[SW] Capa   Face2

Startup Weekend: São José recebe 3º Edição do evento na ACATE

O maior evento de empreendedorismo e inovação acontece em São José

Entre os dias 19 e 21 de AGOSTO, o Centro de Inovação – ACATE, São José receberá a 3ª Edição do Startup Weekend. Desta vez, o evento será focado na vertical Indústria, matriz econômica da cidade.

O evento tem como missão inspirar, educar e dar suporte às ideias dos empreendedores. Durante 3 dias, os participantes desenvolverão uma ideia, formarão equipes e criarão uma startup.

Para isso, contarão com apoio de mentores e facilitadores com vasta experiência em empreendedorismo, inovação e projetos.

Então, além de criar uma Startup em 54 horas, os participantes terão a oportunidade de se conectarem com investidores, co-fundadores e players do ecossistema de inovação da região. Se tornando uma experiência única.

O evento tem como público-alvo designers, desenvolvedores, profissionais com afinidade aos negócios e entusiastas. A meta é compartilhar ideias, formar equipes, desenvolver os negócios e iniciar startups.

A primeira edição ocorreu em 2018 e contou com aproximadamente 90 participantes. Foi um evento repleto de emoção e network.

Na segunda edição, em 2019, foram 130 participantes, que geraram diversas ideias com oportunidade de negócios.

Entenda mais: o que é Startup Weekend?

Fonte:unsplash

O SW é um evento global, mantido pela aceleradora Techstars. É considerado o maior conjunto de eventos para startups no mundo. O evento já aconteceu em mais de 150 países, incluindo o Brasil.  Assim, já são mais de 7 mil eventos envolvendo cerca de 428.000 participantes.

Em 54 horas os participantes serão orientados pela metodologia Techstars para validação de um negócio. É uma imersão divertida e empolgante no mundo das startups. Contudo, não é preciso entender de startup e nem de tecnologia para isso. Tudo é feito do ZERO!!!

O evento começa em uma sexta-feira à noite com o compartilhamento de ideias. Os participantes expõem o que pensam em desenvolver e colocam em votação. Então, as ideias mais votadas ficam disponíveis para a escolha dos demais participantes e assim se formam as equipes.

Sábado e domingo são os dias de mão na massa. As equipes se empenham em encontrar, desenvolver e validar um modelo de negócio, criando assim, um produto mínimo viável.

Durante toda a jornada, as equipes tem o suporte de experts em empreendedorismo e inovação. Os mentores circulam pelo evento prestando auxílio e orientando para que as ideias sejam desenvolvidas, visando a transformação em negócios que tragam soluções para as dores do mercado.

Ainda no domingo, as equipes apresentam um Pitch para uma banca de jurados, que farão questionamentos, darão feedbacks e, por fim, escolherão as 3 ideias vitoriosas da jornada.

Uma particularidade importante do SW é a organização ser 100% voluntária. Os organizadores, staff, mentores e palestrantes doam seu tempo em prol da disseminação do empreendedorismo.

Santa Catarina na rota do Startup Weekend

Em Santa Catarina, o SW ocorre em parceria com o Sebrae/SC, por intermédio do projeto StartupSC. Além disso, todas as edições do estado contam com patrocínio da Zoho, iFood, AWS, Ambev, Bossanova, ACIF, AILOS, Sankhya, Invisto, A55, FAPESC, 49 Educação, Questum, e Silva, Santana & Teston Advogados.

Neste ano serão ao todo 30 eventos que terão como sede municípios de todas as mesorregiões catarinenses. Em 2022 já ocorreram SW em Lages, Brusque, Criciúma, Chapecó, Joinville, Joaçaba, Rio do Sul, Xanxerê, Videira, Jaraguá do Sul, Florianópolis e Tubarão.

Dessa forma, se você quer viver um final de semana intenso, focado em ação, inovação, e educação e com oportunidade de muito network, clique AQUI e se inscreva.

Por último, não esqueça de seguir o Instagram do SW São José e companhar as novidades sobre o evento.

#swsj #negocios #tecnologia #designer #startup #inovacao #empreendedorismo #sebraesc #startupsc #acate #techstars #middlevalley #saojose #gogogo

Autora

Rossana Oliveira Simão é Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. É advogada e apaixonada pela temática Inovação e Empreendedorismo. No Grupo VIA tem como linha de pesquisa temas relacionados a promoção da inovação, tais como Habitats de Inovação; Sistemas de Inovação; Sistemas Regionais de Inovação, Ecossistemas de Inovação e Leis de Fomento à Inovação. rossanaoliveira.alves@gmail.com

Equipe de pesquisadores com foco na transformação do conhecimento de forma tangível e utilitária para a sociedade, governo e empreendedores, por meio de ações de ensino, pesquisa e extensão. Atuamos de forma colaborativa e em rede, conectando pessoas e organizações ao nosso propósito.

Latest posts by VIA Estação Conhecimento (see all)