Você já conhece o Youtube da VIA?
Youtube da VIA, uma forma didática e dinâmica de compartilhar conhecimento
O vídeo é uma forma acessível de levar conhecimento para a sociedade cada vez mais utilizado como uma mídia didática com alto engajamento (MATTAR, 2009). O vídeo pode ser utilizado como um instrumento de comunicação que facilita a assimilação de conteúdo, pois é uma mídia que mobiliza mais que um sentido para a compreensão da narrativa envolvida, podendo mexer com emoções e sentimentos, facilitando a compreensão didática e envolvendo de maneira interativa os usuários (LISBÔA; BOTTENTUIT JUNIOR; COUTINHO, 2009).
Assim a utilização de vídeos para ensino e aprendizagem é um forma de compartilhar conhecimento explícito que pode facilitar os processos de combinação e internalização na conversão de conhecimento. Dessa forma, o Youtube da VIA compartilha entrevistas, vídeos conceituais e animações, como uma forma didática e dinâmica de compartilhar conhecimento.
A fim de proporcionar o melhor entendimento sobre os conceitos trabalhados na VIA, o canal do Youtube conta com uma séria conceitual animada. Por exemplo, este é o vídeo conceitual de centros de inovação:
Além disso, o canal conta com playlists de entrevistas, eventos de inovação e projetos realizados pelo grupo. Para conhecer mais acesse nosso channel.
Referências
MATTAR, J. YouTube na educação: o uso de vídeos em EaD. São Paulo: Universidade Anhembi Morumbi, 2009.
LISBÔA, E. S.; BOTTENTUIT JUNIOR, J. B.; COUTINHO, C. P. O Contributo do Vídeo na Educação Online. In: Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 10., 2009, Braga. Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga, 2009. p. 5858 – 5868
Rayse Kiane
Latest posts by Rayse Kiane (see allVIA - Knowledge Station
- Living Lab: Uma metodologia entre Design Centrado no Usuário e Design Participativo - 1 de April de 2023
- Sebrae/SC e UFSC promovem encontro Internacional que discute a importância da inovação na educação - 1 de June de 2021
- Estação Conhecimento – Inovação na Educação - 30 de December de 2020