SONY DSC

VIA em TOUR – Curitiba!

A VIA esteve em Curitiba para conhecer algumas iniciativas da capital paranaense. Começando com o Instituto Legado, criado em 2011 é uma organização que visa capacitar, conectar e investir em outras organizações e empreendimentos de cunho social de causas e fases de desenvolvimentos diferentes. Através do Projeto Legado, programa anual totalmente gratuito, oferece capacitações, imersões, assessorias e eventos em rede, proporcionando trocas de aprendizados entre as iniciativas sociais selecionadas. Logo, o objetivo do Legado é “empoderar pessoas e organizações para expansão de impacto social e/ou ambiental”.

As iniciativas (projetos de empreendimentos ou organizações sociais), passam por um processo seletivo rigoroso, sendo que as selecionadas, recebem cerca de 8 meses de capacitações estratégicas e, ao final do ano as mesmas se apresentam para uma banca de investimento financeiro direto e, as três, recebem o aporte financeiro de R$ 10 thousand reais.

No Festival do Social Good Brasil, a VIA Estação Conhecimento, foi convidada para acompanhar as apresentações de algumas iniciativas selecionadas no Projeto Legado em Curitiba. As iniciativas contavam com apresentações mostrando desde o modelo de negócio (objetivo, missão, recursos financeiros, recursos humanos), levando em consideração o Business Model Canvas e também de que forma o Projeto Legado auxiliou no desenvolvimento dos respectivos projetos a amadurecerem suas ideias. Thus, a banca (composta por investidores, professores e outras organizações, como a Aliança Empreendedora) posteriormente, fazia suas considerações. A maioria dos projetos eram voltados para a comunidade, abordando desde ações de reaproveitamento do lixo, especialização de mão obra para mulheres (confecção de cadernos e materiais de papelaria ou na produção de doces), até mesmo auxilio educacional para crianças carentes, among others. Isso nos mostra o protagonismo agora está nas pessoas e não somente em stakeholders locais já conhecidos.

Por fim, a VIA acabou realizando uma rápida visita na Aceleradora da PUC PR chamada Hot Milk, que tem por objetivo incubar, acelerar e equipar os empreendedores presentes no ecossistema de inovação local, contando com suporte operacional físico e uma equipe de mentores multidisciplinares.

Quer saber mais sobre o legado e a inovação social? Visit: http://institutolegado.org/

Quer saber mais sobre a HotMilk? Visit: https://www.facebook.com/hotmilkaccelerator/?fref=ts

Acompanhe nossa viagem:

 

 

The following two tabs change content below.
Equipe de pesquisadores com foco na transformação do conhecimento de forma tangível e utilitária para a sociedade, governo e empreendedores, through education, research and extension. Atuamos de forma colaborativa e em rede, conectando pessoas e organizações ao nosso propósito.