Produtividade

5 aplicativos para a produtividade acadêmica

Aplicativos ou programas para auxiliar os estudos e pesquisas

Estudar e realizar pesquisas são atividades que exigem tempo e concentração. Desta forma, para que estas práticas possam ser otimizadas, as ferramentas corretas são imprescindíveis. Assim, neste primeiro post iremos compartilhar ferramentas para a produção e edição de conteúdo, como também para a gestão e otimização de tempo.

Criação e edição de conteúdo

1. Foxit Reader

O primeiro programa da lista é uma das ferramentas mais utilizadas por todos os alunos. O leitor de PDF. O Foxit pode inicialmente parecer mais um leitor de PDF como qualquer outro, porém possui diversas funcionalidades que podem otimizar os estudos. Assim, é um programa simples de utilizar porém com muitas funcionalidades, para criar e editar documentos. A primeira funcionalidade é a opção de destacar o texto com diversas cores diferentes, possibilitando segmentar as anotações.

O programa também permite realizar captura de tela em área personalizada, incluir comentários com diferentes fontes, cores e marcações personalizadas. Também apresenta a opção de incluir em documentos PDF balões de comentários e carimbos personalizados.

2. Canva

Canva é um site de ferramenta de design para a criação de banner, imagens, apresentações e outros. O site possui diversos layouts prontos, e funciona com o sistema de arrastar-e-soltar. Assim, a ferramenta possibilita a criação de peças gráficas elaboradas de maneira rápida e simples.

3. Coggle.it

Este é um aplicativo web para a criação de mapas mentais. O Coggle produz documentos estruturados hierarquicamente, como uma árvore de ramificação, auxiliando a externalização de ideias complexas.

Dessa forma o Coggle.it apresenta um conjunto de funcionalidades para a realização tanto notas rápidas e também a construção de diagramas mais complexos,que auxiliam na explicitação de conhecimento.

Gestão de tempo

4. Forest

Forest é um aplicativo que auxilia o usuário a se manter focado. O aplicativo consiste em um cronometro onde o usuário deve se desconectar do celular e outros aplicativos e focar em suas tarefas. Porém gamifica esta atividade, forçando os usuários a não utilizaram o aparelho neste período.

Ao invés de pontos, os usuários ganham árvores, quanto mais tempo longe do celular maior a árvore fica. Assim os usuários podem competir entre si para ver quem consegue criar as maiores florestas. Dessa forma, o aplicativo também pode ser integrado a uma extensão do Google Chrome onde é possível bloquear sites que tirem o foco do usuário.

5. Toggl

Para que seja possível gerenciar o tempo da melhor maneira possível, é preciso saber com onde o gastamos. O Toggle é uma ferramenta de monitoramento de tempo individual e para times. Com ele é possível criar tarefas e projetos e monitorar o tempo gasto em cada um deles. Está disponível na versão web e aplicativo Android e iOS.

Em breve compartilharemos mais aplicativos para auxiliar nesta jornada.

Rayse Kiane

Mestre e doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em Sistemas de Informação pela mesma instituição . Realiza pesquisas interdisciplinares sobre: inovação na educação, mídia e conhecimento, compartilhamento de conhecimento por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), open science e usabilidade de software.