VIA Comunidade Carlos

VIA recebe representante da comunidade de startups!

Estreitando os laços com o ecossistema de inovação, o VIA Estação Conhecimento recentemente esteve apoiando a comunidade de startups através de suporte às edições do Startup Weekend Floripa em julho e Startup Weekend São José em agosto. E nessa quarta-feira recebeu no Sapiens Parque a Priscila Santana, representante da comunidade e uma das líderes organizadoras do Startup Weekend Floripa, cuja próxima edição acontece ainda esse ano no mês de novembro!

Carlos Faustino Carlos Marcelo Faustino Carlos Marcelo Faustino da Silva

Carlos Faustino, Priscila Santana e profª Clarissa Teixeira.

#TeamVia e prof. Clarissa com Priscila Santana

Representando a comunidade e uma das líderes do @swfloripa22 ela tem visitado o ecossistema de inovação a fim de entender quais soluções esses locais têm para a comunidade em que estão inseridos e em quais ambientes eles tem interesse em integrar. Além do espaço do VIA, ela esteve junto com o #teamVIA na ACATE Sapiens conhecendo mais a respeito do espaço da Miditec, uma das incubadoras mais influentes de Florianópolis e Região, e na secretaria da Rede Catarinense de Centros de Inovação.

Sobre SW, cabe destacar que trata-se de um evento global, mantido pela aceleradora Techstars. É considerado o maior conjunto de eventos para startups no mundo. O evento já aconteceu em mais de 150 países, incluindo o Brasil. Assim, já são mais de 7 mil eventos envolvendo cerca de 428.000 participantes [1].

Em 54 horas os participantes serão orientados pela metodologia Techstars para validação de um negócio. É uma imersão divertida e empolgante no mundo das startups. Contudo, não é preciso entender de startup e nem de tecnologia para isso. Tudo é feito do ZERO! Se tem interesse, fique de olho nas redes sociais do evento aqui em Florianópolis. Em breve abrirão as inscrições!

Importante destacar que as conexões para a comunidade – e em especial para o Startup Weekend – são fundamentais, tendo em vista que uma particularidade importante do evento é a organização ser totalmente voluntária. Os organizadores, staff, mentores e palestrantes doam seu tempo em prol da disseminação do empreendedorismo e os seus impactos no ecossistema e sensibilização dos novos empreendedores.

Priscila Santana

“Organizar um Startup Weekend vai muito além do networking fortalecido que construímos com o time diverso que inclui os participantes, mentores, facilitador(a) e organização. É participar ativamente do ecossistema e dar seu give back. Enfrentar os desafios de construir e fortalecer a marca Techstars Startup Weekend localmente, encontrar gaps e soluções para o ecossistema. É desenvolver ainda mais habilidades como empatia, organização, criatividade, comunicação, escrita, poder de improviso, entre outras.

 

 

 

 

 

[1] Replicado de post.

The following two tabs change content below.

Carlos Marcelo Faustino da Silva

Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento, um dos primeiros pesquisadores nacionais a abordar ambidestria organizacional sob a perspectiva da inovação aberta. Contador pela UFMT, mentorava startups desde a graduação, por isso começou a atuar próximo a ambientes de inovação, já tendo fundado e administrado núcleos de incubação de empresas. Atualmente, segue mentorando startups e empresas de outras configurações, e estudando estratégias para melhorias de metodologias em ambientes de inovação.