Img 20161016 Wa0036

VIA em TOUR – Fab Lab

Na terça-feira dia 11 de outubro o grupo VIA visitou, junto a turma de Engenharia e Gestão do Conhecimento do curso de graduação de Engenharia de Materiais, o Fab Lab PRONTO 3D (Laboratório de Prototipagem e Novas Tecnologias Orientadas ao 3D), localizado dentro da Universidade Federal de Santa Catarina, sendo coordenado pelos professores Regiane Trevisan Pupo e Luiz Salomão Ribas Gomes do Centro de Comunicação e Expressão.

O Fab Lab PRONTO 3D é uma rede de laboratórios de prototipagem rápida e fabricação digital que tem como objetivo a estruturação de centros estrategicamente localizados no estado de Santa Catarina. O ambiente, segundo Pupo, atende os cursos de Design, Arquitetura, Engenharias, bem como todas as áreas que envolvam criação, desenvolvimento e produção de modelos, protótipos, maquetes e produtos em escala real, auxiliando as diferentes etapas do processo de projeto. O Fab Lab PRONTO 3D possui polo em Chapecó (Localizado na Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Unochapecó, Criciúma (Localizado na Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina – SATC) e Lages (Localizado na Universidade do Planalto Catarinense – Uniplac).

O primeiro movimento relacionado aos Fab Labs teve origem no Massachusetts Institute of Technology (MIT), de maneira mais especifica no laboratório interdisciplinar do Center for Bits and Atoms (CBA), início em 2001, pela National Science Foundation (NSF) trazendo como idealização uma extensão da sala de aula, de forma aperfeiçoar o aprendizado dos alunos e propagar educação de maneira à fabricação digital e pessoal.

Um FabLab, conforme recomendações da FabFoundation, tem como principal estratégia o acesso público. Entretanto, as ferramentas e processos precisam ser compartilhados com qualquer lugar do mundo. É uma comunidade que compartilha conhecimento e colabora através das fronteiras internacionais. Ou seja, se algo for produzido em Boston, a Rússia também pode ter acesso para produzir a mesma coisa localmente. Além disso, apresenta um conjunto de equipamentos necessários para que o espaço maker seja considerado conectado à rede global. Estes equipamentos são: impressão 3D, fresagem CNC, circuito de produção, corte a laser / gravura, fresagem de precisão e vinil plotter. Além disso, para ser uma FabLab em conformidade com a rede é preciso seguir alguns princípios, como por exemplo:

i) abrir as portas à comunidade pelo menos uma vez por semana de forma gratuita (chamado open day);

ii) compartilhar ferramentas e processos com os outros laboratórios de mesmo tipo;

iii) participar ativamente da rede por meio de videoconferências e encontros presenciais;

iv) ter pessoas qualificadas para gerenciar o local, um diretor, um gerente e,

v) ter técnicos em máquinas, softwares e processos, para ajudar os frequentadores no que eles precisarem.

 

Os FabLabs são plataformas de prototipagem técnica para potencializar a inovação e invenção de maneira a promover estímulos para o empreendedorismo local. Deve-se considerar uma plataforma como meio de aprendizagem e inovação, sendo: um lugar para jogar, para criar, para aprender, para orientar, para inventar.

Qualquer pessoa em qualquer lugar pode fazer qualquer coisa, este é o propósito dos Fab Labs ligados ao MIT.

 

Ficou curioso? Agende um horário no Pronto3D mais perto de você!

Em Santa Catarina, além do Pronto3D, são mapeados os seguintes Fab Labs:

ArteLaser – São José

Fab Lab Floripa – Florianópolis

Fab Lab Joinville – Joinville

Fab Lab Unisul – Palhoça

 

Não é de Santa Catarina? Veja no Brasil onde os Fab Labs estão localizados.

 

img-20161011-wa0016-1 img-20161011-wa0017

The following two tabs change content below.
Equipe de pesquisadores com foco na transformação do conhecimento de forma tangível e utilitária para a sociedade, governo e empreendedores, por medio de acciones de educación, investigación y educación. Atuamos de forma colaborativa e em rede, conectando pessoas e organizações ao nosso propósito.