202209141149350

VIA presente no Congresso de Direito Urbanístico: “Boas práticas de inovação em cidades e distritos”

“Boas práticas de inovação em cidades e distritos” foi o tema apresentado pela líder do VIA para o Congresso de Direito Urbanístico, tratando acerca de reflexões de como a inovação pode gerar valor para as cidades. Na ocasião, ainda foram apresentados projetos desenvolvidos pelo grupo como a ideação e condução da metodologia de desenvolvimento do Distrito Criativo Estreitar em Florianópolis (SC) e o Centro-Gare em Santa Maria (RS).

inovação cidades carlos

Profª Clarissa registra participação do VIA no Congresso de Direito Urbanístico.

O Congresso de Direito Urbanístico

Realizado pela OAB de Santa Catarina, o congresso ocorreu nos dias 13 e 14 de setembro e teve como tema norteador “Urbanidade e os novos desafios das Cidades“. O evento, que faz parte do Projeto Conecta, ocorreu de forma presencial no auditório da instituição.

Dentre alguns dos presentes, destaca-se a participação da tesoureira adjunta da OAB/SC, Caroline Rasmussen, representando a presidência da Seccional na cerimônia de abertura do Congresso; a vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina (Caasc), Herta Souza e o presidente da Comissão de Direito Urbanístico, Luis Felipe Braga Kronbauer.

Assim, foi com satisfação que o grupo VIA, representado pela professora Dra. Clarissa Teixeira, esteve entre os palestrantes abordando uma visão teórica e prática a respeito de “Boas práticas de inovação em cidades e distritos“, onde foi possível expor o assunto e apresentar os cases desenvolvidos pelo próprio grupo tanto no estado de Santa Catarina como em outras regiões.

Prof. Clarissa em sua apresentação.

 

Iniciando a temática sobre as características da inovação e seu direcionamento para a geração de valor nas cidades, a professora abordou como as diferentes terminologias de habitats de inovação se enquadram nesse contexto, tendo em vista a capacidade desses ambientes de permitir a integração do ecossistema de inovação através da junção de talento, tecnologia, capital e conhecimento para alavancar o potencial empreendedor e inovador.

Assim, avançou no assunto a respeito de tipologias urbanas, como as de Cidades Sustentáveis, Digitais, de Conhecimento, Criativas e Inteligentes, elucidadas com mais profundidade em nossas publicações que tratam desse conteúdo. Após, abordou finalmente a temática de distritos e apresentou cases de projetos nos quais o grupo está intensamente envolvido e já ocorrem na prática gerando resultados para as cidades onde se instalam, como o Distrito Criativo Estreitar, os Distritos Criativos em andamento em cinco regiões estratégicas de Florianópolis e o Centro-Gare em Santa Maria.

Fique por dentro de nossas redes sociais e acompanhe de perto as ações e projetos do VIA Estação Conhecimento: @estaçãovia.

*Imagem de capa: OAB/SC Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Santa Catarina (2022)/Disponível em: <https://www.oab-sc.org.br/noticias/congresso-direito-urbanistico-ndash-urbanidade-e-os-novos-desafios-das-cidades-reune-profissionais-n/20294> acesso em 17 set. 2022.

The following two tabs change content below.

Carlos Marcelo Faustino da Silva

Contador pela UFMT, se envolvia com startups desde a graduação, mas se aprofundou quando fundou e foi gestor do Núcleo Criativa da Ativa Incubadora de Empresas. Atualmente estuda e atua com ambidestria organizacional e inovação aberta, buscando melhorar o desempenho em empresas de diferentes estruturas e atuações através da colaboração para inovação. Mestrando em Engenharia e Gestão do Conhecimento, integrante do VIA Estação do Conhecimento.