9eebeb69 Mafra

VIA realiza workshops de abertura de plano de ação em Mafra – SC

O Grupo VIA Estação Conhecimento no âmbito do Programa Cidade Inovadora está atuando na orquestração do ecossistema de inovação de Mafra – SC. Após realizar as fases de diagnóstico do ecossistema, os atores firmaram um pacto pela inovação. A partir do pacto, os atores foram convocados a colocarem a “mão na massa” propondo soluções para os desafios levantados no diagnóstico. Assim, nas duas últimas semanas o Grupo VIA mediou com os atores locais a elaboração de um plano de ação que contém projetos para estimular a inovação na cidade.

Workshops de cocriação

Nos dia 19 e 26 de abril, os atores de Mafra-SC se reuniram de forma colaborativa para cocriarem projetos para mitigação dos desafios levantados na fase de diagnóstico. O primeiro workshop ocorreu de forma híbrida e contou com a participação de diversos atores do ecossistema, como representantes de empresas privadas, do governo municipal, da universidade, do Sistema S e da sociedade civil. Os atores foram divididos em grupos com base em três principais desafios: Governança, Talentos e Inovação. Assim, cada grupo se reuniu para pensar soluções especificas de curto, médio e longo prazo para desenvolver o ecossistema local.

Atores de Mafra reunidos para cocriação de projetos inovadores.

Após a realização do primeiro workshop, os grupos voltaram a se reunir de forma online para finalizar o detalhamento das ações. Cada ação foi descrita com objetivos, prazos, metas, indicadores, parcerias e responsáveis. Após o processo de cocriação das iniciativas, foram definidas as datas das próximas reuniões de cada grupo. Agora, a missão dos atores é executar o que foi posto no plano de ação. Para isso, os atores vão realizar reuniões quinzenais cada qual com seu grupo e bimestrais com todos os participantes para apresentação e monitoramento das ações planejadas. Com esse planejamento, o ecossistema está organizado de forma colaborativa para desenvolver iniciativas em prol do desenvolvimento da inovação na cidade. É importante destacar a união e a vontade dos atores mafrenses em trabalhar em conjunto para fomentar Mafra como uma cidade inovadora.

Ecossistema de inovação de Mafra

No ecossistema de inovação de Mafra na fase de reconhecimento, foram identificados 52 atores. Estes atores estão divididos nas seguintes hélices: 11 atores de conhecimento; 09 atores públicos; 11 atores da hélice institucional; 01 ator de habitats de inovação; 13 atores de empresas e 07 atores de fomento. Participam ainda do ecossistema de inovação atores da sociedade civil. Cabe destacar que cada ator tem suas atuações e podem ser assim reconhecidos não estando de forma exclusiva em uma única hélice.

Figura 2 – Mapa do ecossistema de inovação de Mafra.

O mapa do ecossistema de inovação de Mafra deve ser disponibilizado para acesso dos atores e deve ser frequentemente atualizado. O mapa está disponível no seguinte endereço eletrônico: https://bityli.com/Zd6SCh.

Cidade Inovadora
O Cidade Inovadora é um programa que auxilia os gestores públicos a ampliar a inovação nas cidades, abrindo caminhos para a criação de novos ecossistemas. Todas as ações estão fundamentadas nos pilares segurança, inclusão social, inteligência colaborativa, inovação e qualidade de vida para toda a comunidade. O time é formado por empreendedores e mentores com experiência em empresas e entidades do setor de tecnologia e conta com a parceria do Grupo VIA. A expertise em políticas públicas combinada com a vivência em inovação resultou em uma equipe com conhecimento aprofundado no que se refere à evolução das cidades. A inovação para o grupo é utilizada para promover o desenvolvimento econômico e social nas cidades.

The following two tabs change content below.

Guilherme Paraol

Doutorando no PPEGC (UFSC) e membro do grupo de pesquisa VIA - Estação Conhecimento. Realiza pesquisa com foco em ecossistemas de inovação. Atua nos projetos de mapeamento, ativação e orquestração de ecossistemas de inovação.