VIA recebe representante da comunidade de startups!
Estreitando os laços com o ecossistema de inovação, o VIA Estação Conhecimento recentemente esteve apoiando a comunidade de startups através de suporte às edições do Startup Weekend Floripa em julho e Startup Weekend São José em agosto. E nessa quarta-feira recebeu no Sapiens Parque a Priscila Santana, representante da comunidade e uma das líderes organizadoras do Startup Weekend Floripa, cuja próxima edição acontece ainda esse ano no mês de novembro!
#TeamVia e prof. Clarissa com Priscila Santana
Representando a comunidade e uma das líderes do @swfloripa22 ela tem visitado o ecossistema de inovação a fim de entender quais soluções esses locais têm para a comunidade em que estão inseridos e em quais ambientes eles tem interesse em integrar. Além do espaço do VIA, ela esteve junto com o #teamVIA na ACATE Sapiens conhecendo mais a respeito do espaço da Miditec, uma das incubadoras mais influentes de Florianópolis e Região, e na secretaria da Rede Catarinense de Centros de Inovação.
Sobre SW, cabe destacar que trata-se de um evento global, mantido pela aceleradora Techstars. É considerado o maior conjunto de eventos para startups no mundo. O evento já aconteceu em mais de 150 países, incluindo o Brasil. Assim, já são mais de 7 mil eventos envolvendo cerca de 428.000 participantes [1].
Em 54 horas os participantes serão orientados pela metodologia Techstars para validação de um negócio. É uma imersão divertida e empolgante no mundo das startups. Contudo, não é preciso entender de startup e nem de tecnologia para isso. Tudo é feito do ZERO! Se tem interesse, fique de olho nas redes sociais do evento aqui em Florianópolis. Em breve abrirão as inscrições!
Importante destacar que as conexões para a comunidade – e em especial para o Startup Weekend – são fundamentais, tendo em vista que uma particularidade importante do evento é a organização ser totalmente voluntária. Os organizadores, staff, mentores e palestrantes doam seu tempo em prol da disseminação do empreendedorismo e os seus impactos no ecossistema e sensibilização dos novos empreendedores.
“Organizar um Startup Weekend vai muito além do networking fortalecido que construímos com o time diverso que inclui os participantes, mentores, facilitador(a) e organização. É participar ativamente do ecossistema e dar seu give back. Enfrentar os desafios de construir e fortalecer a marca Techstars Startup Weekend localmente, encontrar gaps e soluções para o ecossistema. É desenvolver ainda mais habilidades como empatia, organização, criatividade, comunicação, escrita, poder de improviso, entre outras.
[1] Replicado de post.
Carlos Marcelo Faustino da Silva
Latest posts by Carlos Marcelo Faustino da Silva (see all)
- Um panorama da cidade: 7º Relatório Anual de Progresso dos Indicadores de Florianópolis (RAPI) é lançado - 18 de Dezembro de 2023
- Pesquisadores do VIA apresentam artigo: Tendências de pesquisa em Ambidestria Organizacional e Inovação Aberta - 12 de Dezembro de 2023
- Vamos conhecer as Empresas Juniores da UFSC? - 4 de Agosto de 2023