Startup Weekend Floripa: a experiência!
Pela primeira vez depois de um bom tempinho o Startup Weekend Floripa voltou a acontecer de forma presencial e trouxe muita emoção aos participantes!
Startup Weekend: um fim de semana agitado!
“From Zero to Hero”: o nome da metodologia já dá um baita spoiler!
Com a proposta de criar uma startup do zero em único fim de semana, o evento se divide em algumas etapas que vão desde a definição do problema ou demanda que a startup visa solucionar, até uma banca de jurados de alto nível que vão avaliar o produto final das soluções desenvolvidas.
Não sabe o que é uma startup? Volte uma casa e leia nosso post sobre o assunto.
Durante 54 horas intensas os participantes precisam validar seu problema e solução com um público real, ou seja, literalmente ir para fora do evento em busca de entrevistados que consigam guiá-los da melhor forma na concepção da demanda que a startup precisará resolver. Depois de um pouquinho de sofrimento para dar o melhor match entre um problema (real e validado!) e uma solução (validada por MVP também!), os participantes preparam um pitch e partem pra apresentação afinal. É fácil? Talvez não! Mas os aprendizados valem demais!
Quem fala isso é a participante Tainara Batista, da startup “Selff” que se formou durante o SW!
Eu achava que eu sabia o que era o evento, mas percebo que eu não tinha a mínima ideia. Só estando lá e pondo a mão na massa que a gente realmente entende.
Para mim o evento foi sensacional porque eu cheguei com uma ideia que eu já tinha há 2 anos na cabeça, mas ficou parada. E no evento, em 54 horas eu tirei da minha cabeça e virou realidade. Inclusive achei incrível que conseguimos fazer uma venda em tão pouco tempo. Saí de lá realmente me sentindo pronta para tirar minhas ideias do papel e impulsionar as coisas que eu quero fazer acontecer.
Vale lembrar que apesar do sufoco, o processo todo é guiado por mentores
O timaço de mentores do SW Floripa foi composto por profissionais e empreendedores multidisciplinares especialistas nas áreas de negócios, design, tecnologia, marketing e várias outras dimensões que precisam estar bem alinhadas na concepção de um modelo de negócios que seja repetível e escalável como o das startups.
Tinha Tech Leader da Captei, CEO da Mettzer, Head de Vendas da 49 Educação (a primeira primeira startup university do Brasil!), Designer de Produtos da Memed (uma das maiores healthtechs do país!) e claro que tinha Team VIA representando por lá também! 🙂
Alguns dos mentores ainda compartilharam seus conhecimentos em palestras gerais sobre os assuntos, como modelagem de negócios e a melhor forma de apresentar um pitch!
As mentorias rolaram por todo o processo guiado pelo fim de semana, abraçando a definição do problema até o pitch final. Assim, as ideias que antes estavam na cabeça da galera pouco a pouco foram indo pro papel, e do papel se tornando realidade: algumas até mesmo já conseguiram concluir vendas com seus primeiros clientes.
Os vencedores!
De fintech até soluções voltadas para branding de empresas, as 3 equipes que mais cativaram os jurados saíram vitoriosas do SW com uma lista de prêmios para aproveitar sua integração no ecossistema de Floripa e estruturar da melhor forma seus empreendimentos nas fases iniciais.
Ficou interessado em participar de um Startup Weekend?
Acompanhe as redes sociais do SW Floripa e fique de olho em próximas edições!
Vale lembrar, já em agosto teremos o SW São José: clique e se inscreva.
E aos que já participaram: o convite de colaborar!
Sim! Você participante agora pode por a mão na massa para fazer acontecer! Um dos requisitos para ser organizador é justamente já ter participado de um SW 🙂
Priscila Santana, que é consultora de negócios aqui em Floripa e participou da organização do evento deixa um recado para você quer pensa em organizar:
Organizar um Startup Weekend vai muito além do networking fortalecido que construímos com o time diverso que inclui os participantes, mentores, facilitador(a) e organização. É participar ativamente do ecossistema e dar seu give back. É se doar além das 54 horas do fim de semana do evento, mas contribuir por meses partindo da vontade e executando um evento para mais de 100 pessoas. É enfrentar os desafios de construir e fortalecer a marca Techstars Startup Weekend localmente, encontrar gaps e soluções para o ecossitema, construir a proposta de colaboração com o evento e buscar os patrocínios. Lidar com a logística da alimentação, brindes, identificação, segurança e peculiaridades de todos que farão parte do evento.
É desenvolver ainda mais habilidades como empatia, organização, criatividade, comunicação, escrita, poder de improviso, entre outras.
O evento nos possibilita ver de perto a transformação de todos os envolvidos e o fortalecimento das características individuais de cada um, afinal nas últimas 54 horas, quando o evento é entregue os sorrisos, a animação e os feedbacks fazem tudo ter valido a pena.
Startup Weekend Floripa!
Carlos Marcelo Faustino da Silva
Latest posts by Carlos Marcelo Faustino da Silva (see all)
- Um panorama da cidade: 7º Relatório Anual de Progresso dos Indicadores de Florianópolis (RAPI) é lançado - 18 de Dezembro de 2023
- Pesquisadores do VIA apresentam artigo: Tendências de pesquisa em Ambidestria Organizacional e Inovação Aberta - 12 de Dezembro de 2023
- Vamos conhecer as Empresas Juniores da UFSC? - 4 de Agosto de 2023