda em parceria com o Open Street Gallery, há o projeto Janelas da Memória que prevê a transformação das torres da Passarela da Barra em verdadeiras obras de arte. O idealizar desta intervenção Fernando dos Santos (professor e artista), é grafiteiro há mais de 20 anos.

O Open Street Gallery será a primeira galeria de arte urbana de Santa Catarina e uma das poucas do Brasil totalmente planejada e que estará ‘contando uma história’ ao público. Inclusive, há o plano de levar o projeto para outras cidades, fazendo de Balneário Camboriú o piloto.

DADOS DO SAFARI

Início: Pontal da Barra Sul
Encerramento: Praça da Barra
Tempo estimado: 2h
Modalidades: Guiada (paga) ou livre, o roteiro estará disponibilizado no site.
Número de intervenções previstas: 60
Distancia máxima: 2,3km
Tipo de passeio: a pé

Acompanhe o projeto pelas redes: Instagram e Facebook.

Saiba mais sobre arte urbana e cidades em nossa matéria especial na VIA Revista sobre Cidades Criativas 🙂

The following two tabs change content below.
Equipe de pesquisadores com foco na transformação do conhecimento de forma tangível e utilitária para a sociedade, governo e empreendedores, por medio de acciones de educación, investigación y educación. Atuamos de forma colaborativa e em rede, conectando pessoas e organizações ao nosso propósito.