Youtube Da VIA

Você já conhece o Youtube da VIA?

Youtube da VIA, uma forma didática e dinâmica de compartilhar conhecimento

O vídeo é uma forma acessível de levar conhecimento para a sociedade cada vez mais utilizado como uma mídia didática com alto engajamento (MATTAR, 2009). O vídeo pode ser utilizado como um instrumento de comunicação que facilita a assimilação de conteúdo, pois é uma mídia que mobiliza mais que um sentido para a compreensão da narrativa envolvida, podendo mexer com emoções e sentimentos, facilitando a compreensão didática e envolvendo de maneira interativa os usuários (LISBÔA; BOTTENTUIT JUNIOR; COUTINHO, 2009).

Assim a utilização de vídeos para ensino e aprendizagem é um forma de compartilhar conhecimento explícito que pode facilitar os processos de combinação e internalização na conversão de conhecimento. That way, o Youtube da VIA compartilha entrevistas, vídeos conceituais e animações, como uma forma didática e dinâmica de compartilhar conhecimento.

A fim de proporcionar o melhor entendimento sobre os conceitos trabalhados na VIA, o canal do Youtube conta com uma séria conceitual animada. Por exemplo, este é o vídeo conceitual de centros de inovação:

Besides, o canal conta com playlists de entrevistas, eventos de inovação e projetos realizados pelo grupo. Para conhecer mais acesse nosso channel.

Referências

MATTAR, J. YouTube na educação: o uso de vídeos em EaD. São Paulo: Universidade Anhembi Morumbi, 2009.

LISBÔA, E. S.; BOTTENTUIT JUNIOR, J. B.; COUTINHO, C. P. O Contributo do Vídeo na Educação Online. In: Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 10., 2009, Braga. Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga, 2009. p. 5858 – 5868

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Rayse Kiane

Mestre e doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em Sistemas de Informação pela mesma instituição . Realiza pesquisas interdisciplinares sobre: innovation in education, mídia e conhecimento, compartilhamento de conhecimento por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), open science e usabilidade de software.